27.1 C
Vitória
sexta-feira, 5 março 2021

Medo do futuro? Blinde sua mente com equilíbrio espiritual

Mais Artigos

Expor, Isolar ou proteger

O que fazer quando o assunto é educação sexual? Por Dinart Barradas Dentre os muitos assuntos que trazem preocupação e consomem a mente e o coração...

Mulheres ….. seres especiais!!!

Independente da idade que temos, do contexto que vivemos, estando disponíveis, seremos surpreendidas diariamente com a Sua “vontade, que é boa, perfeita e agradável”

Passivos ou resolutos?

Como nós, pais cristãos, devemos posicionar com nossos filhos. Saiba mais!

Ansiedade é descrita como o medo gerado pela antecipação de perigo real ou imaginário

Por Rafael Simões

Dificuldade de respirar, taquicardia, suor frio, dores no peito, formigamento em várias partes do corpo, náuseas e vertigens. Uma onda de medo se espalha pelo corpo e uma certeza quase obscura de que o fim chegou. Corre-se para um pronto socorro, mas após a avaliação nenhuma anomalia física é detectada. Esperava-se um diagnóstico de infarto, mas o médico sentencia: ansiedade. Essa situação tem acontecido com frequência e são comuns relatos de pessoas dando entrada em hospitais durante uma crise de ansiedade. Você conhece alguém que já passou por isso?

Ansiedade é descrita como o medo gerado pela antecipação de perigo real ou imaginário. Simplificando: medo do futuro. Em tempos de pandemia, isolamento, crise econômica e desemprego o problema se acentuou. A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta o Brasil como o país mais ansioso do mundo, onde 9,3% da população convive com algum transtorno relacionado à ansiedade. Pode-se dizer que a pandemia da ansiedade é maior que a do covid-19.

A ajuda de um especialista em saúde mental é essencial, mas é frequente a busca de ajuda espiritual no momento difícil. Além de orientar o fiel a buscar a ajuda especializada o que um pastor pode fazer? O equilíbrio espiritual em muito influencia o emocional, sendo assim, ajudar quem sofre de ansiedade a ressignificar o momento é fundamental.

O que a Bíblia tem a dizer sobre o tema? Muito! O apóstolo Paulo dá uma instrução efetiva sobre como blindar nossas emoções através da seleção de nossos pensamentos: “Não andem ansiosos por coisa alguma (…). E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus. Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas. (Filipenses 4:6-8).

Conversar com Deus e com alguém que entenda sobre os medos e fazer uma seleção sobre a qualidade dos pensamentos pode ajudar em muito a controlar a ansiedade. Nossos pensamentos são diretamente influenciados pelas nossas crenças e as informações que nos cercam diariamente. Blinde a sua mente!

Como dito anteriormente a questão em voga é o medo do futuro. Engana-se quem acredita que o futuro é algo totalmente fora do controle. Em grande parte, o futuro é resultado de ações ou omissões, sendo assim possível construir um cenário em que o medo dê lugar à esperança. É por isso que Pedro diz “Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.” (1 Pedro 5:7). Se fizermos nossa parte e entregarmos aquilo que não está sob o nosso controle aos cuidados de Deus poderemos descansar. Se o medo, no entanto, for resultado de coisas do passado que ainda incomodam é só lembrar que “quando o nosso coração nos condenar, maior é Deus do que o nosso coração (1 João 3:20).

Por fim todos passam por momentos de ansiedade, tal qual os discípulos demonstraram diante do mestre. Relembre a instrução de Jesus. Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas? Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida? Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem. Contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles. Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé? (Mateus 6:26-30).

Rafael Simões é Coach Integral Sistêmico pela Febracis, Bacharelando em Teologia pela Faculdade Unida de Vitória (ES) e graduado em Comércio Exterior pela Faesa (ES). Instagram: @rafaelsimoescoach   

- Publicidade -

Comunhão Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Iraque: Visita do Papa levanta questões sobre a Igreja Perseguida

Em visita inédita ao país, o Papa Francisco irá a igrejas atacadas pelo Estado Islâmico. Saiba mais!

“Não temas”, exorta Bolsonaro ao falar da pandemia

Presidente da República citou a Bíblia ao falar da pandemia: "Chega de frescura e mimimi. Vão ficar chorando até quando?" Saiba mais!

Goiânia: Prefeito veta projeto de tornar atividade religiosa essencial

O projeto foi aprovado na Câmara Municipal ainda no início de fevereiro. Mas o prefeito vetou, justificando que o texto é inconstitucional. Saiba mais!

Jejum pela Guerra Espiritual contra a Covid na Paraíba!

"Vamos todos juntos fazer um jejum em prol da guerra espiritual contra a covid", conclamou o prefeito, Vitor Castelliano, de Cabedelo (PB). Saiba mais!

Entrevistas

Teologia negra: racismo, escravidão e cristianismo

Autor do livro "Teologia Negra, o sopro antirracista do espírito", Teólogo Ronilso Pacheco fala da relação entre cristianismo, racismo e escravidão. Saiba mais!

A força das missões transculturais

Conheça a Adventist Frontier Missions (AFM), um lugar para você servir as missões transculturais enquanto vê o mundo pelos olhos de Deus. Saiba mais!

Pastor Antônio Júnior: simplicidade ao explicar a Bíblia

Com 14 milhões de seguidores em todas as redes sociais, Pastor Antônio Júnior é o dono do maior canal de pregação do mundo no Youtube. Saiba mais!

Ilma Cunha: depressão e ansiedade na pandemia

Já viu como tem gente deprimida e ansiosa à nossa volta? As doenças da alma ganharam força total nesta pandemia. Confira a entrevista!