26 C
Vitória
sexta-feira, 29 março 2024

Avós: uma Força Nacional dentro de casa

A_Importância_Dos_Avós_Comunhão
Se os avós cristãos forem sábios, tementes a Deus, pacientes e conselheiros, serão, nos dias de hoje, canais de bênçãos para seus descendentes - Foto: Reprodução

Os avós são como uma Força Nacional que só entra em ação quando solicitada pelos pais. Mais do que isso pode gerar conflito

Por Lilia Barros

Quem nunca ouviu a frase “Pais educam, avós estragam”, em referência aos mimos e superproteção que eles dão aos netos? Em muitos casos, chegar a um consenso tem sido um desafio porque os avós são menos exigentes do que os pais e lidam com os comportamentos inadequados das crianças com mais tranquilidade. Por outro lado, os pais precisam deixar claro o tipo de ajuda que precisam e esperam dos avós.

A aplicação dos limites de influência sobre os pequenos é fundamental para que eles não fiquem confusos sobre a autoridade que cada um exerce sobre elas nem busquem nos avós o aval para desobedecerem os pais. Os avós são aquelas figuras da paciência, daquele adulto que está sempre disponível para conversar, da boa vontade para reviver as brincadeiras do passado ou comprar doces e brinquedos. Os pais são os responsáveis pela criação e definição das diretrizes para a educação que querem dar aos filhos.

Os avós têm uma função importante no desenvolvimento e formação das crianças, mas é necessário buscar um equilíbrio saudável entre a disciplina e os mimos, e principalmente entender o papel dos avós. O pastor Gilson Bifano, do ministério de família encontrou uma definição para o papel dos avós. “Os avós são como uma Força Nacional que só entra em ação de segurança quando é solicitada. Da mesma forma, os avós devem atuar no cuidado com os netos quando solicitados. É aquele pedido de socorro para uma emergência, uma ajuda para pegar o neto na escola, por exemplo. No ministério com famílias na igreja, os avós devem ser também capacitados para compreenderem seus papéis”.

- Continua após a publicidade -

Eles contribuem para dar segurança e estabilidade emocional ao netos que passam a conhecer um pouco mais sobre o passado e seu histórico familiar, e descobrem quem são dentro da família. Com tudo bem definido, quem sabe os queridos avós deixem de ser vistos como geradores de conflitos entre pais e filhos e ganhem a fama de Força Nacional.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -