21 C
Vitória
quarta-feira, 29 junho 2022

Batistas denunciam “teologia da prosperidade” nos EUA

Bart Barber, presidente da Convenção Batista do Sul. Foto: Van Payne/The Baptist Paper

Relatório anual dos Batistas do Sul denuncia “teologia da prosperidade” chamado “evangelho da saúde e da riqueza” ou “ganância” 

Por Victor Rodrigues

O “evangelho da prosperidade” também chamado “evangelho da saúde e da riqueza” ou “evangelho da ganância” é uma das ênfases que mais cresce na igreja contemporânea segundo o Movimento Lausanne, que conecta influenciadores e ideias para missão global. 

Na última terça-feira (14) os batistas do sul se reuniram em Anaheim, Califórnia, EUA, e aprovaram a “Resolução2” que define a teologia da prosperidade como: “o sacrifício e a morte de Jesus concede aos crentes saúde, riqueza e remoção da doença e da pobreza”.

Segundo a resolução, essa teologia representa uma distorção da “generosidade bíblica” e explora pessoas vulneráveis, e culpa as que estão doentes pela falta de fé, enquanto afastam a noção bíblica do sofrimento. 

Falso ensino 

Da mesma forma, a resolução reforça que os cristãos devem “proteger-se contra o falso ensino, para ter cuidado com falsos profetas que vêm até nós em pele de cordeiro, mas interiormente são lobos voraz, e para proteger a integridade das Escrituras”.

O pastor da Igreja storyline em Arvada, Colorado, J.T. English, disse que a convenção nunca fez uma resolução formal à respeito da “Teologia da Prosperidade”. Outro pastor de Louisiana solicitou adicionar juntamente a “doença e a pobreza”, o “sofrimento”, para contrapor o falso ensino. 

Assim também, uma emenda sobre “crenças e práticas da Nova Era” foi adicionada ao relatório, que de acordo com críticos, é uma visão pagã. A teologia da prosperidade está ligada à ideia de que Deus “quer que sejamos felizes, saudáveis e ricos nesta terra”. 

Determinação 

A resolução também determina que “Só Deus é o nosso bem mais alto e nosso tesouro supremo, não a saúde, a riqueza ou a remoção da doença” e que “nossa confiança está em nossa herança eterna comprada através da obra de Cristo e é garantida pela obra do Espírito Santo”. 

Em conclusão, outras resoluções a respeito da importância do campo missionário na América rural e o pedido do fim da guerra na Ucrânia também foram adotadas pelos batistas na reunião. 

*Com informações de The Christian Post 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se