27.1 C
Vitória
sexta-feira, 15 janeiro 2021

Levantamento diz que Bancada Evangélica dobrou desde 2006

Dos 182 deputados da Frente Parlamentar Evangélica, 105 seguem outras religiões.

São Paulo – Na última década a bancada evangélica no Congresso vem ganhando força. Mesmo assim, ainda está longe de representar um terço da população nas duas principais casas legislativas do país.

Um levantamento do Estado de São Paulo apontou que o grupo é composto por 84 membros. São 82 deputados e dois senadores. Eles representam 23 estados, 21 legendas partidárias. Segundo o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), o número é mais que o dobro de parlamentares evangélicos eleitos em 2006.

O grupo aglutina membros de 19 denominações religiosas, 6,46% deles ligados à Assembleia de Deus. O principal poder da bancada evangélica é a atuação conjunta, independente da origem partidária. Em algumas pautas, conseguem o apoio dos Católicos, reforçando o poder de fogo.

Alguns parlamentares evangélicos, entrevistados pela reportagem divulgada pelo Estadão acreditam que podem aumentar ainda mais a participação no Congresso. Podem ainda conquistar cargos nos governos dos Estados e da União. Por outro lado, outros discordam, apontando pouca capacidade de articulação nesse sentido. Um exemplo, segundo o apontamento do jornal, é a candidata Marina Silva (Rede), que ainda não conseguiu reunir o apoio dos evangélicos, apesar de ser evangélica.

Valores cristãos

Segundo o levantamento, a união é em torno dos “valores cristãos e da família”. As principais pautas são contra o aborto, a união homoafetiva, os jogos de azar, a identidade de gênero, a escola sem partido e a legalização das drogas. Nos cálculos da Frente Parlamentar Evangélica (FPE), há mais de 300 projetos em tramitação hoje na Câmara que ameaçam frontalmente os valores defendidos pelos evangélicos.

“Não é no grito que vamos conseguir o que queremos, é no voto. Daí a importância de estarmos organizados, presentes. Não podemos comer mosca”, explicou para o jornal Leonardo Quintão (MDB-MG), presbiteriano que está no terceiro mandato.

Outra estratégia para garantir a articulação entre os evangélicos é uma reunião que acontece todas as terças, na Câmara dos Deputados. Nesse encontro são discutidos projetos de interesse do grupo ou iniciativas que merecem maior foco dos evangélicos.

“Os deputados da esquerda militam. Entendemos que tínhamos de ter um grupo para militar também. A Frente funciona como uma espécie de guardiã”, pontuou o deputado deputado Hidekazu Takayama (PSC-PR). Aos 70 anos ele está em seu quarto mandato. E desde o ano passado, preside a Frente Parlamentar Evangélica (FPE).

*Com informações de Estadão  


Leia mais

Marina se distancia da bancada evangélica
Deputados querem aumentar a bancada evangélica em 2018
Bancada evangélica quer derrubar decreto presidencial

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Meninas cristãs soterradas em terremoto na Indonésia

Mesmo soterradas as duas meninas passam bem e estão conversando com a equipe de resgate, mas ainda não foram retiradas dos escombros. Saiba mais!

Mais brasileiros voltaram a igreja nos últimos meses

Pesquisa apontou que dobrou o número de brasileiros que voltaram aos cultos presenciais em igrejas do Brasil, nos últimos 3 meses. Saiba mais!

Manaus, a capital brasileira a beira do colapso

A média móvel de mortes no estado cresceu 183% nos últimos sete dias. O envio de oxigênio ao estado não está sendo suficiente para suprir a demanda, e o governo está transferindo pacientes a outros estados. Saiba mais!

“Amen”, o hino da família Montaner que viralizou na internet

O clipe da música ultrapassou a marca de 100 Milhões de views no YouTube em duas semanas de lançamento. Assista a canção!

Juliano Son e seu “Voaremos”

Em parceria com Júlia Vitória, o artista inicia 2021 desejando novos vôos ao vento do Espírito Santo. Saiba mais!

Missão saúde no Amazonas

Além de compartilhar o evangelho para os ribeirinhos no Amazonas, voluntários missionários do Brasil levam remédios e cuidados médicos através do Missão Saúde. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Encontro para a Consciência Cristã em fevereiro; Saiba mais!

Pela primeira vez em mais de duas décadas, o tradicional encontro para a Consciência Cristã será realizado online.

The Send online será neste sábado, 9

Um dos maiores eventos de louvor, adoração evangelismo no mundo, o The send, costuma reunir milhares de pessoas. Saiba mais!

Passion Conference no último dia do ano; Saiba mais!

O cantor Fernandinho é o único artista brasileiro a participar da Passion Conference. Saiba mais!

Aulas criativas e transformadoras sobre a Bíblia

Para quem ensina a Bíblia, mas tem dificuldade no preparo das aulas, um workshop gratuito será apresentado pelo pastor Lécio Dornas, em janeiro. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Juliano Son e seu “Voaremos”

Em parceria com Júlia Vitória, o artista inicia 2021 desejando novos vôos ao vento do Espírito Santo. Saiba mais!

Larry e Devi Titus em a vida a dois como você nunca viu!

Em "Ele diz, ela diz", Larry e Devi Titus traz uma abordagem inovadora, dedicada a casais em que marido e mulher têm personalidade marcante e atuam em alguma esfera de liderança

Amanda Wanessa apresenta melhoras em seu quadro de saúde

Cantora sofreu um acidente grave na semana passada. Nas redes sociais, família informou que Amanda Vanessa está sem sedativos e com a pressão normal. Saiba mais!

Nani Azevedo continua internado

Em um texto publicado no instagram, o artista está com infecção na garganta e com uma inflamação no miocárdio, causado por complicações da Covid-19. Saiba mais!