28.8 C
Vitória
quinta-feira, 28 março 2024

Arte que transforma, evangeliza e traz edificação para a igreja

Marcus-Nati

Produções artística como pintura, desenhos, dança, cinema, teatro e humor são excelentes ferramentas para evangelização e a edificação da igreja

Por Ivy Coutinho

O salmista diz “Louvem o Seu nome com danças; cantem-lhe o Seu louvor com tamborim e harpa” (149:3). E quando o assunto é louvar ao Criador, logo vêm à mente a música e a dança. Porém, aqueles que amam a arte ultrapassam as notas musicais e as coreografias e desenvolvem diferentes e criativas formas de levar a Palavra. Desenhos, pinturas, arte circense, cinema, teatro, humor são apenas alguns exemplos de atividades que os artistas têm escolhido para levar a mensagem do Pai.

É o caso do pintor Walter de Sousa, nascido em Goiânia e atualmente morando em Minas Gerais. De acordo com o artista, o louvor a Deus é algo universal e espontâneo da criação.

“Não creio na arte como uma adoração litúrgica somente, mas integral. Ela deve ser um todo, uma extensão do coração que foi transformado pela graça divina. O olhar do artista conduz sua criação. Sentimentos como tristeza, alegria, solidão, melancolia, euforia, paz, inquietude, etc, são elementos geradores da arte. Então, o louvor a Deus com a arte é a expressão de todo um conjunto e não de um momento. A Bíblia diz ‘Tudo quanto fizerdes seja palavra ou em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus dando por Ele graças a Deus Pai’ (Colossenses 3:15)”.

- Continua após a publicidade -

Outro que faz do seu trabalho uma forma de expressar a fé em Jesus é o designer gráfico Marcus Nati, de Vitória (ES), que teve a ideia de usar a arte para a pregação do Evangelho em comunidades por meio do projeto Fora da Caixa, que, segundo ele, “é sair das quatro paredes e agir no plano do Reino de Deus.

“Faço um trabalho com moradores de rua, onde arrecado alimentos e roupas, converso e oro com eles. Então, tive a ideia de usar o desenho, que é o meu trabalho secular, como ferramenta para falar do amor de Deus. Comecei a organizar as oficinas de desenho há quatro meses e me apresento em igrejas, escolas e condomínios. Num momento da aula, desenhamos algo relacionado à Bíblia e sempre falo da importância da Escola Bíblica, por exemplo”, contou.

Um por todos

Ygor Siqueira, CEO da 360 Wayup, e ex-diretor da Graça Filmes, é outro que faz parte da lista de profissionais que utilizam as diferentes formas artísticas para engrandecer o nome de Jesus. Seu trabalho é voltado à sétima arte. “Adorar a Deus é honrá-lO de todo nosso coração, alma e mente”, afirma.

A equipe da 360 tem como princípio trabalhar com excelência, para que pessoas recebam o Evangelho de Cristo em suas vidas. A distribuição desses filmes nos cinemas, na televisão, em home vídeo e em outros formatos é o nosso modo de adorar e incentivar as pessoas a conhecê-lO mais”.Arte que transforma, evangeliza e traz edificação para a igreja

Roteirista, líder da 4U Films e diretor premiado com oito estatuetas no II Festival Nacional de Cinema Cristão (FNCC) pelo filme “Metanoia”, o carioca Miguel Nagle faz do seu trabalho com o cinema uma forma de adorar a Deus.

“Louvor e adoração são o dia a dia com Deus e não somente o dia do culto. Então, isso também inclui a nossa profissão. No caso da arte, eu, como diretor cinematográfico, procuro estar conectado com Deus para trazer à tela o que vem do alto, ser instrumento nas mãos d’Ele. Diferente da música ou da dança, em que as pessoas ensaiam para uma apresentação de adoração, no cinema fico atrás das câmeras produzindo um projeto de louvor e adoração.

Com isso, em cada detalhe, desde o roteiro até a tela, estou ministrando. Tanto na pré-produção quanto no set de filmagem, estou sempre com um fone ouvindo um louvor e em espírito de oração por aquela cena”.

Ygor_Siqueira
“Adorar a Deus é honra-LO de todo o nosso coração, alma e mente” – Ygor Siqueira (CEO da 360 Way Up). Foto: Paulo Tauil

“Houve um momento na minha vida que refleti muito sobre qual seria o propósito da minha arte. Foi o momento que comecei a questionar para que estava usando esse meu dom, se era para obras edificantes ou não. Nesse momento, minha vida profissional começou a se unir com os propósitos de Deus, comecei a pensar nos projetos e procurar pessoas que tinham o mesmo sonho que eu, de usar seus dons para Deus. Então, criamos a 4U Films, um ministério de cinema formado por profissionais cristãos. Começamos do nada, sem dinheiro, fazendo com o que tínhamos nas mãos, e Deus foi honrando e capacitando no processo.

Hoje, temos mais de 10 curtas no nosso canal no YouTube, prêmios em muitos festivais, e estamos finalizando nosso longa-metragem “Metanoia”, que vai para as salas de cinema”, contou. Com apenas 20 anos, Éric Almeida, de Cariacica, faz evangelização utilizando o humor. Suas apresentações são no estilo stand up comedy. “Em 2014, um casal de amigos me incentivou a fazer humor na igreja por conta do meu jeito brincalhão. Em minha primeira apresentação, reuni 400 pessoas. Não acreditei! Agora, levo a Palavra para vários lugares, inclusive fora do Estado. Com meu trabalho, as pessoas ficam alegres não só no momento do culto, mas por toda a vida”, disse o humorista.

Todos por um

O Porta Estreita é mais um exemplo de que o humor também é uma forma de transmitir a Palavra. Criado há dois anos, o grupo paulista, composto por 12 pessoas, é só alegria onde chega. Aliás, tem chegado a muitos lugares dentro e fora do Brasil, já que é por meio das redes sociais que divulgam vídeos bem-humorados sobre o cotidiano das igrejas. Segundo um dos líderes do  Porta Estreita, o pastor Lucas Nunes, o foco é usar o humor como ferramenta de salvação e cura.

“Eu amo a Palavra do Senhor acima de tudo. O livro de Salmos, capítulo 150, fala que ‘Tudo que tem fôlego de vida louve a Ele’. Então, seria possível adorar ao nosso Criador sem que seja com alegria e paixão por Ele?”, disse, lembrando que há dois meses a equipe passou a trabalhar um novo formato, em que o humor é mais explorado por meio do testemunho vivo de cada ator.

Já o Circo do Céu, de Vila Velha, que existe há sete anos, tem como ferramenta a arte circense. De acordo com o líder Wesley Siqueira Fernandes, o grupo tem entendido que toda expressão de arte foi criada por Deus.

“A que nós escolhemos foi o circo. Usamos malabares, tecido acrobático, pirofagia e acrobacias de solo. Além disso, sabemos que adoração não é só se expressar com arte a Deus. Com isso, criamos um projeto para crianças em situação de risco, o Entre Miúdos. Nesse trabalho, as crianças são discipuladas por meio do teatro e do circo. Com ele, tivemos a chance de alcançar crianças do Rio de Janeiro, no Espírito Santo e até do Haiti.

Arte que transforma, evangeliza e traz edificação para a igreja
O circo do Céu apresenta teatro, acrobacias e malabarismos. Foto: Reprodução

Nosso maior objetivo em adoração é mostrar às pessoas que a vida é muito mais do que os olhos podem ver”, explicou. Com apresentações em igrejas, escolas, ginásios, empresas e na rua, o grupo, formado por 14 artistas, percebeu que por meio das artes circenses pode expressar a Deus toda a alegria, emoção e gratidão. “Temos a chance de anunciar a mensagem de Cristo de maneira tão diferente, que os corações dos que precisam ouvir raramente se fecham”.

