30.2 C
Vitória
quarta-feira, 2 dezembro 2020

“Nada mais legítimo que um evangélico no Supremo”

Leia também

Pazuello diz que propostas de vacinas são ‘pífias’

Ministro afirmou que o Brasil pode ter 300 milhões de doses em 2021, sendo cerca de 100 milhões entregues pela AstraZeneca

USP lança teste rápido de covid-19 pela saliva

Um dos grandes desafios dos pesquisadores foi padronizar o teste, ou seja, criar soluções químicas que mantivessem o coronavírus estável

O Tribunal de Justiça do Rio escolheu seu novo presidente

Henrique Figueira, que foi deputado estadual no Rio e ocupou secretaria na prefeitura durante a gestão Cesar Maia (PFL, hoje DEM)

A declaração é do ministro da Advocacia Geral da União (AGU), André Mendonça. Para ele, a expressão “terrivelmente evangélico” de Bolsonaro é uma defesa da representatividade social na Corte Suprema

O ministro da Advocacia Geral da União, André Luiz de Almeida Mendonça, defendeu a presença de um ministro evangélico no Supremo Tribunal Federal.

Em uma entrevista ao Poder em Foco, no último domingo (5), ele falou da representatividade da escolha que o presidente Bolsonaro terá que fazer para o cargo, que vai ficar vago com a aposentdoria do ministro Celso de Mello, em novembro de 2020.

“Tenho dito que, assim como chegou o tempo de termos mulheres, assim como anseio que tenhamos um deficiente físico também no Supremo Tribunal Federal, certamente haverá um momento de chegar um evangélico. Como nós temos representatividade na sociedade, nada mais legítimo que também um evangélico ocupe uma das cadeiras do Supremo Tribunal Federal”, disse.

A outra vaga que será aberta no STF é de Marco Aurélio, em julho de 2021.Mendonça é cotado para ser indicado ministro do Tribunal pelo presidente. Para o advogado-geral da União, a expressão “terrivelmente evangélico” de Bolsonaro é uma defesa de representatividade de todos os segmentos da população na Corte.

“O presidente faz uma referência aos evangélicos, certamente na questão da representatividade social”, explicou. Mesmo indicado pelo presidente, o novo integrante terá que ser avaliado pelo Senado Federal.

Bom senso

Para Mendonça, Bolsonaro terá de definir um nome que “tenha bom senso”, Independentemente de ser evangélico. “O grande desafio é que, quem quer que seja o ocupante da carreira, seja uma pessoa que tenha bom senso, conhecimento jurídico, que saiba ler a sociedade e interpretá-la à luz da Constituição”, declara.

IGREJA X ESTADO

Pastor na Igreja Presbiteriana do Brasil, em Brasília, André Mendonça disse que hoje não tem atuado de modo tão ativo. “A rotina já foi mais intensa na igreja. Há pelo menos 10 anos eu tenho uma atividade muito intensa com as crianças, tenho filhos, e eles eram ainda pequenos”.

Mendonça também disse que a separação entre Igreja e Estado tem funcionado no Brasil. Afirmou que não coloca sua fé à frente das decisões que eventualmente sejam tomadas em sua gestão.

“Ao mesmo tempo que, como cidadão, tenho legitimidade, liberdade de ter a minha fé, eu tenho que respeitar a fé do outro. E no âmbito público, das instituições públicas, ser imparcial na análise de qualquer questão”, afirmou.

Preservação símbolos religiosos

Mendonça defende que a presença de símbolos religiosos em prédios públicos, como um crucifixo no plenário do STF se deve ao fato de os objetos fazerem parte da origem histórica e cultural do Brasil. E que eles devem, “sem dúvida nenhuma, serem preservados”.

O ministro também se posiciona a favor da isenção de pagamento de impostos concedida a igrejas. Para ele, as instituições religiosas exercem “um papel subsidiário em relação às políticas públicas” e “suprem lacunas” da sociedade.

Veja a entrevista


leia mais

Davi Lago fala sobre a voz dos cristãos na política

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Da Cracolândia para missões

Conhecida como a ex-bruxa da Cracolândia, Silvia Regina escreve mais um capítulo de sua história ao receber o diploma de missões. Saiba mais!

Valdemiro Santiago em crise financeira e familiar

Desde que teve os bens penhorados pela justiça, fundador e líder da Igreja Mundial, Valdemiro Santiago, tem passado por uma crise financeira e agora familiar. Saiba mais!

3 palavrinhas é indicado ao premio Gerando Salvação

Na categoria “Projeto Infantil”, o 3 palavrinhas, que é considerado o maior canal infantil gospel do mundo, concorre ao lado de Aline Barros e outras estrelas do segmento. Saiba mais!

Asia Bibi pede que presos por sua fé sejam libertos no mundo

A cristã Asia Bibi comoveu o mundo com história de superação. Ela esteve mais de uma década no corredor da morte no Paquistão, mas foi libertada. Saiba mais!

Saiba mais sobre o cristianismo em alguns livros

No Dia do Evangélico Comunhão selecionou 10 livros para estudar e conhecer mais sobre o cristianismo. Saiba mais!

Pastor Ricardo Dias é exonerado da Funai

Pastor Ricardo Dias chefiava área de índios isolados da Funai exonerado da Funai. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Conferência Paixão pela Juventude 2020

Realizado pela Juventude Batista Brasileira, evento será online e acontece em duas datas. A primeira será neste sábado, 28, e a segunda, dia 5 de dezembro. Saiba mais!

Miniconferência on-line: “Fé e Ciência para Corpos e Mentes”

Cientistas cristãos brasileiros respondem questões de fé e ciência para corpos e mentes. Tema será abordado na mini Conferência online. Saiba mais!

Seminário de ciências bíblicas em edição virtual; começa hoje

Realizado há 20 anos pela Sociedade Bíblica do Brasil, evento incentiva o estudo e capacita líderes sobre o uso da Bíblia.

Grandes artistas do Brasil no “BH profetiza”

Realizado pela cantora Camila Campos, O BH profetiza vai reunir diversos cantores, entre eles Weslei Santos, Gai Sampaio, pastora Helena Tannure e outros. Evento será transmitido ao vivo, nesta terça-feira, 17 
- Publicidade -

Plugue-se

3 palavrinhas é indicado ao premio Gerando Salvação

Na categoria “Projeto Infantil”, o 3 palavrinhas, que é considerado o maior canal infantil gospel do mundo, concorre ao lado de Aline Barros e outras estrelas do segmento. Saiba mais!

Saiba mais sobre o cristianismo em alguns livros

No Dia do Evangélico Comunhão selecionou 10 livros para estudar e conhecer mais sobre o cristianismo. Saiba mais!

Funkeira Ludmilla no gospel?

Em live no Instagram, nesta quinta (26), a funkeira Ludmilla falou do desejo de apostar na carreira gospel e afirmou ter "recebido um chamado" para levar a palavra de Deus aos fãs. Saiba mais!

“40 Dias – O Milagre Da Vida” nas plataformas de streaming

Filme foi lançado no dia 15 de outubro, em mais de 200 salas em todo o Brasil. E agora será possível assistir em casa, pelo seu aplicativo. Saiba mais!