20.6 C
Vitória
quarta-feira, 3 junho, 2020

Ansiedade, tecnologia e contemplação

- Continua após a publicidade -

Mais lidas

Brasil se aproxima da Itália no número total de mortos pela covid-19

Brasil bateu recorde de mortes por covid-19 registradas em 24h: 1.262 casos

Planalto registra 35 servidores infectados pelo novo coronavírus

O primeiro caso de covid-19 confirmado no Planalto foi o do chefe da Secretaria Especial de Comunicação (Secom), Fabio Wajngarten

Novo surto de ebola no Congo em plena crise do coronavírus

Local do novo surto é o mesmo onde vírus apareceu em 2018 e matou 33 pessoas

Após críticas, Bolsonaro participará da posse de Alexandre de Moraes no TSE

O presidente Jair Bolsonaro participa nesta terça-feira, 2, por videoconferência, da solenidade de posse do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes no cargo de ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Contas para pagar. Boatos de demissões. Insegurança nas ruas da cidade. Temor com o futuro dos filhos. Medo do que está por vir, de enfermidades. Vivemos dominados muitas vezes pelas preocupações, que em condições extremas podem gerar o quadro de transtorno de ansiedade, marcado por grande sofrimento.

Jesus, no Sermão do Monte, nos dá orientações seguras de como podemos viver a vida sem sermos afetados por essas angústias. Um dos segredos ensinados por Ele para ficarmos livres da ansiedade está em desenvolver o nosso olhar.

Jesus disse: “Olhai para as aves dos céus… olhai para os lírios do vale” (Mateus 6: 26,28). Nesse trecho, ensina-nos a ter uma vida contemplativa, aquela em que desenvolvemos o nosso olhar. Olhar a natureza e as pessoas ao nosso redor, olhar à nossa volta….

Como vivemos num mundo barulhento, poluído em todos os sentidos, a tecnologia vem nos tirando a oportunidade de estabelecer essa prática tão saudável para nosso crescimento espiritual. Certa vez, estava eu com minha esposa num restaurante e, depois de comermos, esperávamos a conta. O lugar era bem aprazível. Ao nosso lado, o cliente já tinha ido, mas a mesa ainda não fora limpa pelo garçom. Aproveitando aquele tempo, com uns poucos grãos de arroz ainda sobre ela, dois pardais chegaram e se alimentaram.

Ao contemplar aquela ação, lembrei-me dessas palavras do Messias. Se o Criador providenciou aqueles grãozinhos para as duas aves, deixará de dar para nós e para nossa família o sustento necessário? Será que se estivesse com minha atenção voltada para a tela do celular teria visto aquela cena tão comum, mas de profundo significado? Por vivermos nas grandes cidades, perdemos o contato com o campo. Jesus disse que deveríamos olhar também os lírios dos campos. Provavelmente Ele estava se referindo às amapolas e às anêmonas. Flores frágeis, de um dia de vida apenas, mas de extrema beleza. Um dos remédios para a ansiedade é desenvolver o nosso olhar para margaridas, dálias, rosas, onze-horas e tantas outras espécies florais que estão ao nosso.

Brennan Manning conta em livro uma experiência. Quando criança, o Cardeal Newman imaginava que, por trás de cada flor, houvesse um anjo que a fazia crescer. Mais tarde na vida, escreveu: “A realidade é mais profunda. É o próprio Deus que pode ser descoberto na beleza das coisas que se podem perceber com os sentidos”.

Podemos praticar, ainda, a contemplação pela escuta. Vivemos, como já afirmei, num mundo barulhento. Nossas igrejas também estão muito estrondosas; e nossas casas não têm sido um lugar de silêncio. Precisamos resgatar a quietude da contemplação. Vivemos no meio de tantos sons exacerbantes que não ouvimos o cantar dos pássaros, o barulho do mar, os gritos das crianças que

- Continua após a publicidade -

Revista Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Encontro Sepal em nova data

A data do encontro Sepal, que aconteceria em maio foi alterada para setembro. Medida foi tomada de acordo com as práticas para o enfrentamento da propagação do coronavírus

Vila Mix em Casa Gospel com grandes nomes

Grandes nomes do meio evangélico do Brasil como André Valadão e Deive Leonardo vão participar do VillaMix em Casa Gospel. Evento será transmitido pelo youtube. Saiba mais!

“Carreata da solidariedade”, Marcha para Jesus em SP

Realizada pela organização da Marcha para Jesus, a ação foi batizada de “Carreata da Solidariedade” e será realizada no dia 13 de Junho

Diante do Trono anuncia congresso online

Diante da pandemia do coronavírus, a banda anunciou o "Congresso Mulheres e Moças" online

Receber notícias

Gostaria de receber notícias em primeira mão? Assine gratuitamente agora:

Plugue-se

Não ao racismo! O silêncio da indústria da música

No Brasil, a maior gravadora do país, a Sony Music, aderiu ao movimento anti racista

“Amazing Grace” cantado por pessoas de 50 países

Clipe foi gravado em lugares simbólicos e em idioma próprio de cada país participante

Varejo de livros acumula perda de 13% em 2020

Efeitos da pandemia ainda se fazem sentir no setor, que teve resultado 33% menor do que em maio de 2019

Animações para explicar crenças bíblicas em série

Série Princípios são divididos em 12 episódios que tiram dúvidas de temas bíblicos e também exploram temas contemporâneos, como o aborto.