24.7 C
Vitória
sexta-feira, 26 fevereiro 2021

Atentado suicida no Iraque deixa 30 mortos

Dois homens-bomba se explodiram, em momentos diferentes, dentro de um mercado lotado no centro de Bagdá

Um ataque suicida matou pelo menos 28 pessoas em um mercado movimentado no centro de Bagdá, no Iraque, nesta quinta-feira, 21. O ataque aconteceu num mercado lotado no centro da capital. De acordo com testemunhas, além das mortes, mais de 100 pessoas ficaram feridas durante o atentado.

Forças de segurança local disseram que dois homens-bomba detonaram coletes explosivos, em dois momentos, dentro do mercado.

“O primeiro homem-bomba se explodiu depois de fingir que estava passando mal para reunir pessoas ao seu redor”, disse o major-general Khalid al Muhanna, porta-voz do Ministério do Interior. Ele disse que o homem caiu no chão e detonou o colete depois que as pessoas correram para ajudá-lo. O segundo ataque aconteceu minutos depois.

Ataques

Os ataques suicidas no Iraque aconteciam quase que diariamente, mas foram encerrados nos últimos três anos desde que os combatentes do Estado Islâmico foram derrotados e Bagdá teve a vida normal retomada.

Autoridades locais afirmaram que o atendado de hoje pode indicar uma possível retomada do Estado Islâmico, mas até o momento nenhum grupo reivindicou a autoria do ataque.

“Os grupos terroristas do Daesh podem estar por trás dos ataques”, disse o chefe da Defesa Civil, Major General Kadhim Salman, a jornalistas, usando uma sigla em árabe para Estado Islâmico. Após o acontecimento, o primeiro-ministro Mustafa al-Kadhimi convocou uma reunião de emergência em seu gabinete.

Violência no Iraque

De acordo com levantamento da Ong Portas Abertas, a violência contra cristãos no país iraquiano também aumentou no último ano.

No período relacionado a 2019, o Iraque aparecia em 15º lugar, já no ano passado, subiu para 11º no levantamento mostrado na Lista Mundial da Perseguição. Ainda segundo os dados, as causas para o crescimento da intolerância religiosa estão ligadas ao fechamento de igrejas e o aumento no número de cristãos sequestrados.

A gerente de uma das organizações parceiras da Portas Abertas no Iraque pede orações pelos cristãos no país. “Por favor, ore pela segurança das pessoas, das vítimas e de suas famílias. Ore para que esses bombardeios não sejam mais um motivo para os cristãos deixarem o Iraque”, solicitou Shifa.

Seja parceiro dos cristãos no Iraque

Além de orar pelas vítimas sobreviventes e familiares que perderam parentes no atentado, você pode ajudar de forma prática doando para os projetos da Portas Abertas.

A Ong trabalha por meio de parceiros locais e igrejas para apoiar os cristãos no Iraque com distribuição de Bíblias, treinamentos, ajuda emergencial em crises, microcréditos e projetos socioeconômicos para autossuficiência em longo prazo. Doando para esta campanha, você possibilita a reconstrução de casas e igrejas no país iraquiano.

Atentado-ao-Iraque
Foto: Portas Abertas

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Irmão Lázaro está internado em estado grave com covid-19

Vereador de Salvador (BA), Irmão Lázaro foi deputado federal pela Bahia, por 4 anos e tem 36 anos de carreira na música gospel. Saiba mais!

Guardado em silêncio: o papel dos cristãos no holocausto

Espetáculo, que aborda papel dos cristãos no holocausto será apresentado 14 vezes, entre março e abril, no formato de teatro online interativo

Deive Leonardo grava primeira série do ano em Florianópolis

Com o tema "Alvorecer", a primeira série gravada de Deive Leonardo promete levar a esperança de um recomeço e de um novo dia. Evento acontece no próximo sábado, 27. Saiba mais!

Itália: Deslizamento em cemitério lança 200 caixões ao mar

Causa do acidente está relacionada à erosão da falésia, que acabou sendo intensificada pelas tempestades que atingem a Itália. Saiba mais!

Igreja de Volta Redonda (RJ) é interditada pela justiça

Igreja Assembleia de Deus, do bairro Laranjal, teve multa de R$ 50 mil fixada. Decisão foi tomada após solicitação do Ministério Público. Saiba mais!

Luiz Sayão, vítima de intolerância: “nunca imaginei”

A Wikipédia censurou o diretor da Faculdade Batista de São Paulo, o pastor e hebraísta Luiz Sayão, supostamente por não evidenciar “notoriedade” e “relevância”. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Voluntariado no exterior para jovens universitários; Saiba mais!

Organização IYF abre inscrições de voluntariado no exterior para jovens universitários A Organização International Youth Fellowship- IYF(comunhão internacional de jovens), é uma organização com base...

Franklin Graham no Brasil para o “Esperança Rio 2021”

Lançamento do "Esperança Rio 2021" será em Maio e em dezembro a ação evangelística, que terá participação do evangelista Franklin Graham. Saiba mais!

Deive Leonardo ministra em São Paulo fim de semana

O evangelista Deive Leonardo retorna com suas apresentações na capital Paulista nesta sexta-feira, 19 e neste sábado, em Barueri (SP). Saiba mais!

Começou a 23ª edição da Consciência Cristã; Saiba mais!

Consciência Cristã inicia hoje e reúne evangélicos para debater educação, fé, ciência e justiça social. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Deive Leonardo grava primeira série do ano em Florianópolis

Com o tema "Alvorecer", a primeira série gravada de Deive Leonardo promete levar a esperança de um recomeço e de um novo dia. Evento acontece no próximo sábado, 27. Saiba mais!

Cantora Amanda Wanessa sai da UTI

Pelas redes sociais, o marido da cantora, Dobson Santos contou que Amanda Wanessa foi transferida para o quarto: “o milagre está cada vez mais perto”, declarou. Saiba mais!

Deive Leonardo vai se apresentar em Brasília e Goiânia

O evangelista se apresenta na próxima terça-feira, 16, em Brasília e em Goiânia, prometendo trazer importantes reflexões para o público. Saiba mais!

André Valadão: Humor para explicar temas polêmicos da Bíblia

Conhecido por sua forma extrovertida de ministrar, o cantor e pastor André Valadão tem usado sua conta no instagram para tirar dúvidas de internautas sobre temas polêmicos