22.9 C
Vitória
terça-feira, 1 dezembro 2020

Liderança bíblica: como exercer?

Leia também

USP lança teste rápido de covid-19 pela saliva

Um dos grandes desafios dos pesquisadores foi padronizar o teste, ou seja, criar soluções químicas que mantivessem o coronavírus estável

O Tribunal de Justiça do Rio escolheu seu novo presidente

Henrique Figueira, que foi deputado estadual no Rio e ocupou secretaria na prefeitura durante a gestão Cesar Maia (PFL, hoje DEM)

Azul antecipa fim de acordo de redução de jornada

A redução de salário era de 45% entre o terceiro trimestre de 2020 e o primeiro trimestre de 2021, quando o porcentual começa a cair

Devemos permitir que as Escrituras nos guiem como líderes sem perder de vista toda a outra sabedoria que a Bíblia nos fornece

Quando Jesus lavou os pés e vestiu a roupa exterior, reclinou-se novamente e disse-lhes: “Você sabe o que eu fiz por você? Você me chama de professor e Senhor, e está falando corretamente, pois é isso que eu sou. Portanto, se eu, seu Senhor e professor, lavei seus pés, você deve lavar os pés uns dos outros. ”(João 13:12)

No evangelho de João, Jesus nos dá talvez a melhor definição de como deve ser a liderança bíblica. Ele nos mostra a importância da liderança servil, expondo-a para nós nas Escrituras.

Antes de mergulhar mais nas Escrituras que discutem a liderança de servos, quero enfatizar que a Bíblia não é nosso livro pessoal sobre liderança. Existem textos bíblicos que nos ensinam sobre liderança, e liderar sem a orientação das Escrituras não é uma idéia saudável, mas a Bíblia não pretendia ser um livro didático de liderança.

Dessa maneira, devemos permitir que as Escrituras nos guiem como líderes, sem perder de vista toda a outra sabedoria que a Bíblia nos fornece.

Com isso dito, quero examinar algumas passagens em que temos uma imagem melhor de como deve ser a liderança bíblica.

Os Evangelhos: Estar entre nosso povo

Lucas 22 nos ensina que liderança significa caminhar ao lado de nosso povo. Enquanto os discípulos debatem quem deve ser considerado o maior dentre eles, Jesus os lembra que eles não devem seguir os estilos de liderança da época.

Em vez disso, eles deveriam estar entre seu povo, servindo-os, assim como Jesus fez quando ele caminhou entre nós na Terra.

Do mesmo modo, em João 21, Jesus diz a Pedro para alimentar suas ovelhas. “’Você me ama?’” Jesus pergunta. “Alimente minhas ovelhas ”, ele instrui. Este é outro exemplo de Jesus nos lembrando que, como líderes, precisamos viver a vida com nosso povo.

Embora Pedro tenha um papel pastoral de “alimentar as ovelhas de Jesus” e ajudar o Reino a crescer, Jesus lembra que a chave para cuidar do povo de Jesus é estar entre eles, alimentando-os. Essencialmente, Jesus está dizendo que, se Pedro não cheira a ovelha – se ele não está ao lado de seu povo -, então ele não está conduzindo-os bem.

Eu gostaria de desafiá-lo a refletir sobre sua posição. Você está andando com seu povo? Você cheira a ovelha? Caso contrário, como você pode alterar suas disciplinas e hábitos para passar mais tempo vivendo a vida ao lado de seu pessoal?

Romanos: Amar o nosso povo

Recentemente, conheci um grupo de mulheres que lideram um ministério para mulheres que saem do tráfico sexual. Eles têm um local secreto onde as pessoas podem se refugiar de suas vidas passadas e iniciar o processo de cura e encontrar uma vida melhor.

Quando me encontrei com as mulheres que lideravam o ministério, elas estavam em uma estação de cansaço particular. Conversamos sobre os desafios que as mulheres que abandonam o tráfico sexual frequentemente enfrentam, como doenças mentais e abuso de drogas, e discutimos como o ministério pode melhor servir essas mulheres.

Romanos 12 nos dá um ótimo esboço de como abordar situações desafiadoras do ministério. O versículo 8 nos ensina: “Ao mostrar misericórdia, faça-o com alegria.” Mais tarde, Romanos 12 nos lembra de amarmos um ao outro profundamente e de nos superarmos ao mostrarmos honra.

Para as mulheres que dirigem seu ministério, e para todos nós como líderes, vemos que amar o nosso povo é essencial para a liderança bíblica.

Titus: Características

Finalmente, a carta de Paulo a Tito nos fornece características explícitas que podemos tentar desenvolver e refinar em nós mesmos. No capítulo um da carta, Paulo explica como devem ser os anciãos da igreja.

Ele diz que os anciãos devem ser irrepreensíveis, fiéis aos cônjuges e confiar em seus filhos. Os anciãos devem ser irrepreensíveis, hospitaleiros, autocontrolados, retos e santos. Mais importante ainda, os presbíteros devem confiar na “mensagem confiável” (os Evangelhos) para encorajar bem os outros.

