25.1 C
Vitória
terça-feira, 22 setembro 2020

Medo do futuro? Blinde sua mente com equilíbrio espiritual

Mais Artigos

É PRIMAVERA!

“Olha e vê que o inverno já se foi; a chuva cessou, é primavera! Surgem as muitas flores pelos campos; chegou o tempo de podar e cantar; e já se ouve o doce arrulhar das pombinhas na nossa terra”. (Ct 2. 11-12)

Precisamos aprender com Deus. Diariamente, Ele aplica-nos extraordinárias lições

Conhecendo-O, e caminhando com Ele, temos muito a aprender, porque, diariamente, Ele aplica-nos extraordinárias lições

Recomeçar: uma necessidade – uma arte – uma decisão

Embora o tempo seja linear os recomeços são inevitáveis. O ponteiro que marca os segundos de um relógio gira recomeçando do zero a cada minuto. Recomeçar, em primeira análise é inevitável

Ansiedade é descrita como o medo gerado pela antecipação de perigo real ou imaginário

Por Rafael Simões

Dificuldade de respirar, taquicardia, suor frio, dores no peito, formigamento em várias partes do corpo, náuseas e vertigens. Uma onda de medo se espalha pelo corpo e uma certeza quase obscura de que o fim chegou. Corre-se para um pronto socorro, mas após a avaliação nenhuma anomalia física é detectada. Esperava-se um diagnóstico de infarto, mas o médico sentencia: ansiedade. Essa situação tem acontecido com frequência e são comuns relatos de pessoas dando entrada em hospitais durante uma crise de ansiedade. Você conhece alguém que já passou por isso?

Ansiedade é descrita como o medo gerado pela antecipação de perigo real ou imaginário. Simplificando: medo do futuro. Em tempos de pandemia, isolamento, crise econômica e desemprego o problema se acentuou. A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta o Brasil como o país mais ansioso do mundo, onde 9,3% da população convive com algum transtorno relacionado à ansiedade. Pode-se dizer que a pandemia da ansiedade é maior que a do covid-19.

A ajuda de um especialista em saúde mental é essencial, mas é frequente a busca de ajuda espiritual no momento difícil. Além de orientar o fiel a buscar a ajuda especializada o que um pastor pode fazer? O equilíbrio espiritual em muito influencia o emocional, sendo assim, ajudar quem sofre de ansiedade a ressignificar o momento é fundamental.

O que a Bíblia tem a dizer sobre o tema? Muito! O apóstolo Paulo dá uma instrução efetiva sobre como blindar nossas emoções através da seleção de nossos pensamentos: “Não andem ansiosos por coisa alguma (…). E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus. Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas. (Filipenses 4:6-8).

Conversar com Deus e com alguém que entenda sobre os medos e fazer uma seleção sobre a qualidade dos pensamentos pode ajudar em muito a controlar a ansiedade. Nossos pensamentos são diretamente influenciados pelas nossas crenças e as informações que nos cercam diariamente. Blinde a sua mente!

Como dito anteriormente a questão em voga é o medo do futuro. Engana-se quem acredita que o futuro é algo totalmente fora do controle. Em grande parte, o futuro é resultado de ações ou omissões, sendo assim possível construir um cenário em que o medo dê lugar à esperança. É por isso que Pedro diz “Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.” (1 Pedro 5:7). Se fizermos nossa parte e entregarmos aquilo que não está sob o nosso controle aos cuidados de Deus poderemos descansar. Se o medo, no entanto, for resultado de coisas do passado que ainda incomodam é só lembrar que “quando o nosso coração nos condenar, maior é Deus do que o nosso coração (1 João 3:20).

Por fim todos passam por momentos de ansiedade, tal qual os discípulos demonstraram diante do mestre. Relembre a instrução de Jesus. Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas? Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida? Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem. Contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles. Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé? (Mateus 6:26-30).

Rafael Simões é Coach Integral Sistêmico pela Febracis, Bacharelando em Teologia pela Faculdade Unida de Vitória (ES) e graduado em Comércio Exterior pela Faesa (ES). Instagram: @rafaelsimoescoach   

- Publicidade -

Comunhão Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Quando o exemplo não tem idade

Durante uma brincadeira, Benício, de 7 anos, arranhou o carro e deixou um bilhete pedindo desculpas. Conheça essa história!

“Onda do bem”: conscientização no combate ao suicídio

Realizado por adolescentes adventistas, a "Onda do bem" consiste em realizar ações de prevenções e ajudar pessoas que precisam de apoio emocional. Saiba mais!

Bolsonaro em discurso na ONU: ‘País é cristão e conservador’

Cristofobia, covid-19 e queimadas foram os temas retratados durante o discurso do presidente Jair Bolsonaro na ONU. Confira aqui!

Brasil: Governo pede suspensão da exibição do filme “Cuties”

"Cuties" (Lindinha), produção francesa da Netflix, é acusada de sexualizar crianças. Saiba mais!

Entrevistas

Fernando Miguel e sua relação entre a fé e o esporte

Líder nato e convicto do seu propósito, o atleta tem buscado cada vez mais superar desafios e perseverar nas dificuldades

O Líbano já estava em crise, então veio a explosão

O presidente do Conselho Supremo da Comunidade Evangélica na Síria e no Líbano, Joseph Kassab diz: "Somos um país falido".

Rodrigo Silva e arqueologia: as evidências que comprovam a fé e a Bíblia

Para o pastor e arqueólogo Rodrigo Silva, a arqueologia é a ciência chave para comprovar a fé e a Bíblia. Confira a entrevista!

Especulações: O que se sabe sobre as explosões no Líbano?

"Há no Líbano e fora dele quem especule a participação secreta de Israel na explosão", declarou Natalia Calfat, Doutoranda em Ciência Política