27.3 C
Vitória
quarta-feira, 20 janeiro 2021

Mais um ataque a Igreja – 9 pessoas mortas no Egito

Dois homens armados invadiram uma igreja copta no sul do Cairo, no Egito. Pelo menos nove pessoas foram mortas. Cinco ficaram feridas.

O ataque terrorista ocorreu na Igreja de Mar Mina, no distrito de Helwan, de acordo com o Ministério da Saúde do Egito. Segundo a imprensa local, um policial está entre os mortos no ataque. De acordo com um funcionário do Ministério do Interior, um agressor foi morto e o segundo conseguiu escapar.

O grupo afiliado ao Estado Islâmico no Egito já matou dezenas de cristãos no Egito e ameaçou novos ataques. Os cristãos coptas do Egito constituem cerca de 10% da população de 93 milhões de pessoas e são uma minoria religiosa da região.

Desta vez foi a igreja do Egito que deixou 9 mortos
Pessoas se aglomeram na porta da Igreja que foi alvo de ataque no Egito. (Foto: Amr Abdallah Dalsh/ Reuters)

Cerca de 230 mil oficiais de segurança foram convocados para fazer a guarda de igrejas durante as celebrações de Natal no Egito. As equipes de segurança e os oficiais foram implantados nas 2.626 igrejas do país. Até nos parques públicos, instituições estaduais e locais turísticos, sendo todos observados de perto.

O Estado Islâmico matou centenas de policiais e soldados durante sua insurgência na península do Sinai. Local é fronteira com Israel e a Faixa de Gaza. À medida que as forças de segurança têm se tornado mais difíceis de serem atingidas, os terroristas têm atacado cada vez mais civis.

Igreja Copta

Menos conhecida no Brasil, a Igreja Copta é uma das primeiras da história do Cristianismo. Nasceu algumas décadas depois da crucificação de Jesus Cristo quando o apóstolo Marcos saiu da Terra Santa e foi fundar a Igreja de Alexandria no Egito. As igrejas caminharam juntas até o ano de 451. Os coptas se separaram dos outros cristãos por conta de uma discussão sobre a natureza de Jesus.

A discussão teológica deixou de ser motivo para desavenças e hoje os coptas, os ortodoxos e os católicos são bastante parecidos na fé. Os coptas não acreditam em purgatório, dizem que as almas das pessoas mortas vão direto para o céu, ou para o inferno. A missa copta é rezada em árabe e em uma língua copta milenar.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Tsunami ‘apocalíptico’ inundou Israel há 10 mil anos

Os resultados do estudo foram publicados na revista PLoS ONE, e detalham um desastre natural ocorrido por volta de 7910 e 7290 AEC em Israel. Saiba mais!

Samarco: auxílio financeiro é prorrogado até o fim de 2021

Segundo informações do Ministério Público Federal de Minas Gerais, o montante será pago aos atingidos pelo desastre do Rio Doce, mas com redução de 50% do valor a partir de janeiro

Suspenso o inquérito contra desembargador que humilhou guardas em Santos

Diz que direito de defesa foi violado. Caso aconteceu em Santos (SP). Eduardo Siqueira humilhou guarda e se recusou a usar máscara na orla

Missões Nacionais abençoando o Amazonas

A campanha SOS Manaus, da Junta de Missões Nacionais mobiliza igrejas e parceiros missionários, todos voluntários para abençoar o estado do Amazonas. Saiba mais!

“Haja luz”, nova canção de Luciano Camargo

O louvor, que já está disponível em todas as plataformas digitais, vem como uma comemoração da vida do artista e um anseio para o ano novo. Ouça a canção!

O legado de Luther King por Pastor Michael Eric Dyson

Como Martin Luther King, um pastor batista negro se revoltou com a desigualdade racial e liderou um movimento que iria inspirar ações antiracistas regiões do mundo. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Encontro para a Consciência Cristã em fevereiro; Saiba mais!

Pela primeira vez em mais de duas décadas, o tradicional encontro para a Consciência Cristã será realizado online.

The Send online será neste sábado, 9

Um dos maiores eventos de louvor, adoração evangelismo no mundo, o The send, costuma reunir milhares de pessoas. Saiba mais!

Passion Conference no último dia do ano; Saiba mais!

O cantor Fernandinho é o único artista brasileiro a participar da Passion Conference. Saiba mais!

Aulas criativas e transformadoras sobre a Bíblia

Para quem ensina a Bíblia, mas tem dificuldade no preparo das aulas, um workshop gratuito será apresentado pelo pastor Lécio Dornas, em janeiro. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Fé na caminhada cristã! Fernandinho batiza os filhos

Ao lado do pastor Rodrigo Oliver, Fernandinho batizou seus filhos neste domingo, 17 e escreveu no instagram: "Um dos melhores dias das nossas vidas", escreveu o artista.

Vietnã ganha a primeira Biblioteca pública cristã

Vietnã ocupa a 19 colocação na Lista Mundial da Perseguição de 2021, da Portas Abertas. Saiba mais!

“A Deus seja a glória”, Nani Azevedo sai do hospital

Internado há vários dias por complicações de covid-19, o cantor Nani Azevedo recebeu alta hospitalar nesta sexta-feira, 15.

“Abandono” é o novo single da Banda Catedral

Canção inédita é uma crítica social