22.3 C
Vitória
sexta-feira, 18 setembro 2020

Baltazar, o atacante brasileiro “artilheiro de Deus”

Leia também

MEC promete protocolo e R$ 525 milhões para retorno às aulas presenciais

O ministro afirmou que a decisão sobre data para reabrir escolas não é do MEC, mas de Estados e municípios

Bolsonaro volta a estimular Renda Brasil

O governo também não quis deixar um vácuo aberto para os congressistas, que já têm projetos para reforçar o Bolsa Família

STF define julgamento de garantia a negros

A medida assinada por Lewandowski, em caráter liminar, determina apenas a repartição dos recursos e do tempo da propaganda de forma proporcional entre concorrentes brancos e negros

Baltazar Maria de Morais Júnior, 61 anos, mais conhecido como Baltazar, o “artilheiro de Deus”, que foi destaque na década de 80, atuando pelo Grêmio de Porto Alegre e hoje é pastor e empresário

Por Priscilla Cerqueira 

“Artilheiro de Deus” foi o apelido de um atacante brasileiro que no futebol nacional se notabilizou por sua passagem pelo Grêmio de Football Porto-Alegrense, mas também fez sucesso na Espanha, atuando pelo Atlético de Madrid. Evangélico, Baltazar hoje é pastor e agencia jogadores.

Quando era jogador, falava sobre sua fé de maneira constante e foi o primeiro a fazer parte do movimento Atletas de Cristo. Quando saía de uma partida sem marcar, costumava dizer que se o time “não fez gols, foi porque Deus não quis”.

Baltazar foi revelado pelo Atlético-GO em 1977 e em 1979 se transferiu para o Grêmio, onde fez sucesso e jogou até 1982. A imprensa esportiva da época o considerava peça fundamental na conquista do primeiro título do Campeonato Brasileiro da história do tricolor gaúcho.

Carreira

Na primeira temporada pelo Grêmio, com 20 anos de idade, o “artilheiro de Deus” brilhou logo de cara, conseguiu o posto de atacante titular e anotou 29 gols em 45 jogos. No ano seguinte, marcou 42 gols e se tornou alvo do interesse de outros clubes, mas permaneceu no Estádio Olímpico.

O ápice, no entanto, ainda estava por vir: em 1981 Baltazar foi considerado o principal jogador da campanha do Grêmio que levou ao título do Brasileirão, mesmo com números inferiores aos da temporada anterior. Na final contra o São Paulo, no Morumbi, marcou o gol na primeira partida, o que o colocou definitivamente na galera dos grandes jogadores da equipe.

Em 1982, ficou fora da lista convocada para a Copa do Mundo na Espanha, muito por conta do primeiro semestre abaixo de sua média. Transferiu-se para o Palmeiras, onde retomou os bons números como atacante. Depois passou pelo Flamengo, onde foi campeão brasileiro de 1983, com 21 gols em 40 jogos. No ano seguinte, foi para o Botafogo.

baltazar_artilheiro-Deus
Baltazar quando ainda era jogador. Foto: Reprodução

Em 1985, transferiu-se para o Celta, da Espanha, e ajudou o pequeno clube a conquistar o acesso para a primeira divisão, o que o rendeu um contrato com o Atletico de Madrid em 1988. No segundo maior time da capital espanhola, viveu sua melhor média de toda a carreira, anotando 36 gols em 40 jogos.

De acordo com o portal Torcedores, foi o artilheiro do Campeonato Espanhol e quebrou um tabu de duas décadas, sendo apenas o segundo brasileiro a conseguir a honraria – o primeiro e único até então havia sido Waldo, pelo Valencia, em 1967. Esse desempenho rendeu uma convocação para defender a Seleção Brasileira na Copa América de 1989, quando conquistou seu único título pelo Brasil.

Na Copa de 1990, estava acima dos 30 anos e ficou fora da lista de convocados, mas seguiu sua carreira da Europa, jogando em Portugal, pelo Porto, e na França, pelo Rennes. Em 1994 voltou ao Brasil e defendeu o Goiás, rival de seu clube formador, marcando 19 gols em 15 jogos, aos 35 anos.

