17.7 C
Vitória
domingo, 12 julho, 2020

Argélia: 57 anos de independência e conflitos

Mais lidas

Verstappen crava melhor tempo dos treinos livres do GP da Estíria

Neste domingo, a largada será às 10h10. Saiba mais!

Capixaba Natália Gaudio defende maior longevidade para atletas brasileiras

Após estar na Rio 2016, atleta quer Tóquio e não descarta Paris. Saiba mais!

Casaquistão desmente afirmações chinesas sobre novo vírus mortal

Embaixada chinesa na capital do país advertiu sobre nova doença com "índice de mortalidade superior à Covid-19"

ONU diz que pandemia pode elevar pobreza na América Latina

Em documento, ONU destaca fragilidade do sistema de saúde da América Latina

País muçulmano ocupa a 22ª posição na Lista Mundial de Perseguição. Após rejeitar as duas candidaturas apresentadas, o Conselho Constitucional cancelou as eleições que seriam realizadas dia 4 de julho

Após 132 anos como colônia francesa, a Argélia completou no útimo dia 5, 57 anos de independência. O país do norte da África, vivenciou a “Guerra de Libertação Nacional”, um conflito de 8 anos, de 1954 a 1962, matando milhares de europeus e argelinos.

Após a independência, a Frente de Libertação Nacional proibiu a criação de outros partidos políticos e se declarou como o único partido legal no país. Mas, no ano de 1991, a Argélia apresentou eleições multipartidárias e, quando os partidos islâmicos venceram, o exército suspendeu o resultado, e estabeleceu-se uma intensa guerra civil que tirou a vida de 150 mil argelinos.

Este conflito só diminuiu em 1999, quando Abdelaziz Bouteflika assumiu a presidência no país. No poder desde então, Bouteflika, atualmente com 82 anos de idade, renunciou o cargo no último mês de abril, após uma onda de protestos no país africano.

O ex-presidente sofreu dois derrames desde 2013 e, na cadeiras de rodas, já não fazia aparições públicas há quase 5 anos. O Conselho Constitucional da Argélia lançou, então, uma data para as eleições, 20 de abril. Mas a mesma foi adiada para ontem, dia 4 de julho. O que também não aconteceu.

Essa decisão foi tomada pelo próprio Conselho devido à “impossibilidade” de se organizar a votação, que rejeitou as únicas duas candidaturas apresentadas oficialmente, por não serem “credíveis”, conforme relatou a imprensa internacional. Sem presidência, a Argélia continua sendo palco de conflitos e diversas manifestações realizadas todas as sexta-feiras após a oração muçulmana, na capital Argel.

Cristãos

Diante dessa realidade, a minoria cristã no país também enfrenta incertezas. O próprio governo do país já descreveu sua população como “argelina, muçulmana e árabe”, ou seja, não há espaço para o cristianismo. Os cristãos argelinos enfrentam diversos tipos de restrições e desafios que são impostos a sua liberdade, pelo Estado e pela família.

O país ocupa a 22ª posição na Lista mundial da perseguição

Há no país, por exemplo, leis que regulam o culto não muçulmano e banem a conversão, impedindo que cristãos compartilhem sua fé por medo que suas conversas sejam consideradas blasfêmias.

A Argélia, sem dúvidas, precisa muito das nossas orações. Por isso, neste dia, lembre-se dos irmãos argelinos, mas também de toda a nação que precisa de respostas e do conhecimento do amor de Deus.

“Era tão difícil ouvi-los dizer que eu estava prestes a perder minha família, tudo. Mas eu não podia renunciar a Jesus, eu não podia renunciar minha fé. Eu disse para meus filhos: ‘Eu amo vocês, eu amo vocês, mas eu amo mais a Jesus’. Minha família então me expulsou de casa”, declarou um cristão perseguido do país.   

*Com informações de Portas Abertas


Leia mais

Podemos e devemos fazer mais para cristãos perseguidos

- Continua após a publicidade -

Comunhão Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Amigos e artistas “Juntos pelo sertão” drive-in

Evento, que será realizado no dia 14 de julho, vai reunir artistas e preletores como Aline Barros, Isaías Saad, Gabriel Guedes, Juliano Son, Eli Soares, Hernandes Dias Lopes e outros.

Show drive-in do 3 Palavrinhas esse mês; Saiba mais!

O grupo infantil 3 palavrinhas vai se apresentar na Arena Sessions, no estádio Allianz Parque, em São Paulo dia 19 de julho Atenção criançada! O...

Artistas cristãos na ação social “Eu Soul VC”

Entre os artistas cristãos confirmados estão Casa Worship, Renascer Praise, André e Felipe, Rebeca Carvalho e Leandro Borges

The send Argentina é adiado para 2021

Em comunicado, os organizadores do The Send disseram que a data exata será definida assim que o governo tiver o poder de reativar eventos maciços

Plugue-se

Seguir os ensinos de Deus é a melhor escolha

“Se Não Fosse o Seu Amor” é o livro de estreia da empresária Larissa Pessoa, um romance que mostra que seguir os ensinos de Deus é a melhor escolha

Generosidade: O padeiro doador de pão e de fé

O dono de uma padaria no interior de São Paulo decidiu transformar a crise provocada pela pandemia de Covid-19 em uma oportunidade de ajudar quem precisa.

Fórum de Ciências bíblicas 2020: A Bíblia e a Criança

O Fórum de Ciências Bíblicas 2020, que terá temática para as crianças, será realizado nos dias 13 e 14 de agosto

Fé ativa: a base da vida cristã

O discipulado que produz cristãos que levam Deus a sério