O aniversário da maior denominação do país

Foto: Reprodução

A Assembleia de Deus completa hoje 108 anos de fundação no Brasil. Denominação tem representação em todas as camadas da sociedade, tendo templos em quase todas as cidades brasileiras

É festa! Nesta terça-feira (18), a Assembleia de Deus no Brasil completa 108 anos de fundação. Na semana passada, milhares de membros da igreja participaram das comemorações do aniversário de fundação da instituição religiosa em Belém (PA). As atividades foram realizadas pela Convenção da Assembleia de Deus no Brasil (CADB).

“Há 108 anos, no Brasil, começou o maior movimento pentecostal da atualidade, um dos mais importantes movimentos da história da fé cristã”, comentou Samuel Câmara em sua fanpage. Ele é presidente da CADB.

A denominação pentecostal surgiu após a chegada dos dois missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren. Os fundadores da AD no Brasil receberam a missão de virem ao Brasil após visitarem o movimento de despertamento e avivamento espiritual da Rua Azuza em Los Angeles, EUA.

Daniel Berg e Gunnar Vingren atenderam a chamada missionária ao receberem uma revelação de Deus sobre o Pará. Obedecendo ao “ide” chegaram a terras brasileiras em 19 de novembro de 1910. A princípio reuniram-se com as igrejas batistas. Mas como traziam na bagagem a doutrina pentecostal, com a evidência do falar em línguas e a atualidade da concessão de dons espirituais como nos tempos apostólicos, surge então a Assembleia de Deus no Brasil.

Crescimento

As Assembleias de Deus chegaram aos grandes centros urbanos das regiões Sul e Sudeste, como Porto Alegre, São Paulo e Belo Horizonte. Em 1922, chegou ao Rio de Janeiro, no bairro de São Cristóvão, e ganhou impulso com a transferência de Gunnar Vingren, de Belém (PA) em 1924, para a então capital da República.

Desde 1930, quando se realizou a primeira Convenção Geral dos pastores na cidade de Natal (RN), as Assembléias de Deus no Brasil passaram a ter autonomia interna, sendo administrada exclusivamente pelos pastores residentes no Brasil, sem, contudo perder os vínculos fraternais com a igreja na Suécia.

A partir de 1936 a igreja passou a ter maior colaboração das Assembléias de Deus dos EUA através dos missionários enviados ao país, os quais se envolveram de forma mais direta com a estruturação teológica da denominação.

Ao longo dos anos a denominação vem crescendo no Brasil. Hoje, a igreja tem representação em todas as camadas da sociedade, tendo templos em quase todas as cidades brasileiras.

Em virtude de seu fenomenal crescimento, principalmente depois dos anos 90 com a criação e ação da chamada Década da Colheita, iniciativa das Assembleias de Deus, os pentecostais começaram a fazer diferença no cenário religioso brasileiro.

Saiba mais

*Com informações da CGADB


Leia mais

Bolsonaro nos 108 anos da Assembleia de Deus no Brasil
História dos fundadores da Assembleia de Deus vai virar filme

Aproveite as promoções especiais na Loja da Comunhão!