24 C
Vitória
quarta-feira, 21 abril 2021

Ataques a tiros perto de Frankfurt deixam nove mortos

O crime tem uma possível motivação xenófoba. Líderes das principais instituições da União Europeia (UE), como a ministra Angela Merkel, condenaram o racismo

Nove pessoas morreram nessa quarta-feira (19) em dois tiroteios em bares de narguilé na cidade de Hanau, Alemanha. Segundo informações, os crimes têm motivação “xenófoba”. O autor dos ataques foi encontrado morto em sua residência nesta quinta (2).

A promotoria antiterrorista anunciou que assumiu a investigação e dispõe de “elementos que apontam uma motivação xenófoba”. Fontes revelaram que uma carta de confissão e um vídeo foram encontrados.
O texto é um “manifesto de 24 páginas” que expressa um “ódio aos estrangeiros e aos não brancos”, de acordo com o jornalista alemão Peter Neumann, especialista em terrorismo do King’s College de Londres.
“E faz um apelo ao extermínio de vários países do norte da África, Oriente Médio e Ásia central, usando termos explicitamente eugenistas, afirmando que a ciência demonstra que algumas raças são superiores”, explicou Neumann no Twitter.
O suposto autor alegava ter sido “vigiado toda sua vida pelos serviços secretos”. E se descreve com um “celibatário involuntário”, continua Neumann.
Identificado como “Tobias R.” o suspeito tinha 43 anos e foi encontrado ao lado do corpo da mãe, de acordo com o canal de televisão ARD. A imprensa local cita vários feridos em estado grave.
Duas cenas de crime
O primeiro tiroteio aconteceu em um bar de narguilé, o Midnight, no centro de Hanau, cidade de 100.000 habitantes que fica a 20 km de Frankfurt. No local ele matou três pessoas.
Em seguida, o criminoso seguiu em seu automóvel até um segundo estabelecimento, o Arena Bar, no bairro de Kesselstadt, na periferia da cidade, onde abriu fogo contra pessoas que estavam na área de fumantes. Os tiros mataram cinco pessoas, incluindo uma mulher. Segundo o jornal Bild, todas as vítimas eram de origem curda.
“As vítimas são pessoas que conhecemos há muitos anos”, afirmou o filho do gerente do bar. Dois funcionários estão entre as vítimas. “É um choque para todos”, disse.
Os investigadores encontraram o automóvel do suspeito, que estava com munições e carregadores. De acordo com a imprensa, ele tinha licença de caça e é alemão.
Localização da cidade dos ataques 

O primeiro incidente ocorreu no bar de shisha, Midnight, no centro da cidade, cerca de 25 km a leste de Frankfurt. O suspeito teria fugido em um carro de cor escura para o bairro de Kesselstadt, onde abriu fogo contra o Arena Bar & Cafe, matando cinco pessoas no local. Ambos localizados na cidade alemã de Hanau.

Racismo
A chanceler Angela Merkel condenou o racismo na Alemanha. “O racismo é um veneno, o ódio é um veneno e este veneno existe em nossa sociedade e é o culpado por muitos crimes”, declarou Merkel.
Líderes das principais instituições da União Europeia (UE) lamentaram nesta quinta-feira os ataques. A Promotoria antiterrorista anunciou que assumiu a investigação e dispõe de “elementos que apontam uma motivação xenófoba”.
*Com informações do Correio Brasiliense
- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se