Assembleia de Deus de SP vira patrimônio histórico

Foto: Daniel Carvalho

Projetos de lei foram sancionados pelo governador Márcio França (PSB).

O reconhecimento é do governo do Estado. O governador de São Paulo, Márcio França (PSB), sancionou dois projetos de leis que tornam duas convenções da Igreja Assembleia de Deus como patrimônio cultural, histórico e turístico do Estado. São os Ministérios de Madureira  e de Belém.

A lei foi sancionada no último dia 07. E já foi publicada no Diário Oficial do Estado de SP. As propostas são de autoria do deputado Cezinha de Madureira (PSD), e da deputada Mata Costa (PSD), para o Ministério de Belém. Os projetos tramitavam na Assembleia Legislativa desde 2017.

“O Ministério de Madureira se traduz em morada de fé para milhões de fiéis”, dizia o texto em justificativa do projeto do deputado Cezinha. “O Ministério de Belém sempre trabalhou em favor do povo e da cidadania”, diz o deputado Costa.

Em São Paulo, a denominação da convenção Madureira, tem a liderança do clã Ferreira. E possui filiais em todo o estado e várias cidades do Brasil. A aprovação do projeto e sanção do governador foi comemorada nas redes sociais pelo bispo Samuel Ferreira, que comanda a AD Brás, uma das filiais na capital paulista.

“Nossos aplausos efusivos a esta iniciativa onde o poder público reconhece a grandeza do Ministério de Madureira considerando o frutífero trabalho de nossa liderança que faz a obra de Deus despontar de forma esplêndida. Deus seja louvado!”, declarou um dos internautas ao post do Bispo.

Segundo o IBGE, a Assembleia de Deus é a maior igreja evangélica do Brasil, com 12 milhões de fiéis. O número expressivo torna-se importante para quem está de olho no pleito eleitoral.

Pará

Uma lei parecida aconteceu no Pará em Junho de 2017. O governo do Estado sancionou uma lei da Assembleia Legislativa que tornou a denominação como patrimônio Cultural, histórico e Turístico. A lei reconhece a instituição como a igreja-mãe do movimento pentecostal no Brasil.

História

Foi no dia 18 de junho de 1911 que a Igreja Missão da Fé Apostólica foi fundada pelos missionários suecos  Daniel Berg e Gunnar Vingren. O nome atual foi registrado em 18 de janeiro de 1918 e tem permanecido até os dias atuais.


Leia mais

107 anos da Assembleia de Deus no Brasil em Junho