A Rede de Jovens Extraordinários Apascentar, do Ministério Apascentar, em Nova Iguaçu (RJ), sob a liderança dos pastores Marcus e Christina Gregório, tem como foco apresentações teatrais.  O grupo faz evangelismo nas praças e peças teatrais conforme a demanda da igreja. A maior parte da trupe estuda teatro, e outros integrantes estão se aperfeiçoando.

Para os líderes da Rede de Jovens, Carlos e Vânia Franco, a estrutura teatral tem um importante papel na evangelização e na transmissão da mensagem de Cristo para as pessoas. “Envolva-se com quem já faz! Exponha o desejo de somar a um grupo que está em atividade, creia que existe uma bênção em abençoar pessoas, e a forma que Deus nos deixou foi essa. Trabalhe e sirva a sua geração!”, incentiva Vânia Franco.

Produções culturais cristãs

Arte que transforma, evangeliza e traz edificação para a igreja
Verônica Brendler é diretora do Festival Internacional de Cinema Cristão. Foto: Facebook

Criado em 2013 pela cineasta, produtora cultural, diretora da Agenda Cultural Brasil, Verônica Brendler, o Festival Nacional de Cinema Cristão (FNCC) também é um veículo de evangelização.

“Em 2007, estava vendo uma exposição de fotos na Avenida Paulista, em São Paulo, quando Deus falou muito ao meu coração para realizar mostras e festivais de cinema cristão, o que fomenta a cultura cristã, estimula novas produções e exige dos cineastas produções com mais qualidade. Além disso, o cinema alcança grandes massas e influencia no comportamento das pessoas”.

Verônica, além de organizar o FNCC, também desenvolve as Oficinas de Cinema Cristão. “Tenho focado duas coisas que são muito importantes: a qualidade técnica e a produção de filmes na visão de Deus. Não basta apenas produzir, mas é preciso impactar gerações, pessoas precisam ser tocadas e transformadas pelo poder de Deus! Realizamos 30 Encontros de Cineastas Cristãos, em que mais de 1, 5 mil profissionais participaram.

Arte que transforma, evangeliza e traz edificação para a igreja
“Sentimentos como tristeza, alegria, solidão, melancolia são elementos geradores da arte, então, o louvor a Deus com a arte é a expressão de todo um conjunto e não de um momento” – Walter de Sousa – pintor. Foto: Reprodução

Estou com esse novo projeto, as Oficinas de Cinema Cristão. São aulas práticas, teóricas e interativas em que cada participante elabora o seu projeto, escreve o seu roteiro, etc. Nossa proposta para as lideranças é implantar Núcleos do Cinema Cristão nas igrejas. Estamos abrindo uma Escola de Cinema Cristão”, explicou.

Promovido pela juventude da Igreja Batista em Morada de Camburi, Vitória, o Café com Prosa é um evento onde são realizados shows, exposições e várias manifestações artísticas, como pintura, caricatura, design, artes cênicas, entre outras.

“O Café com Prosa foi criado com o objetivo de proporcionar, por meio da arte, oportunidades de reflexão sobre o Criador da vida e Gerador de toda beleza e verdade, ressaltando que o relacionamento com Ele dá plenitude à existência e nos ensina a como lidar com o mundo e influenciá-lo positivamente. Pretende, ainda, destacar o conceito de adoração a Deus como um estilo de vida e de culto permanente, em meio a todas as situações reais do cotidiano”, falou Aline Pignaton, organizadora do evento.

Com todas essas manifestações culturais, percebe-se que a arte está intimamente ligada à evangelização.  Para o pintor Walter de Sousa, “todo ser que respira, louve ao Senhor” (Sl 100). “Ao homem, cabe reconhecê-lO e glorificá-lO por meio de Jesus. Logo, em todas as áreas das artes existirá um meio para a glorificação do Pai que nos criou”, afirmou.

Esta matéria é uma republicação exibida na Revista Comunhão – Fevereiro/2015 produzida pela jornalista Ivy Coutinho e atualizada em 2021. Fatos, comentários e opiniões contidos no texto se referem à época em que a matéria foi originalmente escrita.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -