23.3 C
Vitória
terça-feira, 16 agosto 2022

Argentina: Silvina Batakis é a nova ministra da Economia do país  

Foto: Reprodução Ministerio del Interior
Foto: Reprodução Ministerio del Interior

Batakis é a nova ministra da Economia da Argentina após renúncia de Guzmán que não citou os motivos que levaram à decisão

Após a renúncia de Martín Guzmán do ministério da Economia da Argentina, Silvina Batakis, foi escolhida pelo presidente Alberto Fernández para comandar a pasta. A porta-voz do governo argentino, Gabriela Cerruti, fez o anuncio em seu Twitter na noite deste domingo, 3. “Batakis é uma renomada economista que cumpriu essa função na província de Buenos Aires entre 2011 e 2015”, escreveu Cerruti. À época, o ex-embaixador da Argentina no Brasil Daniel Scioli era o governador da província.

Em sua formação acadêmica constam: graduação em Economia pela Universidade Nacional de La Plata, mestrado em Finanças Públicas Provinciais pela mesma universidade e mestrado em Economia Ambiental pela Universidade de York, na Inglaterra.

Próxima do kirchnerismo

A nova titular da pasta, Silvina Batakis, foi sugerida por Kirchner, de acordo com vários veículos da imprensa argentina. A economista de 53 anos circula há décadas entre círculos kirchneristas. Entre 2011 e 2015, comandou a equipe econômica da província de Buenos Aires durante a gestão do então governador Daniel Scioli, um dos principais aliados de Kirchner. A diminuição do déficit fiscal era um das contrapartidas exigidas pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) para um programa de reestruturação de US$ 44 bilhões em dívida da argentina com o organismo multilateral. 

Ao anunciar a renúncia, no sábado, Guzmán não citou especificamente os motivos que levaram à decisão, mas a carta em que comunicou a saída foi divulgada no mesmo momento em que Kirchner repetia as críticas a ele.

Com informações por Agência Estado

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Entre para nosso grupo do Telegram

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se