back to top
24.9 C
Vitória
segunda-feira, 21 DE abril DE 2025

Avalie se o seu amigo pode afundar a sua vida espiritual

Amizades valiosas agregam coisas positivas à sua vida. Foto: Freepik

A Bíblia apresenta alguns “filtros” para você identificar se o seu amigo é um risco ou não para a sua espiritualidade

Por Cristiano Stefenoni

Há um ditado que diz “Amigo é o irmão que escolhemos”. O problema é que, às vezes, algumas amizades podem levar a pessoa para longe de Jesus e colocá-la no fundo do poço. Isso faz com que o rigor na hora de escolher o seu “braço direito” seja muito mais rigoroso. Mas existem formas de se avaliar se a amizade está sendo benéfica ou não?

A incerteza e o medo de sofrer decepções com a amizade tem levado muitas pessoas a terem uma vida quase que solitária. Um em cada quatro brasileiros dizem ter, no máximo, um amigo próximo, enquanto que 14% não têm amigos, segundo dados de uma pesquisa recente do PoderData.

- Publicidade -

Mas e a Bíblia? O que ela diz a respeito sobre como avaliar a qualidade das nossas amizades e os riscos que pode oferecer para a nossa vida espiritual? Comunhão separou alguns versículos importantes para você fazer essa avaliação pessoal com base na Palavra de Deus, confira:

Amigo de verdade é sincero com você
“Melhor é a repreensão feita abertamente do que o amor oculto. Quem fere por amor mostra lealdade, mas o inimigo multiplica beijos”. Provérbios 27:5-6

O verdadeiro amigo não te afunda, mas levanta
“Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se!” Eclesiastes 4:10

Amizade verdadeira não corrompe seus princípios
“Não se deixem enganar: As más companhias corrompem os bons costumes”. 1 Coríntios 15:33

Bons amigos não se metem em confusão
“Não se associe com quem vive de mau humor, nem ande em companhia de quem facilmente se ira; do contrário você acabará imitando essa conduta e cairá em armadilha mortal”. (Provérbios 22:24,25)

Amigo de verdade ora por você
“Depois que Jó orou por seus amigos, o Senhor o tornou novamente próspero e lhe deu em dobro tudo o que tinha antes”. (Jó 42:10)

Amigos se perdoam
“Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou”. (Colossenses 3:13)

Amizades valiosas agregam coisas positivas à sua vida
“Aquele que anda com os sábios será cada vez mais sábio, mas o companheiro dos tolos acabará mal”. (Provérbios 13:20)

Amigos defendem um ao outro
“E, se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa”. (Eclesiastes 4:12)

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -