back to top
23.9 C
Vitória
quinta-feira, 20 junho 2024

Aprenda a fazer escolhas com sabedoria

Avalie as prováveis consequências de suas escolhas, os prós e contras e se compensa pagar o preço pela decisão que irá tomar. Foto: Freepik

As escolhas geram consequências. Mas para que esses frutos sejam bons, é preciso estar atento a alguns detalhes. 

Por Cristiano Stefenoni

Apesar de não haver consenso, a maioria dos especialistas em comportamento humano acredita que tomamos cerca de 35 mil decisões por dia, desde as mais complexas até as mais simples, como qual roupa usar. Dentro dessas milhares de possibilidades, algumas escolhas poderão afetar diretamente o nosso futuro e impactar a nossa felicidade. Mas como fazer escolhas de maneira sábia?

Para a advogada e mestre em Direito das Relações Sociais, Viviane Ribeiro Gago, antes de tomar qualquer decisão, a pessoa precisa ter a consciência de que haverá consequências, sejam boas ou más. Cabe a nós fazer a escolha, mas pode não estar em nossas mãos o que virá depois.

“Importante termos consciência que cada escolha ou decisão desencadeará vários efeitos, sejam eles bons, ruins, médios etc., e muito certamente com ônus e bônus. Aqueles que escolhem com consciência, maturidade de que nada nem ninguém é perfeito, uma boa dose de conhecimento sobre si para trilhar caminhos de vida mais felizes, amorosos e significativos”.

- Continua após a publicidade -

Outro ponto abordado por ela é que, por mais que possamos ser influenciados pelo ambiente em que vivemos, a decisão final sempre será nossa. “É algo interno e que depende única e exclusivamente de cada um de nós e de mais ninguém. Por isso, para fazermos boas escolhas, é necessário ter uma boa ideia de quem somos”, explica Viviane.

Além disso, a especialista orienta a não nos desesperarmos caso tenhamos feito uma escolha errada, afinal, tudo serve de aprendizado. “As pessoas muitas vezes tendem a não ver o lado bom das coisas, pelo menos em um primeiro momento, e também tendem a se vitimizar por suas próprias escolhas caindo numa infelicidade, culpa e frustração tremendas”, afirma.

Escolhas para a vida

Para o Rev. Hernandes Dias Lopes, nossas escolhas devem sempre ser para a vida. “O bem e o mal estão no cardápio de nossas escolhas. Escolher a vida é optar pelo caminho que conduz à salvação. Escolher a morte é virar as costas para Deus e rumar célere para a perdição eterna. Deus não tem prazer na morte do perverso, mas em que ele se converta e viva”, alerta.

Consulte a Deus

Já o pastor e escritor Antônio Júnior, o mais importante antes de se fazer qualquer escolha é consultar a Deus. Ele dá o exemplo de Davi, que sempre consultava ao Senhor antes das batalhas e isso o fazia ser bem-sucedido.

“Para que você faça as escolhas certas, confie totalmente em Deus e entregue a Ele as suas preocupações. Mesmo que algumas coisas não deem certo hoje, amanhã poderão dar, e você verá que o Senhor fez tudo contribuir para o seu bem. Nós não podemos adivinhar o que acontecerá no futuro, mas uma coisa podemos ter certeza: Deus é fiel e sempre abençoa os que confiam nEle”, enfatiza o pastor.

Antes de fazer uma escolha:

  • Consulte a Deus para ter discernimento do Espírito Santo sobre como agir;
  • Avalie as prováveis consequências de suas escolhas, os prós e contras e se compensa pagar o preço pela decisão que irá tomar;
  • Faça as seguintes perguntas: como a minha decisão afetará minha vida espiritual? E minha saúde? E minha família? E minha vida profissional? E minha vida financeira? Estou realmente pronto para assumir essa responsabilidade?;
  • Se for preciso, antes de sua decisão, converse com pessoas maduras, experientes da vida, de preferência seus pais ou amigos próximos e de confiança, que temam a Deus tanto como você;
  • Caso sua escolha não tenha sido a melhor, entenda que errar faz parte da vida, mas Deus te dá todos os dias uma página em branco para você reescrever a sua história. Então, ao invés de ficar triste se culpando, busque sabedoria no Senhor para mudar o rumo da sua vida.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -