21 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril 2024

Arqueólogos podem ter achado rosto de Jesus

O rosto de Jesus com a reconstrução proposta. (Crédito: Dror Maayan)

A figura tem cabelos crespos e curtos, rosto alongado, olhos grandes e nariz alongado. Arqueólogos acreditam que seja uma imagem de Jesus na juventude

Uma representação inicial do que se pensa ser uma imagem de um jovem Jesus foi encontrada na parede de uma igreja da Era Bizantina do século VI, no deserto de Negev, em Israel.

Foi descoberto em Shivta, a cerca de 40 quilômetros a sudoeste de Beersheba, por uma equipe de pesquisadores da Universidade de Haifa.

A historiadora de arte Dra. Emma Maayan-Fanar, juntamente com os arqueólogos e conservacionistas da Universidade de Haifa, Prof. Guy Bar-Oz, Yotam Tepper e Ravit Linn, estão participando de um projeto de pesquisa interdisciplinar de vários anos chamada “Negev Byzantine Bio-Archeology Research Programme”.

Arqueólogos podem ter achado rosto de Jesus
Igreja do Norte com Batistério, Shivta. Crédito: Dror Maayan

Um dos principais objetivos do projeto é revelar por que Shivta, uma aldeia relativamente próspera e grande – que tinha três igrejas – durante o pico do quinto ao sexto século EC, declinou repentinamente no início do período islâmico.

- Continua após a publicidade -

Maayan-Fanar disse que em uma recente viagem a Shivta ela estava visitando a abóbada da câmara do batistério na igreja do norte e por acaso olhou para cima. O que ela viu foi brevemente notado pelos arqueólogos quase cem anos antes, mas ela estava certa de que era algo significativo.

De acordo com a revista Antiquity , a pintura, apesar de sua condição fragmentária, “revela o rosto de um jovem representado na parte superior da abóbada. A figura tem cabelos crespos e curtos, rosto alongado, olhos grandes e nariz alongado. O pescoço e a porção superior também são observáveis. À esquerda da figura, outro rosto muito maior, rodeado por uma auréola.

”A equipe de pesquisadores escreveu que o rosto, definido em uma descrição maior do batismo de Jesus, é “a primeira cena pré-iconoclasta do batismo de ser encontrado na Terra Santa.” Os pesquisadores postularam que a segunda face poderia ser uma representação de João Batista.

*Com informações do Breaking Israel News


leia mais

Local pode comprovar relato de Êxodo na Bíblia
Pedra com inscrição de 2 mil anos encontrada em Jerusalém

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -