17 C
Vitória
terça-feira, 7 julho, 2020

O avanço do cristianismo na Argentina

Mais lidas

O mistério da morte de centenas de elefantes na África

Pesquisadores acreditam que o coronavírus possa ser uma das causas das mortes das centenas de elefantes na África. Saiba mais!

Coronavírus deixa 73 países em risco de escassez de remédios para HIV

A incapacidade dos fornecedores de entregarem os antirretrovirais dentro do prazo e a paralisação dos serviços de transportes terrestre e aéreo estão entre as causas

Estudantes com Fies podem suspender parcelas no BB a partir de hoje

A manifestação pode ser feita pelo app BB. Saiba mais! 

Governo amplia vetos na lei que torna obrigatório o uso de máscara

Artigos da lei foram republicados no Diário Oficial de hoje. Saiba mais! 

Desde 2001, a Argentina vive em crise e mesmo assim, houve um avanço evangélico no país, que representam agora 15,3% da população

“Senhor Jesus Cristo, a partir de hoje tu serás minha Cidade Refúgio”, exclama um pastor, despertando o fervor de milhares de seguidores em um antigo cinema de um bairro popular na província de Buenos Aires. É o cristianismo, que vem avançando na Argentina.

Esta semana, o governo publicou os números da Segunda Pesquisa Nacional sobre Crenças e Atitudes Religiosas. É uma pesquisa detalhada que compara a evolução social e religiosa dos argentinos nos últimos 11 anos. Os dados apontaram que o número de evangélicos aumentou de 9% em 2008 para 15,3% em 2019.

Enquanto isso, a Igreja Católica perdeu membros. Em 2019, 76,5% da população identificada com a religião, caiu para 62,5%. O declínio é mais acentuado se a afiliação católica for comparada à década de 1960, que correspondia em 90% da população.

Por outro lado, quase 2 em cada 10 cidadãos argentinos dizem agora que não se identificam com uma religião (18,9%), um aumento significativo em comparação a 2008 (10%).

Debate sobre aborto 

A pesquisa oficial também perguntou aos argentinos questões controversas, como o aborto. No momento, a maioria está longe de ter uma mentalidade pró-vida. Pelo menos 18,7% da população é contra sob quaisquer circunstâncias. Por outro lado, 27,3% acreditam que o aborto deve ser um direito das mulheres.

A pesquisa mostra que os evangélicos são mais claramente pró-vida. 4 em 10 se opõem totalmente ao aborto e apenas 7,3% dizem que deve ser um direito das mulheres.

Cultura cristã

A Argentina continua sendo um país com maioria que se identifica com a cristandade. A pesquisa apontou que 82,9% dizem que têm algum grau de devoção por Jesus Cristo. E 81,9% acreditam em Deus e 75,9% no Espírito Santo. Embora todas as três crenças tenham diminuído desde 2008.

O fato de os cidadãos se identificarem com o catolicismo e o evangelicalismo não significa que eles são cristãos comprometidos com uma implicação regular em uma igreja local. Os números mostram que há cada vez mais pessoas que ignoram a igreja e adotam crenças “à la carte”.

Transformação espiritual

Os evangélicos se definem como pessoas que alcançam uma “transformação espiritual através do Espírito Santo”. Para eles, os dons do Espírito Santo incluem a capacidade, por exemplo, de curar doenças ou profetizar.

“Eu vivia jogada em uma cama, trancada até que conheci Deus”, conta Evel Lorena, de 48 anos. Do lado dela, o marido, Alfredo Mendoza, relata o período em que viveu na “escuridão”, após ter ficado desempregado, e como tudo mudou.

“Hoje, tenho um trabalho muito bom graças a Deus”, diz o motorista de caminhão. Carbonelli adverte que não é para qualquer um: “exigem uma vida familiar, sexual, que nem todo mundo está disposto a seguir”.

*Com informações de Evangelical Focus 


leia mais

Na Argentina, 25 mil cristãos oram nas ruas da capital

- Continua após a publicidade -

Comunhão Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Artistas cristãos na ação social “Eu Soul VC”

Entre os artistas cristãos confirmados estão Casa Worship, Renascer Praise, André e Felipe, Rebeca Carvalho e Leandro Borges

The send Argentina é adiado para 2021

Em comunicado, os organizadores do The Send disseram que a data exata será definida assim que o governo tiver o poder de reativar eventos maciços

Em agosto, 16º Fórum de Ciências Bíblicas

Com o tema “A Bíblia para as novas gerações”, evento será realizado nos dias 13 e 14 de agosto, no Centro de Eventos de...

Expoevangélica 2020 é adiada para dezembro

Neste ano, a Expoevangélica celebra 15 anos e pretende realizar uma grande festa em Fortaleza (CE).

Plugue-se

“Bíblia de Estudo Swindoll”: mais compreensão e curiosidades

Além de facilitar a compreensão, a "Bíblia de Estudo Swindoll" traz curiosidades sobre o livro mais vendido do mundo

Kanye West anuncia nova música de trabalho com temática gospel

Em um vídeo curto Kanye West divulgou detalhes da melodia da canção "Wash Us In The Blood" (Lava-nos no Sangue)

Enciclopédia dos adventistas em formato digital

Enciclopédia é fruto de um trabalho de dezenas de profissionais em várias partes do mundo e inclui material sobre pioneiros adventistas na América do Sul

Juliano Son canta “Nada mudou”, do EP Tudo Novo

Canção é o quinto e último single do projeto musical Tudo Novo, de Juliano Son