22.1 C
Vitória
segunda-feira, 30 novembro 2020

Após 20 minutos, corpo já começa a sentir os benefícios de parar de fumar

Leia também

A única cidade no Brasil que não tem casos de covid-19

Com quase 1.200 habitantes, Cedro do Abaeté (MG) é a única cidade no país que não tem nenhum caso de covid-19. Saiba mais!

OMS: mais dados sobre vacinas são necessários

Diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom afirmou que vários países no mundo "conseguiram controlar a covid-19, e em comum entre eles, a testagem"

Parte dos pacotes com sementes contém praga inexistente

Outras 15 amostras continham gêneros que têm espécies quarentenárias ou espécies com potencial quarentenário

Em duas horas, a nicotina já não está mais na corrente sanguínea e, depois de 8 horas sem fumar, o oxigênio do sangue aumenta, atingindo níveis normais.

Há 18 anos ficava proibida a propaganda de produtos derivados de tabaco em revistas, jornais, outdoors, televisão e rádios. Patrocínio de eventos culturais e esportivos e associar o fumo à práticas esportivas também deixou de ser permitido. E, desde então, o combate ao fumo foi só aumentando, com regras cada vez mais rigorosas.

Com mais de 4,5 mil substâncias em sua composição, o cigarro é causa comprovada de muitos tipos de câncer (no caso do de pulmão, está na origem de 90% dos diagnósticos) e está associado também a diversos outros problemas graves de saúde, como infarto, acidente vascular cerebral e outras doenças do sistema cardiovascular. O número de mortes causadas pelo tabagismo no Brasil chega a 156 mil ao ano, de acordo com um estudo de 2015 da Fiocruz.

Que faz muito mal ao corpo todo mundo já sabe. Os malefícios mais sérios, muitas vezes, aparecem apenas a médio e longo prazo. O que muita gente não sabe é que, por outro lado, quando se decide abrir mão desse hábito nocivo à saúde, os primeiros benefícios podem surgir rapidamente, segundo destaca a pneumologista da Unimed Vitória Karina Tavares. “Claro que é preciso um tempo maior sem o fumo para que os reflexos positivos sejam maiores, mas há estudos científicos que revelam que ficar sem o cigarro, em pouco tempo, já proporciona importantes efeitos à saúde”.

Após 20 minutos sem o cigarro, por exemplo, a pressão sanguínea e a pulsação se normalizam e a temperatura de pés e mãos aumentam. Em duas horas, a nicotina já não está mais na corrente sanguínea e, depois de 8 horas sem fumar, o oxigênio do sangue aumenta, atingindo níveis normais.

“Em até 24 horas sem fumar, o pulmão já tem um ganho em seu funcionamento. Em 48 horas, a pessoa percebe que o olfato começa a ficar mais apurado, assim como o paladar, e o ex-fumante consegue sentir melhor o sabor dos alimentos”. Além disso, em dois dias, as terminações nervosas começam a se adaptar à ausência de nicotina no organismo. Em três dias, os brônquios relaxam.

Outras melhoras, de acordo com a médica, podem ser notadas em um prazo curto após parar de fumar. Em pouco mais de um mês, a respiração se torna mais plena, a circulação sanguínea, de modo geral, também evolui, e a resistência para exercícios físicos aumenta. Em um ano sem cigarro, há dados que mostram que o risco de infarto e derrame cai pela metade. E, entre 5 e 10 anos, esse risco se iguala ao das pessoas que nunca fumaram. Em 10 anos, o risco de câncer de pulmão é reduzida pela metade e a chance de ter outros tipos de câncer causados pelo cigarro também diminui.

Leia mais

Dia Nacional da Saúde lembra a importância do check-up
Ministério da Saúde quer combater Fake News
Monitore sua saúde pela palma da mão

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Os desafios de 2020: oportunidades para pregar o evangelho

Franklin Graham diz que, mesmo na pandemia, Deus criou oportunidades para o Evangelho O evangelista e presidente da Bolsa do Samaritano e da Associação Evangelística...

Plataforma conecta quem busca e quem oferece empregos

Iniciativa da Igreja Adventista ajuda pessoas de todo o Brasil que estão com dificuldades de se posicionar no mercado de trabalho

Pequena igreja que ajuda milhares de cristãos no Paquistão

A Igreja Batista de Plymouth, no norte de Indiana, EUA, que tem apenas 35 membros consegue ajudar milhares de cristãos no Paquistão nesta pandemia. Saiba mais!

Perseguição! Por que os cristãos são presos?

Em diversos países, muitos cristãos são presos apenas por seguirem os ensinamento de Jesus e não abrirem mão de sua fé. Saiba mais!

“Esconderijo”, com Duo Franco

Canção inédita integra o EP Spark, que conta com três músicas, sendo duas já lançadas 

Fugindo para o precipício!

Muitos anos atrás trabalhava na Romênia e aprendi algumas lições muito importantes sobre a natureza humana. Se todos sabemos que o sentimento de liberdade...

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Conferência Paixão pela Juventude 2020

Realizado pela Juventude Batista Brasileira, evento será online e acontece em duas datas. A primeira será neste sábado, 28, e a segunda, dia 5 de dezembro. Saiba mais!

Miniconferência on-line: “Fé e Ciência para Corpos e Mentes”

Cientistas cristãos brasileiros respondem questões de fé e ciência para corpos e mentes. Tema será abordado na mini Conferência online. Saiba mais!

Seminário de ciências bíblicas em edição virtual; começa hoje

Realizado há 20 anos pela Sociedade Bíblica do Brasil, evento incentiva o estudo e capacita líderes sobre o uso da Bíblia.

Grandes artistas do Brasil no “BH profetiza”

Realizado pela cantora Camila Campos, O BH profetiza vai reunir diversos cantores, entre eles Weslei Santos, Gai Sampaio, pastora Helena Tannure e outros. Evento será transmitido ao vivo, nesta terça-feira, 17 
- Publicidade -

Plugue-se

Funkeira Ludmilla no gospel?

Em live no Instagram, nesta quinta (26), a funkeira Ludmilla falou do desejo de apostar na carreira gospel e afirmou ter "recebido um chamado" para levar a palavra de Deus aos fãs. Saiba mais!

“40 Dias – O Milagre Da Vida” nas plataformas de streaming

Filme foi lançado no dia 15 de outubro, em mais de 200 salas em todo o Brasil. E agora será possível assistir em casa, pelo seu aplicativo. Saiba mais!

Superação: “Deus me cercou de anjos”, diz Chris Nikic

Chris Nikic, 21 anos, é a primeira pessoa com o distúrbio genético a finalizar o Ironman, a prova esportiva mais difícil do mundo. Saiba mais!

Natal dos Ribeirinhos! Ajude as comunidades da Amazônia

Ação, que realizada pela Sociedade Bíblica do Brasil, faz parte da campanha Luz na Amazônia, que promove assistência integral às comunidades ribeirinhas. Saiba mais!