24.9 C
Vitória
sexta-feira, 29 março 2024

Atitudes de fé que auxiliam a vida cristã

Maria-Madalena
Imagem do filme Maria Madalena (Foto: Universal Pictures)

Conheça seis exemplos de fé de mulheres da Bíblia que servem de inspiração para a vida cristã 

Por Victor Rodrigues 

Pesquisas afirmam que as mulheres são a maioria nas igrejas. Do mesmo modo, a Bíblia está repleta de grandes exemplos de mulheres de fé. De acordo com uma pesquisa realizada no ano de 2020 pelo Datafolha, o público feminino corresponde a 58% dos frequentadores de igrejas evangélicas.

Assim, reunimos seis características de mulheres da Bíblia que fizeram diferença a seu tempo. Entre essas características, muitas carregam uma vida de perseverança na oração, coragem, sabedoria para superar as crises, temor de Deus, fervor missionário, caráter, entre outras características. 

Bem como, queremos incentivar mais mulheres a encontrar inspiração mediante estes exemplos de vida. Conheça seis características de mulheres da Bíblia que servem de inspiração para a vida cristã: 

- Continua após a publicidade -
  • Perseverança na oração
    No livro de 1 Samuel, Ana, uma mulher que constantemente clamava a Deus, era estéril. Isso era considerado uma espécie de maldição em sua época. Assim também ela era desprezada pela outra esposa do marido e carregava grande tristeza no coração por causa de tudo isso (1 Sm 1,6). Mas não desistiu de seu objetivo de ter um filho e não se entregou à murmuração.Ela foi perseverante na oração e pode declarar: “Ela concebeu e, passado o devido tempo, teve um filho, a que chamou Samuel, pois dizia: Do Senhor o pedi.” (1Sm 1,20).
  • Coragem
    Jesus expeliu de Maria Madalena sete demônios (Lc 8:2). Entretanto, não temos muitos detalhes do passado dessa mulher, mas certamente não foi um passado que agradasse a Deus. Ela teve a coragem de superar o seu passado negro e ser uma grande serva do Senhor Jesus.Mencionada sempre em companhia dos discípulos, ela foi a primeira a saber e crer na ressurreição de Jesus Cristo (Mt 28:1). Além disso, mostrou uma superação inigualável, e um verdadeiro retrato da transformação que Deus opera na vida das pessoas.
  • Sabedoria
    Miriam é um exemplo de sabedoria grandiosa ao seguir o menino que fora colocado num cesto no rio, convencendo a filha do faraó a entregar o menino à própria mãe, para que cuidasse dele por um tempo (Ex 2,7). Ela salvou a vida de Moisés com a sua forma sábia de lidar com as situações adversas.O Faraó havia determinado que cada egípcio deveria matar os meninos que nascessem às hebreias (Ex 1:22). Essa ordem colocou em risco a vida de Moisés, que era ainda um bebê. Mas a estratégia da mãe de Moisés e Miriam, sua irmã, salvou a vida d’Ele.
  • Temor
    Raabe vivia em meio a um povo pagão. No entanto, a declaração dela mostra quão grande foi seu temor a Deus. Tão grande foi a atitude dela diante de Deus, que ela faz parte da genealogia de Jesus Cristo (Mt 1,5).A Bíblia não esconde o que ela era. Mas também não esconde a mudança que estava ocorrendo no coração dela. “Ouvindo isto, desmaiou-nos o coração, e em ninguém mais há ânimo algum, por causa da vossa presença; porque o Senhor, vosso Deus, é Deus em cima nos céus e embaixo na terra.” (Js 2,11). Uma grande confissão de temor ao Senhor.
  • Fervor 
    A mulher samaritana, como todos sabem, teve um grande encontro com Jesus próximo de um poço onde foi buscar água (Jo 4,9). Jesus lhe revela os erros que ela havia cometido no passado e no presente, e traz a ela uma palavra muito poderosa que impactou o coração dessa mulher.”Quanto à mulher, deixou o seu cântaro, foi à cidade e disse àqueles homens: Vinde comigo e vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Será este, porventura, o Cristo? Saíram, pois, da cidade e vieram ter com ele.” (Jo 4,28-30). Assim o fervor missionário tomou conta do coração dessa mulher.
  • Mulher virtuosa
    A mulher virtuosa apresenta virtudes no cuidado da família, do marido, dos filhos; na forma honesta e dedicada com que trabalha; no exemplo que dá ao próximo, na forma sabia com que vive sua vida.Os últimos versos do livro de Provérbios são dedicados a louvar o caráter de uma mulher que não tem nome, mas que bem poderia ser algumas das grandes mulheres de Deus, que existiram e existem em nossos tempos. Esse texto mostra um resumo das qualidades das mulheres de Deus e como elas são importantes.

*Com informações de Aleteia. 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -