21.4 C
Vitória
quinta-feira, 26 novembro 2020

O amor pelos refugiados

Leia também

Faturamento do setor de máquinas cresce pelo 5º mês seguido, diz Abimaq

Segundo a Abimaq, deve-se ao aumento dos investimentos no Brasil com máquinas e equipamentos fabricados localmente

Força Tarefa vai atrás de arquivos de pedofilia na Deepweb

Black Dolphin, em referência a uma prisão localizada na fronteira com o Casaquistão conhecida por abrigar presos condenados à prisão perpétua

Saúde recebe estudo para ampliar validade de testes

Considerado "padrão ouro", o RT-PCR é um dos exames mais eficazes para diagnosticar a covid-19, além de ser arma poderosa

“O fenômeno dos refugiados é uma oportunidade para que os cristãos façam uma reflexão de que a Terra pertence a Deus”, diz Rev Hernandes Dias Lopes.

Pacaraima, em Roraima, na fronteira entre Brasil e Venezuela, é a cidade do país que mais recebeu imigrantes venezuelanos. Depois de um crime cometido contra um comerciante brasileiro o clima ficou tenso na região.

Mais de 1,2 mil venezuelanos foram expulsos durante um protesto de moradores. Pacaraima vem recebendo milhares de venezuelanos desde 2016. Relatório de julho de 2018 da Organização Internacional para Migrações (OIM) aponta que pelo menos 50 mil pessoas se fixaram no Brasil vindas da Venezuela. Um aumento de mais de 1.000% em relação a 2015.

A situação dos venezuelanos no Reacendeu a discussão sobre a questão dos refugiados no país. O Rev Hernandes Dias Lopes chamou atenção para o assunto ao publicar um vídeo de alerta para os evangélicos. Segundo ele, o fenômeno dos refugiados é uma oportunidade para que os cristãos façam um reflexão de que a Terra pertence a Deus. “Muito embora as nações tenham fronteiras geográficas, linguísticas e culturais, toda a Terra é de Deus”, afirmou.

Hernades exortou os cristãos para o acolhimento e amor para os imigrantes. “Precisamos entender que, aqueles que buscam neste solo pátrio, uma chance ou uma esperança pra viver, precisam ser acolhidos com amor, com civilidade e com dignidade. Aqui não é o nosso lar permanente, aqui não é a nossa pátria permanente, aqui nós estamos de passagem”, lembrou.

Amor e compaixão

Na cidade de Pacaraima, o pastor Gedeão Vasconcelos, que lidera uma Igreja Batista na cidade, tem feito a diferença. Na confusão que aconteceu no mês passado, ele abrigou 63 venezuelanos em sua casa. A atitude dele mudou a vida dos refugiados.

“Me preocupei porque tinha crianças, famílias, que nós ajudávamos, evangelizávamos e dávamos comida. Aí comecei a colocá-las no meu carro e na sequência eu liguei para a irmã, falei que estava tudo muito violento, e pedi ajuda. A compaixão venceu o medo. Teve uma hora em que não aguentei. Tive que ter forças, pedir a Deus. Tem horas em que a gente não aguenta, é ser humano”, disse o pastor em entrevista ao G1.

O pastor Hernandes encoraja os brasileiros a cuidar daqueles que buscam abrigo no Brasil. Ele acredita que os refugiados podem contribuir para o progresso da nação e, ao mesmo tempo, serem “alcançados pelo evangelho da graça de Deus”, conclui.

Crise Venezuela

Venezuela vive uma crise econômica e social sem precedentes, daí o motivo de seus cidadãos buscarem refúgio no Brasil. De acordo com os dados do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), o número de solicitações de refúgios por venezuelanos no Brasil passou de 829 em 2015 para 3.375 em 2016.

Assista


Leia mais

Igreja acolhedora para venezuelanos
ONU alerta sobre fluxo migratório da Venezuela
1,2 mil venezuelanos deixam o Brasil após ataques
Ajuda humanitária aos refugiados venezuelanos

- Publicidade -

Matérias relacionadas

De desempregado a milionário: “provisão de Deus”

Horas depois de ficar desempregado, um trabalhador do interior do Paraná ganha 1 milhão em um sorteio. Saiba mais!

Fernandinho e os 16 anos de Ministério pastoral

Uma das maiores referências musicais no mercado gospel, Fernandinho, completou 16 anos de ministério pastoral: "Quero continuar servindo ao meu Deus e à Sua Igreja!", escreveu o cantor

Defender a Bíblia virou motivo para demissão

Após 30 anos como Capelão da Força Aérea dos EUA,  Curt Cizek foi demitido por pregar sobre o pecado da imoralidade sexual, agora luta pela liberdade de expressão. Saiba mais!

Como prosseguir em meio ao luto?

Alba, cristã colombiana, compartilha a dificuldade em realizar coisas cotidianas após a perda do marido por conta da perseguição. Saiba mais!

Apoio de amigos ajuda mulher enfrentar violência em casa

Para 49% das pessoas, no entanto, ficou mais difícil para a mulher denunciar a violência doméstica durante o período de pandemia

“Um Pedido”, de Davi Sacer

Canção é a faixa principal do novo EP de Davi Sacer pela Som Livre, que tem o mesmo nome. Música, assim como todas o álbum, tem participação especial da esposa, Verônica Sacer 

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Miniconferência on-line: “Fé e Ciência para Corpos e Mentes”

Cientistas cristãos brasileiros respondem questões de fé e ciência para corpos e mentes. Tema será abordado na mini Conferência online. Saiba mais!

Seminário de ciências bíblicas em edição virtual; começa hoje

Realizado há 20 anos pela Sociedade Bíblica do Brasil, evento incentiva o estudo e capacita líderes sobre o uso da Bíblia.

Grandes artistas do Brasil no “BH profetiza”

Realizado pela cantora Camila Campos, O BH profetiza vai reunir diversos cantores, entre eles Weslei Santos, Gai Sampaio, pastora Helena Tannure e outros. Evento será transmitido ao vivo, nesta terça-feira, 17 

Conferência pastoral Fidelidade Extrema

Realizado pela Associação Evangelística Billy Graham, a Conferência começou hoje, 13 e vai até amanhã. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Fernandinho e os 16 anos de Ministério pastoral

Uma das maiores referências musicais no mercado gospel, Fernandinho, completou 16 anos de ministério pastoral: "Quero continuar servindo ao meu Deus e à Sua Igreja!", escreveu o cantor

Primeira brasileira a presidir Tribunal de Apelações da ONU

“Na presidência, quero tentar honrar essa tradição brasileira de boa diplomacia, com respeitabilidade honestidade e boa-fé”, disse a magistrada

Deive Leonardo grava última série do ano: Confira!

Gravação será no dia 12 de dezembro, em São José do Rio Preto (SP). Saiba mais!

Atriz é demitida por se posicionar contra a homossexualidade

Após usar sua página no facebook para escrever seu posicionamento contra a homossexualidade, a atriz cristã foi demitida de uma peça de teatro que participaria como atriz principal. Saiba mais!