28 C
Vitória
quarta-feira, 24 fevereiro 2021

Rio Grande do Sul é alvo de ataque de gafanhotos

Gafanhotos, que formam enxames gigantes, já destruíram parte de uma reserva indígena e de áreas de mata nativa no Sul do Brasil

A região Sul do Brasil foi vítima novamente de nuvens de gafanhotos que começaram a se espalhar por uma área indígena do Rio Grande do Sul, a Reserva Inhacorá. Entre os municípios de São Valério do Sul e Santo Augusto tem grande presença de vegetação nativa.

Logo em seguida, outra região de floresta, no entorno das cidades de Santo Augusto e Chiapeta, foi alvo dos ataques dos insetos, que costumam devorar as plantas.

Atualmente, há focos dos insetos em oito cidades do Rio Grande do Sul, entre elas Bom Progresso e Rendentora. Em Bom Progresso e nas áreas rurais, foi identificado o chamado gafanhoto soldado, de coloração verde e amarela.

Essa espécie não atinge um grande tamanho, mas é capaz de destruir diversos tipos de lavouras por se agrupar em enxames gigantes. Geralmente, o gafanhoto militar danifica plantações de berinjela, eucalipto, cana-de-açúcar, girassol, tabaco, arroz e tomates. O inseto também pode destruir áreas de mata nativa.

Temperatura

Já os gafanhotos gigantes têm um poder de destruição maior. Nas áreas de mata, que somam 400 hectares, os fiscais da secretária de agropecuária do Rio Grande do Sul identificaram áreas de grandes dimensões que foram destruídas. Mas, por enquanto, os insetos não atacaram fazendas de soja e milho, as principais commodities produzidas na região.

Uma das principais hipóteses para o ressurgimento das nuvens de gafanhotos é a alta temperatura que tomou conta do Rio Grande do Sul e de quase todo o Brasil, aliada à umidade. Esses insetos costumam se reproduzir mais em condições climáticas que unem calor e tempo úmido.

A região sul foi vítima de ondas de gafanhotos gigantes em meados do ano. Na ocasião, foi preciso realizar uma pulverização maciça de inseticidas para combater os insetos. O tempo atípico desse inverno, mais quente e úmido, favoreceu a formação e o deslocamento de grandes nuvens de gafanhotos. Uma das nuvens de insetos veio da Argentina

*Com informações de Exame

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Igreja de Volta Redonda (RJ) é interditada pela justiça

Igreja Assembleia de Deus, do bairro Laranjal, teve multa de R$ 50 mil fixada. Decisão foi tomada após solicitação do Ministério Público. Saiba mais!

Luiz Sayão, vítima de intolerância: “nunca imaginei”

A Wikipédia censurou o diretor da Faculdade Batista de São Paulo, o pastor e hebraísta Luiz Sayão, supostamente por não evidenciar “notoriedade” e “relevância”. Saiba mais!

Voluntariado no exterior para jovens universitários; Saiba mais!

Organização IYF abre inscrições de voluntariado no exterior para jovens universitários A Organização International Youth Fellowship- IYF(comunhão internacional de jovens), é uma organização com base...

A batalha é real

A batalha é dura e constante, precisamos estar com a armadura e sermos guerreiros obedientes a Deus

Ministro da Justiça na sede da Sociedade Bíblica do Brasil

Ao conhecer o trabalho realizado pela SBB no Brasil, o ministro da justiça e segurança pública, André Mendonça declarou: "A SBB é uma organização de tradição e respeito no cenário brasileiro"

“Deserto Não Será Seu Fim”, com Luciano Camargo

Música integra o projeto gospel de Luciano Camargo, "A Ti entrego". Artista apresentou a canção no programa 'The noite', com Danilo Gentilli nesta terça-feira, 23

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Franklin Graham no Brasil para o “Esperança Rio 2021”

Lançamento do "Esperança Rio 2021" será em Maio e em dezembro a ação evangelística, que terá participação do evangelista Franklin Graham. Saiba mais!

Deive Leonardo ministra em São Paulo fim de semana

O evangelista Deive Leonardo retorna com suas apresentações na capital Paulista nesta sexta-feira, 19 e neste sábado, em Barueri (SP). Saiba mais!

Começou a 23ª edição da Consciência Cristã; Saiba mais!

Consciência Cristã inicia hoje e reúne evangélicos para debater educação, fé, ciência e justiça social. Saiba mais!

Mulheres de honra: Congresso em um transatlântico de luxo

É o 1° Congresso de Mulheres do Espírito Santo, que será realizado em um Transatlântico de alto luxo. Saiba mais sobre esse evento!
- Publicidade -

Plugue-se

Cantora Amanda Wanessa sai da UTI

Pelas redes sociais, o marido da cantora, Dobson Santos contou que Amanda Wanessa foi transferida para o quarto: “o milagre está cada vez mais perto”, declarou. Saiba mais!

Deive Leonardo vai se apresentar em Brasília e Goiânia

O evangelista se apresenta na próxima terça-feira, 16, em Brasília e em Goiânia, prometendo trazer importantes reflexões para o público. Saiba mais!

André Valadão: Humor para explicar temas polêmicos da Bíblia

Conhecido por sua forma extrovertida de ministrar, o cantor e pastor André Valadão tem usado sua conta no instagram para tirar dúvidas de internautas sobre temas polêmicos 

Connect 2021: Mercado cinematográfico cristão em ação

Referência no mercado cinematográfico cristão no Brasil, a 360 WayUp realizou o Connect 2021, para avaliação de mercado e novidades, com a equipe nacional