29.4 C
Vitória
sexta-feira, 29 março 2024

Aumenta o número de evangélicos na República Dominicana

Foto: Reprodução

Em 2008, esse grupo religioso representava 12% da população. No último levantamento, com dados de 2020, estima-se em quase 30%

Por Patricia Scott

O Relatório Internacional de Liberdade Religiosa da Embaixada dos Estados Unidos na República Dominicana, que utiliza estatísticas do Latinobarômetro (barômetro latino), revela que enquanto em 2008 os evangélicos representavam 12% da população, em 2020 eles chegaram a 26%. Isto significa mais de 11,3 milhões de pessoas. Naquele ano, segundo o documento, o catolicismo perdeu a hegemonia.

Já o Conselho Dominicano de Unidade Evangélica (Codue) estima que os protestantes já representam 30% da população. A tendência crescente é a maior no mapa religioso.

Várias religiões

Um estudo divulgado em 2018 revelou que 29,4% da população dominicana não fazem parte de uma religião específica, apesar de não se definirem como ateu ou agnóstico. Outras religiões também estão representadas no país.

- Continua após a publicidade -

A comunidade muçulmana, por exemplo, tem cerca de 2.500 membros. Já os líderes judeus afirmam a maioria dos cerca de 350 membros da comunidade estão na capital,  Santo Domingo, mas há uma pequena representação na área de Sosua, na província de Puerto Prata. Budistas, hindus e bahá’ís também estão presentes, embora nenhum registro oficial seja mencionado.

Queda Católica

No site oficial, a Conferência Episcopal Dominicana (CED) informa que os católicos no país representam 85,8% da população total. No entanto, os dados não estão de acordo com os últimos levantamentos.

Todos os outros números mostram uma tendência contrária. O relatório da Embaixada dos EUA afirma que, no final de 2020 [levantamento mais recente], os católicos representavam 49% dos residentes na República Dominicana.

Em 2008, o barômetro latino estimou a população católica local em 68%. Em 2016, diminuiu para 55%. Em décadas passadas, mais de 90% da população se identificava como católica. Atualmente, é menos da metade. 

Vale destacar que o catolicismo é a religião oficial da República Dominicana. Ela está protegida pela Concordata, de 1954, que foi assinada entre o Governo e o Estado do Vaticano. No entanto, a Constituição de 2010 estabelece a liberdade de culto e assegura que o país é um Estado laico.

Com informações Evangelical Focus 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -