O objetivo da reunião foi ouvir as demandas da sociedade com relação à permissão de que os alunos exerçam a liberdade religiosa no contexto escolar
Por Michelli de Souza
Após a investigação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) sobre o fato de alunos se reunirem no horário do recreio para cantar louvores e orar em escolas públicas, a sociedade civil vem se mobilizando em defesa do “intervalo bíblico”. Uma dessas pessoas é a deputada federal Missionária Michele Collins (PP-PE), que criou o Projeto de Lei (PL) nº 4134/2024, que garante a realização de ritos religiosos voluntários em escolas públicas e particulares em todo o país.
Na última terça-feira (12), a parlamentar recebeu, no Plenarinho da Câmara do Recife, apoiadores do “intervalo bíblico” nas escolas de Pernambuco. Entre eles estavam estudantes, professores e diretores de escolas públicas e privadas da capital e do interior do Estado. Compareceram, também, os representantes de movimentos cristãos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), do Instituto Brasileiro de Direito e Religião (IBDR) e da Associação Nacional de Juristas Evangélicos (Anajure).
Segundo a deputada, a reunião foi realizada para ouvir as demandas sobre o exercício da liberdade religiosa nas escolas do Estado. “Estamos juntos para defender algo que só trouxe benefícios para os estudantes que participam voluntariamente do intervalo. São depoimentos de pessoas que saíram da depressão, por exemplo”, enfatizou.
Collins criticou o Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Pernambuco (Sintepe). “Eles estão preocupados com os intervalos bíblicos, mas não se preocupam com o uso de drogas nas escolas. Não há atuação nesse sentido. A denúncia que eles fizeram foi descabida, já que os estudantes realizam o intervalo Bíblico de forma voluntária e sem nenhum dano à estrutura escolar” finalizou.
Está prevista para acontecer, ainda este mês, uma audiência pública no Ministério Público de Pernambuco (MPPE), quando os representantes de todas as esferas da sociedade civil irão discutir sobre a temática.