21.8 C
Vitória
quarta-feira, 27 maio, 2020

Bendita quarentena!

- Continua após a publicidade -

Mais lidas

Mortes por covid-19 passam de 350 mil em todo o mundo

Os Estados Unidos permanecem isolados em primeiro lugar, próximo da marca de 100 mil mortes, com exatos 99.123 falecimentos

Dicas para manter o intestino saudável e evitar doenças

Para evitar esse e outros problemas intestinais é fundamental manter um estilo de vida saudável, evitando o consumo de determinados alimentos e acrescentando alguns ingredientes no dia a dia

Toffoli tem resultado negativo em novo exame para coronavírus

Toffoli fará novos exames para descartar 1 falso negativo. Ele foi internado no sábado (23) para realizar uma cirurgia de drenagem de abscesso

Empresários de mais de 100 festivais de música do país assinam manifesto

Grupo se mobiliza para abrir rodas de discussões em busca de saídas e acompanhar a tramitação da Lei de Emergência Cultural no Congresso

O coronavírus chegou e com ele vieram também as preocupações, as reclamações e as discussões nas redes sociais

“Eu estou enlouquecendo!”; “Não sei como suportar mais sem sair de casa!”. “Vou explodir de tanto comer”. Essas e outras frases foram ditas e repetidas nesses dias de quarentena, por todos os lugares. Se você não disse, você deve conhecer alguém que disse coisas assim.

O coronavírus chegou e com ele vieram também as preocupações, as reclamações e as discussões nas redes sociais. Os canais de televisão estão noticiando tudo que está acontecendo no mundo em tempo real. O mundo parou. Aqui em Vitória (ES) já estamos parados desde dia 18/03.

Sempre que algo ruim acontece podemos lidar com a situação de dois aspectos, o primeiro é olhar seu lado negativo, todas as dificuldades que a calamidade trás como consequência. Acredito que boa parte da população mundial está agindo assim. Talvez uma maioria esteja pensando na pandemia somente pelo aspecto negativo.

O segundo modo de olhar para esta calamidade é olhar seu lado positivo, o que de bom podemos tirar desse problema? O que de positivo podemos extrair dessa situação ruim? Tenho pensado nisso ultimamente e resolvi escrever essa reflexão pensando nisso.

O que eu pude aprender e entender dessa situação?

