Crime aconteceu na porta da casa do pastor, ao lado da igreja, em Itueta (MG). Filiado a Ordem dos Pastores Batistas de MG, Christian Souza, 40, era querido pela liderança da igreja, tanto em MG, como no ES, onde também exerceu o pastoreio por muitos anos
Por Priscilla Cerqueira
Um crime que chocou a Igreja evangélica! O pastor Christian André Souza, 40 anos, foi assassinado na porta de casa, neste domingo, 24, após o culto. Crime aconteceu em Itueta, interior de Minas Gerais. O pastor, que era filiado a Ordem de Pastores Batistas de Minas Gerais há 6 anos, morava ao lado da igreja que pastoreava.
“Lamentamos o ocorrido com o pastor Christian. Neste momento, preferimos nos silenciar, aguardamos uma informação oficial da polícia. Mas oremos pela sua esposa Alexsandra e o casal de filhos Talita e Samuel”, diz a nota da Convenção Batista Mineira no instagram.
Segundo a polícia, o pastor morava ao lado da igreja e foi para casa junto à família após o culto. Um homem teria chamado Christian do lado de fora, quando ele apareceu no portão, o homem atirou nele e fugiu de moto.
O pastor foi socorrido, mas morreu a caminho do hospital. “Foi um choque para todos nós, pastores. Era uma pessoa muito alegre, brincalhona”, afirmou o pastor Rene, presidente da Ordem dos Pastores Batistas de Minas Gerais.
Perseguição?
A autoria e a motivação do crime ainda estão sendo investigadas pela polícia civil. Mas segundo testemunhas, durante a pregação, o pastor afirmou que já tinha sido ameaçado.
Ele também foi testemunha contra um homem suspeito de ter abusado sexualmente de uma filha. Esse homem foi preso e desapareceu depois de ser solto, sendo que os parentes dele chegaram a culpar o pastor pelo desaparecimento.
“A polícia terá que explicar a motivação desse crime. Falei rapidamente com a esposa dele assim que o crime aconteceu, mas não deu detalhes pois estava muito abalada. A hipótese é que ele teria denunciado um pai que era pedófilo na cidade, então pode ser que a pessoa tenha sido contratada para matar o pastor”, afirmou o pastor Rene.
Quem foi pastor Christian?
Christian também foi pastor no Espírito Santo por alguns anos. Inclusive participava dos Retiros da Ordem dos Pastores Batistas do Brasil/ES. Uma equipe de pastores capixabas foi para a cidade prestar solidariedade, condolências e ajuda à família do líder. Christian deixa a esposa e dois filhos, de 12 e menos 1 ano.
“Fomos surpreendidos com essa triste notícia! Ele serviu no campo capixaba e mesmo estando em Minas Gerais sua alegria era contagiante. Era muito querido, alegre, dinâmico, voltado para o trabalho social. Vamos lutar para que a justiça seja feita e que a motivação seja esclarecida no sentido de honrar a memória do pastor”, escreveu o pastor Márcio Soares, da Convenção batista do Estado do Espírito Santo no facebook.