28.4 C
Vitória
quinta-feira, 25 fevereiro 2021

O desafio de mostrar a história de Jesus em novela

Autora da novela “Jesus”, da Record, Paula Richard fala sobre a experiência de adaptar a história do Filho de Deus para a TV.

*Por Rafael Ramos

Uma das responsáveis pela nova fase da teledramaturgia na Record, a autora Paula Richard é o nome por trás da novela “Jesus”, que estreou no último dia 24 de julho (terça) com o ator Dudu Azevedo no papel do Filho de Deus.

Paula também escreveu a minissérie “Lia”, centrada na trajetória da esposa de Jacó, e também falou sobre o cativeiro babilônico do povo judeu em “O Rico e Lázaro”. Focada agora na atual trama da emissora paulista, a autora conversou com a Revista Comunhão sobre o desafio de escrever os 150 capítulos da história do Messias.

Você foi uma das responsáveis pela nova fase da teledramaturgia da Record em 2006 com a série “Avassaladoras” e como colaboradora na elogiada “Vidas Opostas”. Passados 12 anos, como você vê o atual cenário da teledramaturgia na emissora?

A Record inovou com as novelas bíblicas e criou um filão até então inexplorado. Já haviam sido produzidas minisséries com bons resultados, mas o sucesso de “Os Dez Mandamentos (2015)” abriu as portas para o formato novela. O sucesso que fez, não só no Brasil, mas no exterior, abriu o mercado estrangeiro para esse tipo de produto. A prova é que “O Rico e Lázaro (2017)” desbancou outros produtos de sucesso nos canais hispânicos nos EUA e vem repetindo esse resultado em outros países da América do Sul.

Em 2014 você integrou o time de roteiristas da elogiada série “Milagres de Jesus”. Como foi conseguir adaptar essas passagens das Escrituras para a TV sendo que muitas delas não trazem detalhes do que aconteceu?

A falta de detalhes é que foi divertido! Sabemos o final da história, mas tivemos que inventar todo o resto. É um exercício muito bacana que estamos repetindo na novela “Jesus”.

Foto: arquivo pessoal

Como foi colaborar no sucesso “Os Dez Mandamentos”?

Foi um aprendizado. Já havia mergulhado na Bíblia e estudos para a série “Milagres de Jesus”, mas em “Os Dez Mandamentos” era outro universo, sociedade, etc. Ali comecei a entender toda a saga do povo judeu e sua relação com Deus.

Por que optou em colocar uma parábola de Jesus no período do povo judeu do Antigo Testamento em “O Rico e Lázaro”?

A parábola não definia onde a história acontecia. O pedido veio da direção para ambientar na Babilônia e achei o máximo. Pudemos mostrar essa civilização maravilhosa, falar do grande rei histórico Nabucodonosor. Foi a oportunidade de contar a história do profeta Daniel, Jeremias, Ezequiel, num momento marcante do povo judeu, que foi o Exílio na Babilônia. Quando não está definido na Bíblia, temos margem para criar, sempre dentro do possível histórica e biblicamente.

Entre “O Rico e Lázaro” e “Jesus” ainda tivemos a série “Lia”. Como foi contextualizar essa história e dar um toque contemporâneo ao apresentá-la como uma mulher empoderada?

Diria que foi natural. Estava ali, no texto bíblico. Lia desprezada por sua aparência, preterida pela irmã, mas sobreviveu a tudo e terminou honrada. Uma sobrevivente, que lutou com as armas que tinha, sem perder a feminilidade.

Como foi assumir a responsabilidade de contar a história de Jesus na TV?

Desde o início tive noção da responsabilidade, mas não tenho a menor expectativa de agradar a todos. Nem Jesus, quando esteve na terra, conseguiu isso. Nessa empreitada, conto com a inestimável ajuda da minha equipe de roteiristas: Camilo Pellegrini (meu braço direito), Joaquim Assis, Natalia Piserni, Natalia Sambrini, Rodrigo Ribeiro, Larissa de Oliveira, Méuri Luiza e Vitor de Oliveira.

Até que ponto a questão do IBOPE interfere no andamento da trama?

Como escrevemos com muito adianto de capítulos, isso não acontece. Quando vai ao ar, já estamos lá na frente e não dá mais para sair mudando.

Já tem outros projetos em mente?

Estou emendando trabalhos desde “Os Dez Mandamentos”. A única coisa que tenho em mente quando terminar “Jesus” são férias.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Guardado em silêncio: o papel dos cristãos no holocausto

Espetáculo, que aborda papel dos cristãos no holocausto será apresentado 14 vezes, entre março e abril, no formato de teatro online interativo

Deive Leonardo grava primeira série do ano em Florianópolis

Com o tema "Alvorecer", a primeira série gravada de Deive Leonardo promete levar a esperança de um recomeço e de um novo dia. Evento acontece no próximo sábado, 27. Saiba mais!

Itália: Deslizamento em cemitério lança 200 caixões ao mar

Causa do acidente está relacionada à erosão da falésia, que acabou sendo intensificada pelas tempestades que atingem a Itália. Saiba mais!

Igreja de Volta Redonda (RJ) é interditada pela justiça

Igreja Assembleia de Deus, do bairro Laranjal, teve multa de R$ 50 mil fixada. Decisão foi tomada após solicitação do Ministério Público. Saiba mais!

Luiz Sayão, vítima de intolerância: “nunca imaginei”

A Wikipédia censurou o diretor da Faculdade Batista de São Paulo, o pastor e hebraísta Luiz Sayão, supostamente por não evidenciar “notoriedade” e “relevância”. Saiba mais!

Voluntariado no exterior para jovens universitários; Saiba mais!

Organização IYF abre inscrições de voluntariado no exterior para jovens universitários A Organização International Youth Fellowship- IYF(comunhão internacional de jovens), é uma organização com base...

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Voluntariado no exterior para jovens universitários; Saiba mais!

Organização IYF abre inscrições de voluntariado no exterior para jovens universitários A Organização International Youth Fellowship- IYF(comunhão internacional de jovens), é uma organização com base...

Franklin Graham no Brasil para o “Esperança Rio 2021”

Lançamento do "Esperança Rio 2021" será em Maio e em dezembro a ação evangelística, que terá participação do evangelista Franklin Graham. Saiba mais!

Deive Leonardo ministra em São Paulo fim de semana

O evangelista Deive Leonardo retorna com suas apresentações na capital Paulista nesta sexta-feira, 19 e neste sábado, em Barueri (SP). Saiba mais!

Começou a 23ª edição da Consciência Cristã; Saiba mais!

Consciência Cristã inicia hoje e reúne evangélicos para debater educação, fé, ciência e justiça social. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Deive Leonardo grava primeira série do ano em Florianópolis

Com o tema "Alvorecer", a primeira série gravada de Deive Leonardo promete levar a esperança de um recomeço e de um novo dia. Evento acontece no próximo sábado, 27. Saiba mais!

Cantora Amanda Wanessa sai da UTI

Pelas redes sociais, o marido da cantora, Dobson Santos contou que Amanda Wanessa foi transferida para o quarto: “o milagre está cada vez mais perto”, declarou. Saiba mais!

Deive Leonardo vai se apresentar em Brasília e Goiânia

O evangelista se apresenta na próxima terça-feira, 16, em Brasília e em Goiânia, prometendo trazer importantes reflexões para o público. Saiba mais!

André Valadão: Humor para explicar temas polêmicos da Bíblia

Conhecido por sua forma extrovertida de ministrar, o cantor e pastor André Valadão tem usado sua conta no instagram para tirar dúvidas de internautas sobre temas polêmicos