25.1 C
Vitória
domingo, 9 agosto, 2020

Atividade no Sudeste cai 0,3% no trimestre até fevereiro, diz BC

Leia também

Brasil contabiliza média diária de 1.038 mortes por covid

O Brasil é o segundo país com mais casos de covid-19 no mundo. Só perde para os Estados Unidos

Beirute, a destruição e o sofrimento do povo

Em Beirute, os hospitais estão em colapso, população está de luto: "Beirute está devastada, completamente arrasada", diz missionária brasileira que mora no Líbano

Comércio demite 2,137 milhões de trabalhadores no trimestre encerrado em junho

Com muitos trabalhadores fora da força em função da pandemia, número de pessoas ocupadas no Brasil teve redução recorde de 9,6% no período

A atividade econômica da região Sudeste recuou 0,3% no trimestre encerrado em fevereiro, ante o trimestre finalizado em novembro, quando havia avançado 0,9%, considerando a série dessazonalizada.

Por Fabrício de Castro (AE)

Nos 12 meses encerrados em fevereiro, houve crescimento acumulado de 1,6%. As informações são do Boletim Regional do Banco Central (BC), divulgado nesta quinta-feira, 30.

De acordo com o Banco Central, “para março e primeiras semanas de abril, contudo, há evidências de impactos expressivos dos efeitos da pandemia de covid-19 sobre a atividade da região, obtidas de dados com frequência diária ou semanal e maior tempestividade”.

O BC pontuou que “dados mais recentes da Fenabrave mostram recuo de quase 40% dos licenciamentos (proxy para vendas) de veículos em março, dados dessazonalizados, comparativamente a fevereiro, com retrações de 41% dos licenciamentos de automóveis e de 24% dos comerciais leves”.

“No mesmo sentido, nas duas primeiras semanas de abril, período em que o distanciamento social estava plenamente em vigor, dados de vendas com cartão de débito, compilados pela CIP/SLC, evidenciavam retração de 26,9% nos valores nominais recebidos pelas empresas em vários segmentos do comércio e da prestação de serviços, relativamente ao mesmo período de março”, acrescentou o BC.

Para a autarquia, o Sudeste deve ter impactos de curtíssimo prazo mais severos da pandemia, por concentrar a maior parte dos casos da doença.

O BC divulgou nesta quinta o Boletim Regional. No documento, a análise da atividade nas regiões leva em conta os dados até fevereiro deste ano. No entanto, em função da pandemia do novo coronavírus, o BC já incorporou no documento uma série de dados e avaliações em relação aos meses de março e abril. Foi a partir de março que se intensificaram os efeitos da covid-19 sobre a economia de todas as regiões do País.

- Continua após a publicidade -

Comunhão Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Semana de lives da Consciência Cristã 2021; Confira as datas!

O tema das lives, que acontece de hoje, 3, até sábado, 8, é "Feitos à imagem de Deus", que será a abordagem do Consciência Cristã 2021

Helena Tannure e Alda Célia no Congresso Vitoriosas

É a terceira edição do evento, que é voltado para mulheres. O tema do Congresso Vitoriosas 2020 será Transformadas. Saiba mais! 

Lagoinha abre curso Linhas de ensino; Saiba mais!

As aulas das turmas do primeiro módulo do Curso Linha de ensino se iniciam a partir de 17 de agosto. Saiba mais!

Fórum literário: O absurdo, a esperança e mais além

Realizado desde 2016, o Fórum literário é um curso para peregrinar nos caminhos da arte e da fé cristã. Evento, que será online, começa hoje, 27. Saiba mais aqui! 

Plugue-se

Dia dos Pais: aqueça os corações com um bom filme

O Dia dos Pais é celebrado neste domingo, 9, mas que tal aproveitar o fim de semana para aquecer o coração com um filme especial?

“Confiar” é o terceiro single de Larissa e Isabela pela Sony

Larissa e Isabela são vencedoras do Festival de Música Gospel Eagle, edição ES, que aconteceu em setembro do ano passado

“Bem mais que perto”, novo EP de Isa Ribeiro

Ao todo, sete canções integram o novo EP de Isa Ribeiro. Projeto foi gravado no início de 2020 em Belo Horizonte. 

“Recuperando a esperança” e fortalecendo a fé

Baseado em milhares de histórias verdadeiras, "Recuperando a esperança" é um forte lembrete de nunca é tarde demais para mudar e se transformar