25.4 C
Vitória
quinta-feira, 22 outubro 2020

Dengue: morte aumenta 5 vezes em relação ao ano passado

Leia também

Tereza Cristina diz ver potencial para crescimento no comércio com países árabes

Em meio à crise decorrente da covid-19, o Brasil demonstrou capacidade de cumprir com seus compromissos internacionais

‘Reconheço mérito, mas correções podem ser feitas’, diz Marques

O desembargador evitou se posicionar se é favorável ou não a uma revisão na prisão após condenação em segunda instância

Ministro da Saúde testa positivo para covid-19

Pazuello já havia tido febre e passado mal no início da semana, deixando, inclusive de participar de cerimônias públicas

689 mortes por dengue foram constatadas até 12 de outubro no país, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde

Em todo o país, 689 mortes ocorreram até o dia 12 de outubro deste ano em decorrência da dengue. De acordo com o boletim epidemiológico emitido pelo Ministério da Saúde, o número é 5,4 vezes maior que a quantidade de mortes do período em 2018. Segundo o ministério, cerca de 128 pessoas morreram até o mesmo período no ano passado.

O número encontrado este ano é 690% maior do que os 215.585 mil casos de 2018. Em 2019 já foram registrados 1.489.457 milhões casos. Igualmente a cada 100 mil habitantes a doença atinge 708,8.

Entre as possíveis causas para o avanço da dengue, está a volta de um sorotipo da doença que há anos não circulava no Brasil. De acordo como revelou o ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, na última sexta-feira (1).

“Tivemos a reentrada do sorotipo 2, há dois anos, e no ano passado isso fez um estrago muito grande no estado de São Paulo, na região de Bauru”, destacou. Além disso o ministro ressaltou a atuação da doença em diferentes estados.

“A dengue reentrou por Goiás, Tocantins – foi um número muito grande de casos, porque o sorotipo 2 havia muitos anos não circulava no Brasil, então agora ele volta com força total”, disse o ministro.

Além disso, dentre os fatores que contribuem para o retorno da doença está o aumento das chuvas e uma menor prevenção. Além disso, em uma matéria apurada pela redação da Comunhão revela que o número de mortos quadruplica no Brasil em 2019.

ESTADOS DO BRASIL

Em Minas Gerais 154 mortes foram confirmadas em um total de 482.739 casos. Bem como, São Paulo com ocorrência de 442.014 mil, concentra 62% dos casos prováveis no país, onde 247 mortes foram registradas.

Primeiramente a região Centro-Oeste, em proporção é a região com maior incidência, com 1.235,8 por 100 mil habitantes. Além disso, no Sudeste, para cada 100 mil habitantes o número de casos é 1.151,8.

O ano de 2019 é o terceiro com a maior notificação de casos de dengue no Brasil desde o início da série histórica, em 1998. Dessa forma perde somente para 2015 (1,68 milhão) e 2016 (1,5 milhão).

CHIKUNGUNYA E ZIKA

O levantamento do ministério também reúne informações sobre a febre chikungunya. Até o encerramento do balanço, haviam sido confirmadas 75 mortes provocadas pela doença.

Até 12 de outubro deste ano os estados contabilizavam 123.407 casos, contra 78.978 do mesmo período em 2018. Segundo o ministério, o índice de prevalência da infecção é bastante inferior ao da dengue. Dessa forma são 58,7 casos a cada 100 mil habitantes.

Os estados do Rio de Janeiro (83.079) e do Rio Grande do Norte (12.206) concentram 77,2% dos casos prováveis. Além disso a doença tem como transmissor o mosquito Aedes aegypti. 

Além disso, neste ano o zika vírus foi a causa da morte de três pessoas. O levantamento foi até 21 de setembro com 10.441 casos notificados da doença.

ALERTA

O Ministério da Saúde aconselha a população a manter ações de prevenção. Igualmente verificar se existe algum tipo de depósito de água no quintal ou dentro de casa.

Ademais, lavar semanalmente com água e sabão, vasilhas de água do animal de estimação e vasos de plantas.

Outro hábito que pode fazer diferença é a limpeza regular das calhas, com a devida remoção de folhas que podem se acumular durante o inverno. Bem como, não deixar que se formem pilhas de lixo ou entulho em locais abertos, como quintais, praças e terrenos baldios é outro ponto importante.

*Da redação, com informações de Agência Brasil 


LEIA MAIS

O avanço da dengue no Brasil 
Dengue – casos aumenta 149% no Brasil 
Dengue – Mais de 500 cidades correm risco de surto 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Pazuello diz que falta cloroquina; Exército informa que tem estoque

O Ministério da Saúde afirmou que, neste ano, atendendo solicitações de Estados e municípios, enviou 5.284.700 unidades de difosfato de cloroquina 150 mg para todo o País

Brasil contabiliza média diária de 1.038 mortes por covid

O Brasil é o segundo país com mais casos de covid-19 no mundo. Só perde para os Estados Unidos

Alexandre de Moraes manda pasta da Saúde voltar a divulgar dados sobre a pandemia

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, mandou o Ministério da Saúde divulgar na íntegra os dados sobre a pandemia de covid-19 em balanços diários como estava sendo feito até a quinta-feira passada

Nelson Teich pede demissão em menos de um mês no governo

Segundo o Ministério da Saúde, uma coletiva de imprensa com Nelson Teich será marcada para hoje a tarde, onde será detalhado os motivos da demissão

Brasil passa dos 100 mil casos de covid-19 e registra cerca de 7 mil mortes

Balanço divulgado pelo Ministério da Saúde neste domingo (03) mostram que país registrou 275 mortes a mais nas últimas 24 horas

Brasil registra 407 mortes em 24h, novo recorde; total de óbitos vai a 3.313

As secretarias estaduais de Saúde confirmam no país 47.572 casos do novo coronavírus (Sars-CoV-2), com 3.023 mortes. São mais de mil mortes nos últimos 7 dias.

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Semana dos manuscritos do Mar Morto; Saiba mais!

Arqueólogos e especialistas vão apresentar um dos mais impactantes achados da humanidade, na semana dos manuscritos do Mar Morto. Evento, que começa nesta segunda,19, é gratuito!

Live Solidária “Um Com Eles” em Libras

A live solidária, realizada pela Portas Abertas, será transmitida pelo Facebook, e estará acessível a todos que entendem a língua brasileira de sinais. Saiba mais!

Desafio Superação em corrida virtual; É neste domingo, 18

Em alusão ao Outubro Rosa, o Desafio Superação vai mobilizar mulheres cristãs de todo o Brasil em prol da saúde. Saiba mais!

Vovô Raul Gil recebe artistas gospel em live; Saiba mais

A live gospel do Vovô Raul Gil será no dia 21 de outubro e vai reunir personalidades e artistas evangélicos. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

“40 Dias – Milagre Da Vida”: impacto e esperança

Pastores e líderes de diversos lugares do país, mobilizaram pessoas de suas igrejas, amigos e familiares para conferirem no cinema a história impactante de Abby Johnson

A fascinante história do menino de rua que virou milionário

A superação de um jovem australiano de 22 anos que virou milionário, busca inspirar outras pessoas em situações semelhantes. Conheça essa história fantástica!

Rayssa Peres em “Somos mulheres de Deus”

Música é uma homenagem às mulheres. Conheça a canção!

Deive Leonardo de volta as pregações presenciais

Fenômeno da internet, Deive Leonardo grava a primeira série presencial em Itajaí (SC) depois de um bom tempo sem gravar por conta da pandemia.