back to top
19.4 C
Vitória
domingo, 14 DE julho DE 2024

Austrália reconhece Jerusalém como capital de Israel

Foto Reprodução

O primeiro-ministro da Austrália, Scott Morrison, anunciou neste sábado (15) o reconhecimento de Jerusalém Ocidental como capital de Israel, embora por enquanto manterá sua Embaixada em Tel Aviv.

“O governo australiano decidiu que a Austrália reconhecerá Jerusalém Ocidental, onde fica a sede do Knesset (Parlamento de Israel) e de muitas das instituições governamentais, como a capital de Israel”, disse Morrison em discurso no Instituto de Sydney.

Morrison declarou que a mudança da Embaixada de Tel Aviv para Jerusalém Ocidental será realizada quando for “prático”, embora tenha adiantado que seu governo já está procurando uma sede.

“Reconhecendo o nosso compromisso com uma solução de dois estados, o governo (australiano) também tem a intenção de reconhecer as aspirações dos palestinos de um futuro estado com sua capital em Jerusalém Ocidental”, ressaltou Morrison.

O presidente insistiu que a decisão respeita o compromisso australiano com a solução dos dois estados, assim como as resoluções do Conselho de Segurança (das Nações Unidas).

- Continua após a publicidade -

“O que queremos dizer é que temos que continuar avançando. Esta estagnação rançosa deve ser rompida”, disse Morrison ao justificar a decisão, que foi criticada pela oposição trabalhista e causou atritos com a Indonésia, um histórico aliado da Palestina.

Criticas

A Jordânia criticou declaração do primeiro ministro de reconhecer Jerusalém como capital. Em comunicado oficial, o ministro das relações exteriores. A Liga Árabe também condenou a decisão da Austrália. E disse que vai mantersua e baixada em Tel Aviv.

*Com informações da Agência EFE


Leia mais

EUA inauguram embaixada em Jerusalém
Lideranças evangélicas querem embaixada brasileira de Israel para Jerusalém

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -