22.1 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril 2024

Grupo terrorista Estado Islâmico assume autoria de atentado em Paris

Paris
Foto: Reprodução

O grupo terrorista Estado Islâmico assumiu a autoria do ataque a tiros na Avenida Champs-Élysées, em Paris, que causou nesta quinta-feira, dia 20, a morte de um policial e feriu gravemente outros dois. As informações são da Agência EFE e Agência Brasil.

O atentado, que ocorreu às 21h (16h no horário de Brasília), deixou também um pedestre ferido. O tiroteio começou quando o autor parou o carro em que estava perto de uma viatura policial e abriu fogo. Posteriormente, ele foi morto por tiros de outros policiais, segundo as autoridades.

Em um breve comunicado divulgado na internet pela agência de notícias Amaq, ligada à organização jihadista, os extremistas informaram que o autor dos disparos que mataram o policial foi “um dos combatentes do Estado Islâmico”, identificado como “Abu Youssef, o belga”. Ele tem 39 anos e já teria declarado nas redes sociais, sua intenção de matar policiais.

O atentado aconteceu às vésperas do primeiro turno das eleições presidenciais francesas. O terrorismo, a imigração e a segurança têm sido os principais temas dos debates que antecedem as eleições.

- Continua após a publicidade -

Pronunciamento
Mais cedo, o presidente da França, François Hollande, havia declarado que todas as pistas indicavam que o tiroteio teve “caráter terrorista “. O presidente afirmou que convocou um Conselho de Defesa para esta sexta-feira, dia 21, de manhã.

“Estamos convencidos de que as pistas que podem conduzir à investigação e que devem revelar toda a realidade são de caráter terrorista”, disse o presidente em um pronunciamento à imprensa no Palácio do Eliseu, a poucos metros do local do tiroteio.

Hollande confirmou que um policial morreu e outros dois ficaram gravemente feridos, e acrescentou que um transeunte que passava pelo local também ficou ferido.

A investigação foi passada à seção antiterrorista da procuradoria de Paris, declarou o presidente, que afirmou que esta deverá determinar a natureza do incidente e se o autor contou com cúmplices.

Segundo testemunhas, o atirador saiu de um carro e começou a disparar com uma metralhadora “Kalashnikov”. Os policiais estavam de guarda perto da estação de metrô Champs-Elysees quando um dos atacantes disparou fogo.

Grupo terrorista Estado Islâmico assume autoria de atentado em Paris

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -