21.6 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril 2024

Assassinatos a Cristãos na Nigéria chegam a 800

Foto: Christianity Today

Entre as vítimas estão crianças e mulheres. As informações são da Sociedade Internacional pelas Liberdades Civis e pelo Estado de Direito (Intersociety). Massacre é promovido por muçulmanos.

A Nigéria enfrenta uma onda de assassinatos de cristãos. De acordo com um grupo de defesa dos direitos humanos, somente em abril, pelo menos 100 cristãos foram assassinados e centenas de outros feridos.

O massacre é promovido pelo grupo jihadista Fulani, considerado ainda mais letal do que as milícias de Boko Haram. A informação é do Christian Post.

A organização não-governamental com sede em Anambra, conhecida como Sociedade Internacional pelas Liberdades Civis, e o Estado de Direito (Intersociety) divulgou um relatório especial nesta semana, afirmando que os 100 cristãos foram mortos por terroristas Fulani e outros grupos jihadistas armados, como o Boko Haram no mês de abril.

O relatório detalha que entre 750 e 800 cristãos foram mortos por grupos jihadistas armados na nação africana durante os primeiros quatro meses de 2019.

- Continua após a publicidade -

Segundo a ONG, desses assassinatos, cerca de 550 a 600 mortes foram perpetradas por milícias islâmicas Fulani ligadas à Associação de Criadores de Gado Miyetti Allah da Nigéria, MACBAN, um grupo federal que defende os pastores Fulani que organizações humanitárias pediram para ser rotulado como um grupo terrorista “terrorista”.

“De janeiro a abril, o grupo jihadista matou de 550 a 600 cristãos, com centenas de residências e dezenas de igrejas incendiadas ou destruídas”, informa a ONG.

Os outros 200 assassinatos até agora em 2019, segundo relatórios da Intersociety, foram cometidos pelo grupo extremista islâmico Boko Haram e o Estado Islâmico na África Ocidental, que aterrorizou o nordeste da Nigéria, partes do Níger, Chade e Camarões.

Em entrevista ao Christian Post, o presidente do conselho da Intersociety Emeka Umeagbalasi, um criminologista cristão e ativista de direitos humanos disse que os números apresentados pela organização são baseados em evidências “empíricas”. defendido em juízo.

“A última rodada de assassinatos ou massacres anti-cristãos no país não apenas se traduz em uma média mensal de 180–200 nos últimos quatro meses, com média diária de seis a sete mortes de cristãos, mas os massacres estão cada vez mais rastejando em direção ao sul da Nigéria, particularmente do Sudeste e extremo Sul. Isso é capaz de desencadear ‘guerra santa’ e limpeza intertribal”, diz o relatório.

Assassinatos a Cristãos na Nigéria chegam a 800
Foto: The Gospel Herald
Massacres

O método para a chacina envolve ataques surpresas a tiros, incêndios criminosos de casas e templos, além de bombas. O ano passado, os Fulani assassinaram milhares de cristãos na Nigéria e estão sendo responsáveis pelo que autoridades estão chamando de “genocídio cristão na Nigéria”.

Em 12 de abril, terroristas Fulani invadiram um assentamento de fazenda em West Anambra e matado seis pessoas, enquanto feriam outras 30. Os extremistas também teriam matado pessoas, queimado casas e estuprado mulheres.

O jornal The Guardian relatou que até 11 pessoas foram mortas por ataques de pastores contra comunidades agrícolas no Delta no início de abril, levando uma autoridade estadual a pedir a Buhari e outros detentores de cargos para ajudar a impedir ataques de Fulani contra pessoas inocentes em fazendas do estado.

*Com informações de Christian Post


Leia mais

Nigéria – Ataques deixam mais de 200 cristãos mortos
Ataques na Nigéria – Igreja pede oração pelo país
Pastor é sequestrado após realizar evangelismo na Nigéria
Pastor morre em cativeiro na Nigéria

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -