Atlântica Parque será inaugurado em fevereiro

Moradores aprovam parque com espaços e equipamentos para lazer e prática esportiva.

Está quase tudo pronto para a inauguração do novo empreendimento de lazer na Praia de Camburi, em Vitória (ES). Iniciadas as obras em abril do ano passado, o Atlântica Parque, que é construindo pela Vale, deve ser inaugurado no dia 3 de fevereiro.

O novo empreendimento conta com 19 mil metros quadrados, e vai abrigar campo de futebol, pistas de skate e de bicicross.

Os visitantes também terão acesso a playgrounds, áreas para musculação e ginástica funcional, espaço para pets, deques, mirantes e áreas livres com árvores, pergolados, jardins e bancos.

O parque de esportes terá a maior pista de skate do Estado e uma das maiores do país. O local vai abrigar os mais modernos equipamentos esportivos gratuitos e a céu aberto da Grande Vitória.

O projeto surgiu através de um Termo de Compromisso Ambiental assinado pela Vale com o Ministério Público Federal, o Ministério Público Estadual, a Prefeitura de Vitória e o governo do Estado.

Expectativas

A nova obra em Camburi já traz expectativas para os moradores do entorno. “Cumprindo com o que está na foto, vai trazer mais ‘vida’ para a orla do bairro Jardim Camburi. Uma área de lazer de qualidade familiar é sempre muito bom”, comentou a musicista e educadora Danielle Melhorim. Ela compara o novo projeto ao Parque Botânico, também sob a gestão da Vale. “Espero que o Atlântica Parque siga o mesmo perfil de qualidade”.

Para o analista de sistemas Jonathas Cirino, morador de Atlântica Ville, tudo o que vem para melhorar o lazer no bairro é positivo. “É mais um ponto seguro para levarmos nossos filhos para passear e desfrutar de um lazer gostoso que só a Praia de Camburi proporciona”, opinou.

Espaço de convivência

Segundo a responsável pelas Relações com Comunidades da Vale, Roberta Atherton, o Atlântica Parque é novo espaço de convivência que vai valorizar muito a região. Além disso, vai proporcionar mais qualidade de vida para os moradores e para quem frequenta a praia.

“Fizemos uma pesquisa para identificar o que era prioridade para incorporar ao projeto do parque com mais de 500 frequentadores. Haverá vários ambientes para as pessoas curtirem o local, poderem bater papo e fazer exercícios”, afirma. E tudo isso sempre de olho na acessibilidade das estruturas.

Foto: Vale

O projeto é fruto do trabalho do arquiteto Tito Carvalho, que o elaborou. Segundo ele, o entendimento é que o Atlântica Parque é importante para toda a Capital capixaba, não somente para Jardim Camburi.

“Tivemos a preocupação de atender os usuários que já existem no local, mas também pensamos num ambiente de encontro, que convidasse mais pessoas a frequentá-lo. Por isso, queríamos que o espaço fosse 100% acessível a cadeirantes, atendendo às normas mais recentes”, declarou o arquiteto.


Atlântica Parque
  • 19 mil metros quadrados de área
  • Todos os espaços e equipamentos foram projetados de forma acessível
  • Áreas de convivência e descanso com sombra de pergolados e árvores
  • Atividades para todas as idades
  • Campo de futebol com arquibancada
  • Espaço para animais de estimação
  • Parque infantil
  • Local para musculação e atividades funcionais
  • Mirante com vista privilegiada
  • Informações adicionais: [email protected]

Estrutura

O Atlântica Parque contará com árvores já transplantadas em tamanho grande nas áreas de convivência, para garantir mais conforto aos frequentadores. O projeto do parque contou com a participação da comunidade desde o início; a começar pelo nome, escolhido em votação on-line com mais de 12 mil acessos.

Inicialmente, o foco da iniciativa era voltado para a área de esportes. Então, o projeto foi redesenhado com base no resultado da pesquisa feita com mais de 500 moradores e frequentadores da região. Assim, a estrutura ganhou mais equipamentos de lazer e convivência. A obra é realizada pela empresa capixaba Metalvix e vai gerar até 150 empregos.