Como líderes, devemos nos perguntar se estamos cumprindo essas características. Embora seja importante lembrar que somos humanos e, portanto, sempre imperfeitos, também devemos continuar nos esforçando para melhorar a nós mesmos.

Aqui estão algumas perguntas de reflexão que podemos fazer a nós mesmos:

  • Qual é o estado da minha casa? Como é o meu relacionamento com meu marido / esposa? Meus filhos confiam em mim e me respeitam?
  • Como estou tratando os outros? Estou vivendo as características que Paulo fornece nas Escrituras?
  • Confiei nas Escrituras para guiar minha liderança ultimamente? Como posso melhorar nessa área?
  • Quão bem eu estou andando ao lado do meu povo e incentivando-o com o evangelho?

Eu encorajo você a refletir sobre essas questões de vez em quando. Um elemento-chave da liderança é refletir sobre nós mesmos, a fim de melhorar, com o objetivo de servir o nosso povo da melhor maneira possível. Porque, como Jesus nos ensina nos Evangelhos, a liderança servil é a chave para qualquer liderança da igreja em que possamos nos envolver.

Ensino sobre liderança em nossa Escola Missionária Ministério e Liderança . Também tenho um curso on – line para pastores e líderes de igrejas, disponível através do Grupo de Missões .


LEIA MAIS

Mulheres na liderança da Igreja
Liderança não é direito hereditário
Liderança espiritual em tempos pós-modernos

- Publicidade -

Matérias relacionadas

A igreja deve se posicionar sobre as eleições?

Anônimo A Igreja Adventista reconhece as obrigações do exercício da cidadania, mas não possui e nem mantém partidos políticos, não se filia a eles, tampouco...

O batismo nas águas é indispensável à salvação?

Pergunta anônima Batismo nas águas, segundo as escrituras, é uma ordenança do Senhor Jesus: “Portanto, ide e fazei discípulos de todos os povos, batizando-os em...

Estou livre para me casar novamente?

Pergunta anônima O padrão divino para o casamento é, segundo as palavras de Jesus, que seja indissolúvel (Mc 10:9). Entretanto, no caso em tela, uma...

A igreja deve se posicionar sobre as eleições?

A FAVOR Se a natureza institucional da igreja tem correlação direta com o exercício da cidadania, pois a mesma se constitui de cidadãos, parece-nos razoável...

Preciso ter o chamado para fazer Missões?

Pergunta anônima de um leitor Comunhão "O chamado de Jesus para todos os cristãos, descrito em Mateus 28:19 e 20, “Ide por todo mundo e...

A Reforma Protestante trouxe benefícios para a sociedade?

Pergunta enviada pelo leitor A Reforma Protestante, marcada pelo 31 de outubro de 1517, foi fundamental para a educação. Antes, a Igreja Católica monopolizava o...

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Conferência Paixão pela Juventude 2020

Realizado pela Juventude Batista Brasileira, evento será online e acontece em duas datas. A primeira será neste sábado, 28, e a segunda, dia 5 de dezembro. Saiba mais!

Miniconferência on-line: “Fé e Ciência para Corpos e Mentes”

Cientistas cristãos brasileiros respondem questões de fé e ciência para corpos e mentes. Tema será abordado na mini Conferência online. Saiba mais!

Seminário de ciências bíblicas em edição virtual; começa hoje

Realizado há 20 anos pela Sociedade Bíblica do Brasil, evento incentiva o estudo e capacita líderes sobre o uso da Bíblia.

Grandes artistas do Brasil no “BH profetiza”

Realizado pela cantora Camila Campos, O BH profetiza vai reunir diversos cantores, entre eles Weslei Santos, Gai Sampaio, pastora Helena Tannure e outros. Evento será transmitido ao vivo, nesta terça-feira, 17 
- Publicidade -

Plugue-se

Saiba mais sobre o cristianismo em alguns livros

No Dia do Evangélico Comunhão selecionou 10 livros para estudar e conhecer mais sobre o cristianismo. Saiba mais!

Funkeira Ludmilla no gospel?

Em live no Instagram, nesta quinta (26), a funkeira Ludmilla falou do desejo de apostar na carreira gospel e afirmou ter "recebido um chamado" para levar a palavra de Deus aos fãs. Saiba mais!

“40 Dias – O Milagre Da Vida” nas plataformas de streaming

Filme foi lançado no dia 15 de outubro, em mais de 200 salas em todo o Brasil. E agora será possível assistir em casa, pelo seu aplicativo. Saiba mais!

Superação: “Deus me cercou de anjos”, diz Chris Nikic

Chris Nikic, 21 anos, é a primeira pessoa com o distúrbio genético a finalizar o Ironman, a prova esportiva mais difícil do mundo. Saiba mais!