19.9 C
Vitória
segunda-feira, 4 julho 2022

Batistas brasileiros: 114 anos fazendo história no evangelismo

PIB_Rio-2
Foto: Reprodução

Mais de um século pregando o evangelho e implantando igrejas no Brasil, a Convenção Batista Brasileira chega aos 114 anos com mais de 1,8 milhão de membros no país

Por Priscilla Cerqueira 

Era 1882, quando foi organizada a Primeira Igreja Batista no Brasil, voltada para a evangelização do país. E 25 anos depois, em 1.907, em Salvador (BA) foi realizada a primeira assembleia dos líderes batistas do Brasil. Um trabalho crescente que faz da denominação uma das maiores em território brasileiro. Já são 114 anos cumprindo o ide e levando Cristo para as pessoas em cada canto do Brasil.

“É tempo de agradecer a Deus pela vida dos irmãos que, em 1907, foram pioneiros nesta obra centenária”, diz o comunicado no site da instituição. “O sucesso dos batistas brasileiros é a essência e o poder de Deus agindo em nós. Se não houvesse a cooperação, seria impossível o trabalho da Convenção Batista Brasileira”, comentou o pastor Fausto Vasconcelos, presidente da CBB.

Data de aniversário dos trabalhos dos batistas brasileiros no Brasil foi lembrada durante uma transmissão simultânea na rádio online 3.16, da Junta de Missões Nacionais (JMN), e no canal da CBB no YouTube.

“Damos graças a Deus e àqueles irmãos mensageiros. Continuamos no mesmo ideal: ganhar a pátria e o estrangeiro para Cristo”, declarou o pastor Sócrates Oliveira, diretor executivo da CBB. A CBB é formada por 33 convenções estaduais, 9.070 igrejas, 4.667 congregações e mais de 1,8 milhão de membros.

PIB_Rio
Congregação reunida na Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro, onde tudo começou. Foto: Patrícia Martins, Juiz de Fora (MG) (arquivo pessoal)

Batistas no Brasil

Foi através dos Batistas do Sul dos Estados Unidos, que a denominação chegou ao Brasil, onde foi organizada, em outubro de 1882, a Primeira Igreja Batista para Brasileiros. Deste trabalho surgiu a Convenção Batista Brasileira.

Mas somente em junho de 1907, a ideia de organizar uma Convenção Nacional dos Batistas Brasileiros foi concretizada. A denominação em território brasileiro nasceu da iniciativa de três missionários: Zacharias Taylor, A. B. Deter e Salomão Ginsburg.

Nesses 114 anos de história, e com mais de 1 milhão de membros, a CBB constituiu-se hoje como a maior convenção Batista da América Latina. A organização coordena as igrejas batistas no país, que possuem autonomia própria dentro da denominação histórica.

Confira a live de comemoração dos 114 anos da CBB

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se