Ainda sem templo estabelecido, as atividades e eventos acontecem nas casas, debaixo das árvores e em quadras de esportes. Saiba mais!
Por Patricia Scott
A Agência Missionária de Evangelização do Sertão (AMES), recentemente, chegou ao município de Central, no sertão baiano. O trabalho está sendo liderado pelo pastor Marcelino Augusto Ferreira Ribeiro, que estava à frente da Igreja Batista Central, com sede no bairro Carapina Grande, na Serra, Espírito Santo.
Ele deixou um trabalho consolidado para iniciar um novo caminho no campo missionário. A mudança na vida é grande. No entanto, o pastor não enxerga como um “recomeço”. Isto porque Marcelino entende que o Senhor está conduzindo-o para uma nova fase ministerial. Vale salientar que em Central ainda não há templo estabelecido. As atividades e eventos acontecem nas casas, debaixo das árvores e em quadras de esportes.
“É um grande desafio deixar um ministério já estruturado e reconhecido, deixar para trás familiares e amigos de longa data, sair de uma região metropolitana e ir para uma pequena cidade de pouco mais de 17 mil habitantes, abraçar novos hábitos e culturas, estabelecer novos vínculos, formar novos discípulos e estruturar uma nova igreja. Mas a razão que nos move é a convicção do chamado de Deus e o desejo intenso de obedecê-lo de forma incondicional”, salienta pastor.
Casado há 25 anos com Roberta, pai de Laísa e Emilly e avô da pequena Liz, o pastor Marcelino atua como líder de base. O foco é formar novos obreiros, além de atrair missionários para a região. A família já está em terras sertanejas. A filha mais velha, Laísa, de 25 anos, é casada. Por isso, provavelmente irá com a família para o sertão no segundo semestre deste ano. “Nosso coração está cheio de expectativa diante daquilo que Deus tem prometido que fará”.
Trajetória ministerial
O pastor Marcelino iniciou a trajetória ministerial, em 2003, quando participou da criação de um trabalho evangelístico na região de Carapina, na Serra (ES). A iniciativa se transformou em uma congregação da Igreja Evangélica Batista de Vitória (IEBV).
No ano seguinte, ele foi ordenado ao pastoreio. Assim, Marcelino assumiu o rebanho da pequena congregação. Em 2012, a igreja foi emancipada devido ao crescimento e desenvolvimento do trabalho, tornando-se a Igreja Batista Central, em Carapina Grande, na Serra (ES).
Atualmente, são 543 pessoas reunidas em 52 células espalhadas por várias cidades: Serra (ES), Jaguaré (ES), Felixlândia (MG), além dos municípios de Central, Presidente Dutra, Conceição do Coité e Campo Formoso. Estas últimas estão no Estado da Bahia.
Em 2022, em parceria com a AMES, a igreja iniciou uma base missionária no sertão baiano. “E agora sentimos um chamado e o impulso do Espírito Santo a deixar toda a estrutura e ministério já consolidado aqui em Serra, e junto com a família partirmos em mudança para o Sertão, atuando diretamente no campo missionário, e implantando novas iniciativas sociais na região”.