O desempenho com média superior a um gol por jogo rendeu uma proposta irrecusável do futebol japonês, onde atuou por duas temporadas pelo Kyoto Sanga, até se aposentar ao final de 1996.

Pastor e empresário

Quando abandonou os gramados, sofreu muito. Disse “Orei pedindo uma direção, foi um tempo difícil. E me recordei que, quando jogador, participei sem cobrar nada de transferências de outros jogadores.Tive satisfação em ajudar e resolvi experimentar de novo, desta vez profissionalmente”.

Hoje atua como empresário de jogadores e mora no Jardim Florença, em Goiania-GO, com a esposa e dois filhos. Virou pastor e presidente da “Missão Atletas de Cristo do Brasil.

Testemunho de Baltazar à Rede Super de Televisão

*Com informações de Nostalgicosfc (instagram)

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Amanda Loyola, floresce uma potência vocal do gospel

Artista capixaba, que ficou conhecida ao participar do quadro Jovens Talentos, do Programa Raul Gil, já lançou três canções pela Sony.

Xangri-Lá (RS): Leitura da bíblia obrigatória em escolas

Lei aprovada pela Câmara de vereadores de Xangri-Lá (RS) defende leitura da Bíblia em escolas para 'tornar o ambiente escolar mais saudável e altruísta' Saiba mais!

Brasil está lendo menos, mas a Bíblia ainda é o livro preferido

Apesar dos leitores brasileiros estarem lendo menos, pesquisa "Retratos da leitura" apontou que a Bíblia continua sendo o livro preferido dos brasileiros. Saiba mais!

Luciano Camargo reverencia o gospel em trabalho solo inédito

Com 29 anos de carreira ao lado irmão, Zezé de Camargo, Luciano Camargo acaba de lançar 15 músicas dedicadas ao gospel. O álbum "A Ti entrego". Saiba mais!

Assista o clipe “Olha eu aqui”, de Ton Carfi

Depois da versão ao vivo de "Olha eu aqui", Ton Carfi lança a versão original com videoclipe. Assista!

“Compostagem” é o novo EP do rapper Felipe Vilela

O projeto conta com três faixas, entre elas a canção “Reluzir”, que traz a participação de Eli Soares O rapper Felipe Vilela acaba de apresentar...

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Arte da Graça em casa; Conscientização do setembro amarelo

Em formato online, o evento une shows e workshops incentivando a tolerância, paz e música. Saiba mais!

Aquecimento Sepal 2020, com Edméia Williams e Rodrigo Gomes

Transmissão acontecerá nesta segunda-feira, 14 de setembro, às 19 horas. Saiba como participar!

Encontro nacional Renas: “Ser criança em tempos de incerteza”

É a 13ª edição do Encontro Nacional da Rede Evangélica Nacional de Ação Social (Renas). Evento, que acontece em outubro, será online. Saiba mais!

Jornada Agentes de transformação online; Saiba mais!

Realizado pelo grupo Valorem, organização que reúne empreendedores cristãos para servir o reino de Deus através de negócios, a Jornada Agentes de transformação, acontece dias 11 e 12 de setembro.
- Publicidade -

Plugue-se

Amanda Loyola, floresce uma potência vocal do gospel

Artista capixaba, que ficou conhecida ao participar do quadro Jovens Talentos, do Programa Raul Gil, já lançou três canções pela Sony.

Luciano Camargo reverencia o gospel em trabalho solo inédito

Com 29 anos de carreira ao lado irmão, Zezé de Camargo, Luciano Camargo acaba de lançar 15 músicas dedicadas ao gospel. O álbum "A Ti entrego". Saiba mais!

“Compostagem” é o novo EP do rapper Felipe Vilela

O projeto conta com três faixas, entre elas a canção “Reluzir”, que traz a participação de Eli Soares O rapper Felipe Vilela acaba de apresentar...

Espiritualidade saudável e a qualidade de vida no mundo pós-moderno

"Formação Espiritual" reúne reflexões de teólogos e alerta para os perigos do ativismo, da pressa e do esfriamento das relações humanas e da fé.