O Dia Nacional do Aposentado, celebrado nesta quarta-feira (24), é ideal para refletir sobre a fase da vida que pode ser uma das mais produtivas para o cristão
Por Cristiano Stefenoni
Eles já são 37 milhões de brasileiros, segundo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os aposentados cada vez mais têm deixado o merecido descanso de lado para voltar à ativa. Mas quando o assunto é a vida espiritual, essa pode ser uma das fases mais produtivas para o cristão da melhor idade, em todos os sentidos. E no Dia Nacional do Aposentado, celebrado nesta quarta-feira (24), nada melhor do que refletir sobre esses benefícios.
“Uma pessoa aposentada passou a ter seu tempo completamente disponível para ser usado para a obra de Deus. Pode fazer isso atuando em alguma área da igreja, dependendo de suas aptidões, participando de viagens missionárias, fazendo visitas, etc.”, ressalta o pastor Ricardo Costa, da Comunidade Presbiteriana Vinhedo (SP), que é mestre em Missiologia, diretor de Treinamento da MPC Brasil e coordenador da Escola de Jesus.
O pastor explica que o cristão aposentado pode ainda fazer cursos de qualificação para aprender um novo hobbie, fazer um curso de reciclagem na Bíblia, investir em estudos bíblicos, aproveitar para atualizar sua playlist das músicas cristãs que mais gosta, entre outras opções.
“A pessoa pode se dedicar a fazer alguns cursos que a qualifiquem melhor. A aposentadoria também pode ser útil para viagens com roteiros sacros, cursos de qualificação, dependendo dos recursos que a pessoa tiver”, enfatiza Costa.
Além disso, o pastor lembra que a Palavra de Deus possui vários textos em que ressalta a importância dos mais velhos: “Levantem-se na presença dos idosos, honrem os anciãos, temam o seu Deus. Eu sou o Senhor” (Levítico 19:32).
“A Bíblia exalta muito a pessoa idosa. Ao contrário de nossa cultura ocidental, a cultura bíblica enaltece a sabedoria adquirida pela pessoa que viveu anos sob a orientação da sabedoria de Deus”, justifica.
Dicas para o aposentado cristão aproveitar melhor sua nova fase da vida
- Aproveite seu tempo maior para dedicar mais tempo às coisas de Deus: lei mais a Bíblia, dedique tempo a oração, leia um livro com temática cristã, etc.
- Esse período da vida também é importante para se envolver em projetos sociais desenvolvidos pela igreja, como visitas evangelísticas em hospitais, orfanatos, comunidades carentes, entrega de alimentos a moradores de rua, entre outras ações.
- Caso tenha condições, programe uma viagem com destinos da história cristã, onde é possível unir o passeio ao conhecimento e a fé.
- Seu conhecimento e experiência de vida cristã são fundamentais para ajudar nas atividades da igreja. Converse com a liderança, ofereça ajuda e veja onde pode atuar.
- Essa época da vida também é ideal para fazer um curso de qualificação para aprender um novo hobbie, um curso de reciclagem na Bíblia, investir em estudos bíblicos, aproveitar para atualizar sua playlist das músicas cristãs que mais gosta, entre outras opções.
- Esse momento ainda pode ser ideal para criar um pequeno grupo, uma célula de evangelismo em sua casa.