  1. Eu pude entender que O TEMPO é algo que eu posso controlar. Antes dessa calamidade todos nós vivíamos controlados pelo tempo, agora devemos aprender a controlar o tempo. Quem achava que não podia parar, teve que parar. Quem achava que nunca iria diminuir seu ritmo, teve que diminuí-lo forçadamente. A Bíblia declara que “há tempo para todo propósito” (Ec 3.1). EU QUERO CONTROLAR BEM O MEU TEMPO E NÃO SER CONTROLADO POR ELE.
  2. Eu pude entender que A VIDA tem mais valor do que o trabalho que fazemos. Ouvi várias vezes, nesse período, a frase: “O importante agora é proteger a vida”. Vivemos num mundo capitalista, onde, na maioria das vezes, o dinheiro é colocado acima da vida das pessoas. O coronavírus tem nos levado a perceber que a VIDA tem mais valor do que o valor monetário. Jesus falou: “Não é a vida mais do que o alimento?” (Mt 6.25). EU ESCOLHO VALORIZAR A VIDA E NÃO O QUE EU FAÇO.
  3. Eu pude entender que A COMUNHÃO pode ser exercida, mesmo quando não estamos perto. Estar distante socialmente, não é o mesmo que estar isolado socialmente. Um amigo escreveu: “Nunca estivemos tão juntos como neste tempo de distanciamento”. O amor não conhece barreiras de distanciamento. Estou vendo as pessoas se mobilizando para ajudar. Muitos estão achando formas criativas e generosas de abençoar outros. Desde colocar água e sabão nas ruas para a população de rua, doação de cestas e até mesmo colocar comida e água para os animais que vivem na rua. Diversas ações estão acontecendo por todos os lados. EU DECIDO AMAR AS PESSOAS MESMO NÃO ESTANDO PERTO.
  4. Eu pude entender que A SIMPLICIDADE de vida pode ser alcançada. Não precisamos de tantas coisas para viver e ser feliz. A vida pode e precisa ser mais simples. Devemos deixar de viver na complexidade da vida e passar a priorizar a simplicidade de vida. Corra menos, compre menos, exija menos de si mesmo, e curta mais a vida que Deus te deu. A simplicidade não é pecado, não é errado, não é pesado. A complexidade sim. Devemos abrir mão do que não precisamos, para poder ter aquilo de que necessitamos. EU QUERO VIVER UMA VIDA SIMPLES E NÃO UMA VIDA COMPLICADA.
  5. Eu pude entender que O ESTRESSE pode ser vencido. Eu mesmo estava vivendo esmagado pelo estresse sem perceber. Estava a ponto de ter uma crise nervosa. Mas, com essa quarentena meu nível de estresse diminui sensivelmente, a ponto de minhas taxas de glicose voltarem para um padrão de normalidade. Não quero mais viver de forma estressante. Quero atender ao convite de Jesus: “Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados (estressados), e eu os aliviarei” (Mt 11.28). EU PREFIRO UMA VIDA SEM ESTRESSE ABANDONANDO TODA SOBRECARGA.
  6. Eu pude entender que A CASA tem muito valor. Aprendi a gostar de ficar em casa, de cuidar da minha casa. Fiz muitas coisas nesse tempo. Arrumamos nossa casa de Praia Grande, e tive tempo para fazer muitas coisas, que não conseguiria fazer, se não fosse a quarentena. Quero dar maior valor a minha família e à minha casa. Cuidar dos outros é bom, mas deixar de cuidar da nossa casa é pecado. Paulo diz: “Se alguém não tem cuidado dos seus, e especialmente, dos da própria casa, esse negou a fé e é por do que o descrente” (I Tm 5.8). EU QUERO CUIDAR MELHOR DA MINHA CASA E DA MINHA FAMÍLIA.
  7. Eu pude entender que A INFORMAÇÃO precisa ser filtrada. Em Praia Grande ficamos sem televisão durante um tempo. Como isso foi bom! Vou dizer de novo, isso foi maravilhoso. Ficar sem ver televisão e receber tanta informação me deixou mais tranquilo. Sei que uma medida de informação é necessária, a ignorância em si não é boa. Mas, temos tido um consumo excessivo de informação. As pessoas se “alimentam” das informações que recebem e acolhem no coração e na alma. Você é aquilo que “come”, o tipo de comida que você come interfere diretamente em sua vida. Estou falando daquilo que alimenta sua alma e sua mente. Paulo faz um apelo: “… deixem que Deus os transforme pela renovação da mente, para que possam experimentar qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Rm 12.2). Filtre as informações que você que recebe e acredita. EU ESCOLHEREI MELHOR AQUILO QUE ALIMENTA A MINHA MENTE E ALMA.

A lista poderia seguir em frente, mas acho que já falei o suficiente para chegar ao ponto – O coronavírus trará muitas consequências negativas, mas poderá trazer infindáveis aspectos positivos. Aproveite esse tempo e faça sua própria lista de lições e aprendizados que você vai tirar desse tempo de distanciamento.

BOA QUARENTENA. BENDITA QUARENTENA!

Gedimar de Araújo é pastor e líder nacional do Ministério de Apoio para Pastores e Igrejas (Mapi)

- Continua após a publicidade -

Revista Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Diante do Trono anuncia congresso online

Diante da pandemia do coronavírus, a banda anunciou o "Congresso Mulheres e Moças" online

GOD Brasil: Como anunciar o que o mundo precisa ouvir?

O God Brasil é um movimento que incentiva o evangelismo intenso no mundo inteiro em um dia

Fé e ciência em tempos de pandemia

Cientistas cristãos respondem questões de fé e ciência em tempos de pandemia. Uma mini Conferência online será realizada entre os dias 26 a 28 de maio sobre o assunto

Festival “VillaMix Em Casa Gospel”

O festival “VillaMix Em Casa Gospel” será dia 30 de maio, com transmissões no YouTube e Facebook. Ana Paula Valadão estão entre as atrações

Receber notícias

Gostaria de receber notícias em primeira mão? Assine gratuitamente agora:

Plugue-se

Como Jesus nos ensinou a tratar a depressão?

Pensar demasiadamente no futuro não resolve os problemas, pois “o futuro a Deus pertence”. O segredo seria viver com paz e tranquilidade, um dia após o outro.

Em breve, primeiro single de Kemuel Worship Filhos: Lado B

“Algo Novo”, com participação especial de Lukas Agustinho, é o primeiro single do novo projeto de Kemuel 

Daniel Júnior canta “Deus cuida de mim”

Gerado em momento de dor, novo single de Daniel Junior está disponível nas plataformas de streaming, Ouça a canção!

Após saída do Ministério Zoe, Thamires Garcia em nova fase

Thamires Garcia anunciou sua saída do Ministério Zoe em janeiro para seguir carreira solo