21 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril 2024

Atentado suicida no Iraque deixa 30 mortos

Dois homens-bomba se explodiram, em momentos diferentes, dentro de um mercado lotado no centro de Bagdá

Um ataque suicida matou pelo menos 28 pessoas em um mercado movimentado no centro de Bagdá, no Iraque, nesta quinta-feira, 21. O ataque aconteceu num mercado lotado no centro da capital. De acordo com testemunhas, além das mortes, mais de 100 pessoas ficaram feridas durante o atentado.

Forças de segurança local disseram que dois homens-bomba detonaram coletes explosivos, em dois momentos, dentro do mercado.

“O primeiro homem-bomba se explodiu depois de fingir que estava passando mal para reunir pessoas ao seu redor”, disse o major-general Khalid al Muhanna, porta-voz do Ministério do Interior. Ele disse que o homem caiu no chão e detonou o colete depois que as pessoas correram para ajudá-lo. O segundo ataque aconteceu minutos depois.

Ataques

Os ataques suicidas no Iraque aconteciam quase que diariamente, mas foram encerrados nos últimos três anos desde que os combatentes do Estado Islâmico foram derrotados e Bagdá teve a vida normal retomada.

- Continua após a publicidade -

Autoridades locais afirmaram que o atendado de hoje pode indicar uma possível retomada do Estado Islâmico, mas até o momento nenhum grupo reivindicou a autoria do ataque.

“Os grupos terroristas do Daesh podem estar por trás dos ataques”, disse o chefe da Defesa Civil, Major General Kadhim Salman, a jornalistas, usando uma sigla em árabe para Estado Islâmico. Após o acontecimento, o primeiro-ministro Mustafa al-Kadhimi convocou uma reunião de emergência em seu gabinete.

Violência no Iraque

De acordo com levantamento da Ong Portas Abertas, a violência contra cristãos no país iraquiano também aumentou no último ano.

No período relacionado a 2019, o Iraque aparecia em 15º lugar, já no ano passado, subiu para 11º no levantamento mostrado na Lista Mundial da Perseguição. Ainda segundo os dados, as causas para o crescimento da intolerância religiosa estão ligadas ao fechamento de igrejas e o aumento no número de cristãos sequestrados.

A gerente de uma das organizações parceiras da Portas Abertas no Iraque pede orações pelos cristãos no país. “Por favor, ore pela segurança das pessoas, das vítimas e de suas famílias. Ore para que esses bombardeios não sejam mais um motivo para os cristãos deixarem o Iraque”, solicitou Shifa.

Seja parceiro dos cristãos no Iraque

Além de orar pelas vítimas sobreviventes e familiares que perderam parentes no atentado, você pode ajudar de forma prática doando para os projetos da Portas Abertas.

A Ong trabalha por meio de parceiros locais e igrejas para apoiar os cristãos no Iraque com distribuição de Bíblias, treinamentos, ajuda emergencial em crises, microcréditos e projetos socioeconômicos para autossuficiência em longo prazo. Doando para esta campanha, você possibilita a reconstrução de casas e igrejas no país iraquiano.

Atentado-ao-Iraque
Foto: Portas Abertas

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -