26.9 C
Vitória
sábado, 27 fevereiro 2021

Cartas para detentos no Maranhão

As cartas foram escritas por alunos do Colégio Adventista. O projeto “Cartas de Esperança” une Língua Portuguesa e o campo espiritual, induzindo os alunos a um aprendizado consistente.

Numa época em que o meio de comunicação mais utilizado é a internet, o projeto “Cartas de Esperança”, desenvolvido pela Equipe de Apoio à Capelania do Colégio Adventista de Bacabal (MA) veio para mostrar que essa prática ainda é válida.

Os alunos escreveram as cartas. Elas foram encaminhadas para detentos de um presídio da cidade. “Nesse mundo digital, eu nunca tinha escrito uma carta! Também nunca tinha escrito uma carta para alguém que eu não conheço, principalmente para alguém que está preso. Foi uma boa experiência”, disse Giovana Costa, uma das alunas.

As cartas foram feitas em sala de aula. E acompanhadas pela professora de língua portuguesa, Daniela Lemos. Os alunos desenvolveram a escrita e ao mesmo tempo, o lado espiritual.

Detentos que receberam as cartas. Foto: Notícias Adventistas

“No campo da Língua Portuguesa, eles vão trabalhar justamente a escrita e conhecer o gênero textual de carta.

No campo espiritual, os alunos estarão levando esperança para os presidiários, falando do amor de Cristo, da volta de Jesus e do perdão que Ele tem para dar para todas as pessoas, quando há o arrependimento”, explicou a professora.

Os detentos gostaram da carta. “Para mim foi importante receber essa carta. Estou praticamente há dois anos preso e nunca recebi uma carta na minha vida. Às vezes a gente precisa de uma palavra amiga, de alguém. Todo mundo tem sentimento”, declarou o detento Jhon Wilami Carvalho.

Ministério com os encarcerados

Para o assistente social Roberto Abade, essa assistência traz impactos aos encarcerados. “O sentimento de rejeição e indiferença que esses indivíduos recebem tanto por parte da sociedade como do Estado dificulta sua reinserção na sociedade. Ações como essa possibilitam uma nova perspectiva de vida, no sentido de eles entenderem que mesmo com seus erros, é possível ver o amor verdadeiro expresso através desses gestos”, ressalta.

Segundo a Rede Justiça Criminal, o número de detentos no Brasil triplicou no período de 2000 a 2014. No entanto, há indícios de que os presídios que recebem assistência de igrejas evangélicas diminuem os índices de rebelião. A unidade prisional de Bacabal é um desses exemplos.

Desde 2013, a Caravana da Esperança, grupo composto por 30 voluntários adventistas, visita semanalmente o presídio. Ao longo dos anos, as ações se intensificaram e mudanças positivas foram sendo percebidas, até que o grupo recebeu o aval da unidade prisional para a construção de um templo adventista dentro do presídio.

A congregação foi inaugurada em setembro de 2016 e os cultos acontecem aos domingos, no período da tarde. Desde o início do projeto evangelístico, aproximadamente 100 pessoas já foram batizadas.

*Com informações de Notícias Adventistas


Leia mais

O evangelho por trás das grades
Ex-presidiárias voltam aos presídios para falar do amor de Deus
Artista troca country por evangelismo em presídios
Missão sobre duas rodas. O Ide de moto

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Entidade cristã luta contra o alcoolismo na Bahia

A luta da ADRA contra o alcoolismo na capital de maior consumo de álcool do país A comunidade Pró-Vida atua na Bahia há mais de...

Bruna Karla e Eli Soares: “Você é precioso”

Canção é um lançamento da Bruna Karla e já está em todas as plataformas

Pastores reagem à decisão que barra cultos em SP

Projeto, que torna atividade religiosa como serviço essencial em SP vetado pelo governador João Dória volta para o Legislativo estadual e os deputados podem derrubar o veto. Entenda!

O escolhido: as crianças escolhem seus padrinhos

Organização cristã, Visão Mundial lançou um programa onde crianças escolhem padrinhos e madrinhas. A intenção é tirar as pessoas da pobreza. Saiba mais!

Netanyahu vira estrela de campanha de vacinação

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu convoca a população israelense para se vacinar e para combater as fake news antivacina. Saiba mais!

Natthália Gonçalves e sua admiração pelas histórias bíblicas

A atriz mirim, Natthália Gonçalves interpreta a personagem Chaya, na novela Gênesis, que é exibida pela TV Record

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Voluntariado no exterior para jovens universitários; Saiba mais!

Organização IYF abre inscrições de voluntariado no exterior para jovens universitários A Organização International Youth Fellowship- IYF(comunhão internacional de jovens), é uma organização com base...

Franklin Graham no Brasil para o “Esperança Rio 2021”

Lançamento do "Esperança Rio 2021" será em Maio e em dezembro a ação evangelística, que terá participação do evangelista Franklin Graham. Saiba mais!

Deive Leonardo ministra em São Paulo fim de semana

O evangelista Deive Leonardo retorna com suas apresentações na capital Paulista nesta sexta-feira, 19 e neste sábado, em Barueri (SP). Saiba mais!

Começou a 23ª edição da Consciência Cristã; Saiba mais!

Consciência Cristã inicia hoje e reúne evangélicos para debater educação, fé, ciência e justiça social. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Natthália Gonçalves e sua admiração pelas histórias bíblicas

A atriz mirim, Natthália Gonçalves interpreta a personagem Chaya, na novela Gênesis, que é exibida pela TV Record

Deive Leonardo grava primeira série do ano em Florianópolis

Com o tema "Alvorecer", a primeira série gravada de Deive Leonardo promete levar a esperança de um recomeço e de um novo dia. Evento acontece no próximo sábado, 27. Saiba mais!

Cantora Amanda Wanessa sai da UTI

Pelas redes sociais, o marido da cantora, Dobson Santos contou que Amanda Wanessa foi transferida para o quarto: “o milagre está cada vez mais perto”, declarou. Saiba mais!

Deive Leonardo vai se apresentar em Brasília e Goiânia

O evangelista se apresenta na próxima terça-feira, 16, em Brasília e em Goiânia, prometendo trazer importantes reflexões para o público. Saiba mais!