No Dia Mundial da Gratidão, 21 de setembro, reflita sobre a prática de cultivar um coração grato, mesmo em meio aos desafios e dificuldades da vida
Por Patricia Esteves
A gratidão é frequentemente vista como um reflexo do reconhecimento por algo de bom recebido, mas seu poder vai muito além. A gratidão é uma postura espiritual que transforma a maneira como as pessoas enfrentam todos os momentos da vida, até mesmo os de dificuldades. A recomendação bíblica de agradecer “em tudo” (1 Tessalonicenses 5:18) desafia os cristãos a desenvolverem um espírito de gratidão até mesmo em tempos de dor e sofrimento, reconhecendo que há propósitos maiores em ação.
O psicanalista Rogério Batista Bernardes, da Igreja Cristã Evangélica Casa de Oração, de Jardim Marilândia, Vila Velha/ES, ao falar sobre essa perspectiva, destaca que o cristão que consegue desenvolver esse espírito de gratidão, inclusive nos momentos mais difíceis, eleva sua visão para além das circunstâncias imediatas.
“Se um cristão consegue desenvolver o espírito de agradecer até mesmo nos momentos de dor, batalha e limitações, ele se eleva muito acima de seu próprio sofrimento. Isso acontece porque a vida, com suas promessas terrenas e futuras, é muito maior do que qualquer momento difícil que ele esteja passando”, explica.
Segundo Rogério, a Bíblia oferece diversos exemplos dessa postura, sendo o mais marcante deles o próprio Jesus Cristo. “Mesmo diante de um sofrimento indescritível, Jesus não se focou em sua dor pessoal, mas naqueles ao seu redor. Ele, em meio à agonia da cruz, ainda demonstrava compaixão, cuidando de sua mãe e de seus discípulos”, lembra. Rogério também aponta que, “se somos cristãos, deveríamos ser imitadores Dele. Essa atitude nos ensina que a gratidão pode amenizar até a nossa própria agonia”.
Essa abordagem, no entanto, não significa que os cristãos devam negar ou ignorar o sofrimento, mas sim reconhecer que mesmo nos momentos difíceis há algo a aprender ou pelo qual ser grato. Rogério ressalta que a atitude de gratidão não anula o desejo de que as coisas melhorem, mas coloca em perspectiva a noção de que “estou vivo, isso quer dizer que alguém está me assistindo, que está cuidando de mim”.
Para ele, o simples ato de agradecer pela vida, por mais desafiadora que seja, abre portas para novas oportunidades e mudanças. Ao desenvolverem um coração grato, como sugere o psicólogo, as pessoas se tornam menos amargas, menos frustradas com a vida.
“A gratidão ensina a olhar para além de si mesmas, reconhecendo a mão de Deus até mesmo nas piores situações. Se nós desenvolvêssemos então esse espírito, com certeza sofreríamos muito menos, seríamos muito menos amargos, seríamos pessoas muito melhores conosco, uns com os outros e com Deus”, afirma Rogério.
Checklist da gratidão
Pratique diariamente: Reserve um momento diário para refletir sobre suas bênçãos.
Expresse gratidão: Demonstre reconhecimento às outras pessoas.
Foco no positivo: Busque ver o lado bom das situações.
Agradeça em oração: Inclua gratidão nas suas orações.
Faça listas de gratidão: Crie listas de coisas pelas quais você é grato.
Reconte histórias positivas: Compartilhe experiências que inspiram gratidão.
Pratique empatia: Reconheça as lutas dos outros.
Evite comparações: Não se compare com os outros.
Valorize o presente: Aprecie o que você tem agora.