28 C
Vitória
domingo, 24 janeiro 2021

Atividades de comércio e serviços mais do que triplicaram, diz CNC

O comércio tradicional fica mais sujeito ao vaivém da atividade econômica e à capacidade de consumo da população

Por Vinicius Neder (AE)

De 1947 aos dias de hoje, a participação do setor de serviços na composição do Produto Interno Bruto (PIB) passou de 55,7% para em torno de 74%, mostra um estudo da Divisão Econômica da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), divulgado nesta quarta-feira, 2, para marcar os 75 anos da entidade.

Incluído no PIB de serviços, o comércio perdeu participação ao longo das décadas. Em 1947, a atividade comercial respondia por 16,3% do PIB total, enquanto hoje representa 13,7%.

Em nota, a CNC explica que, entre 1945 e 1960, as atividades de comércio e serviços “mais que triplicaram de tamanho, graças à evolução da renda e do consumo no período”.

Mais tarde, na década de 1980, “com o descontrole da inflação e as mudanças estruturais no ambiente de negócios, os serviços se descolaram amplamente do comércio, no que diz respeito ao desempenho”. Conforme o estudo da CNC, de 1981 a 1989, o setor de serviços cresceu a uma taxa três vezes superior à do comércio (respectivamente, 31,6% e 10,5%).

“Nas décadas seguintes, até 2020, os altos e baixos da economia, aliados à ampliação da participação dos serviços no cotidiano da população – com o desenvolvimento da tecnologia, das comunicações e do turismo, entre outros – consolidaram o aumento da fatia dos serviços no PIB e o recuo do comércio”, diz a nota da CNC.

O crescimento da participação do setor de serviços na economia no Brasil reflete uma tendência global, associada desenvolvimento tecnológico sofisticado em serviços financeiros, de saúde e de comunicação, ressalta a CNC.

Já o comércio tradicional fica mais sujeito ao vaivém da atividade econômica e à capacidade de consumo da população. Mais recentemente, o avanço tecnológico misturou as atividades, num movimento, em alguns casos, impulsionado por mudanças de comportamento por causa da pandemia de covid-19.

“As transformações foram aceleradas nas duas últimas décadas, e desde abril, com a pandemia, estamos vivenciando uma mudança radical. O comércio físico vem perdendo lugar para o e-commerce, lojas virtuais e marketplaces, enquanto os serviços agregados à nova economia têm crescido”, diz, na nota da CNC, o economista Antonio Everton Chaves, responsável pelo estudo.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Endividamento sobe em dezembro para 66,3% das famílias, diz CNC

A parcela das famílias que declararam não ter condições de pagar suas contas ou dívidas em atraso passou de 11,5% para 11,2%

Intenção de consumo em dezembro sobe 1,2%, revela CNC

Apesar desse avanço no mês, o patamar atingido foi de 88,1 pontos, revelando que as famílias seguem insatisfeitas neste item

Confiança do comércio cai 0,5% em dezembro, diz CNC

O agravamento da pandemia e a perspectiva do fim do auxilio emergencial no início de 2021 aumentou a percepção de incertezas no setor

Pandemia faz turismo ter prejuízo de R$ 245,5 bi, diz CNC

A CNC prevê que o faturamento real do setor de turismo encolha 39,1% em 2020, com perspectiva de retorno ao nível pré-pandemia

Intenção de consumo sobe 0,8% em novembro, diz CNC

O subíndice que mede a satisfação dos brasileiros com relação ao emprego registrou o terceiro crescimento seguido, com alta de 0,6%

Percentual de endividados cai pelo 2º mês seguido, diz CNC

O presidente da CNC, José Roberto Tadros, a queda nos últimos dois meses reflete a melhora das perspectivas econômicas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Encontro para a Consciência Cristã em fevereiro; Saiba mais!

Pela primeira vez em mais de duas décadas, o tradicional encontro para a Consciência Cristã será realizado online.

The Send online será neste sábado, 9

Um dos maiores eventos de louvor, adoração evangelismo no mundo, o The send, costuma reunir milhares de pessoas. Saiba mais!

Passion Conference no último dia do ano; Saiba mais!

O cantor Fernandinho é o único artista brasileiro a participar da Passion Conference. Saiba mais!

Aulas criativas e transformadoras sobre a Bíblia

Para quem ensina a Bíblia, mas tem dificuldade no preparo das aulas, um workshop gratuito será apresentado pelo pastor Lécio Dornas, em janeiro. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Glorify, o app para meditações e devocional diário

Criado em 2019 na Inglaterra, o app Glorify acaba de chegar ao Brasil na versão em português. Trata-se de um app voltado para reflexões, meditações guiadas, orações e passagens bíblicas.

Fé na caminhada cristã! Fernandinho batiza os filhos

Ao lado do pastor Rodrigo Oliver, Fernandinho batizou seus filhos neste domingo, 17 e escreveu no instagram: "Um dos melhores dias das nossas vidas", escreveu o artista.

Vietnã ganha a primeira Biblioteca pública cristã

Vietnã ocupa a 19 colocação na Lista Mundial da Perseguição de 2021, da Portas Abertas. Saiba mais!

“A Deus seja a glória”, Nani Azevedo sai do hospital

Internado há vários dias por complicações de covid-19, o cantor Nani Azevedo recebeu alta hospitalar nesta sexta-feira, 15.