27.4 C
Vitória
domingo, 7 março 2021

Alimentação contribui para reduzir ansiedade

Filho, faculdade, casa, casamento, trabalho, igreja, amigos, aparência. A lista de compromissos do dia a dia é extensa e intensa, o que torna comum o fator ansiedade na rotina de muitas pessoas. A má notícia é que isso reflete na saúde, mas a boa notícia é que uma alimentação balanceada pode ser a solução

A nutricionista Maressa Gabriela Calixto explica que muitos apresentam sintomas relacionados à ansiedade, que são: fadiga, dores de cabeça, insônia, sensação de desmaio, dores no peito e palpitações, boca seca, tensão e dores musculares, sensação de ter um “nó” na garganta, confusão mental e sensação de impotência.  “Grande parte desta dificuldade está ligada ao estilo de vida que levamos, com uma má alimentação, poucas horas de sono, falta de atividade física, entre outros”, disse.

Para nos sentirmos felizes, precisamos estar com a serotonina elevada, que é o hormônio do bem-estar. E neste cenário, os alimentos ingeridos têm papel fundamental na quantidade circulante desse hormônio na corrente sanguínea.

Confira algumas dicas para montar um dejejum “anti-ansiedade”:

 

“Nossa alimentação nas últimas décadas tem se modificado cada vez mais com o surgimento de alimentos industrializados e fast-foods; estamos cercados de alimentos que destroem nosso corpo. Outro ponto que tem dificultado a alimentação saudável é a falta de tempo para o preparo de alimentos. A maioria das refeições tem sido feitas fora de casa, obrigando a população comer o que encontra e não o que muitas vezes deseja. Muitos saem de casa sem fazer a primeira e principal refeição, o desjejum e com isso costumam exagerar no almoço contribuindo para o ganho de peso e ansiedade”, destacou Maressa.

Evitando ansiedade

As vitaminas e minerais são essenciais para a diminuição da ansiedade. Atenção à lista:
Vitamina C: ajuda a controlar o estresse e reduz o risco de desenvolvermos ansiedade e insônia. Além disso, auxilia na redução dos níveis de cortisol, o hormônio do estresse. Onde encontrar? Acerola, laranja, mexerica, abacaxi, caju, morango, mamão, kiwi, goiaba, além de vegetais como pimentão e brócolis.

Vitamina D: evita sintomas de ansiedade e até psicose. Onde encontrar? No leite, queijo e óleos vegetais. Tomar 15 minutos de sol por dia é essencial para obter a vitamina D.

Vitaminas do complexo B (especialmente a vitamina B6, além de B1, B5, B9 e B12): importantes para a conversão de triptofano em serotonina, ajudam a combater a ansiedade, inclusive durante a TPM. Onde encontrar? Cereais integrais, banana, oleaginosas como a avelã e vegetais verde-escuros, como o espinafre.

Magnésio: tem ação antidepressiva, reduz sintomas de fadiga (como músculos tensionados e tremor nos olhos) e melhora a qualidade do sono. Onde encontrar? Sementes oleaginosas como castanhas e chia, na banana, alcachofra, espinafre, beterraba, iogurte natural e cereais integrais, como o arroz integral.

Zinco: melhora a qualidade do sono e está envolvido com diversos processos do sistema nervoso, que podem evitar a ansiedade e depressão. Onde encontrar? Semente de abóbora, soja e castanhas.

 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Aras diz ao STF que apura se Pazuello cometeu fraude em plano de vacinação

Os supostos crimes estariam relacionados à nota em que um grupo de 36 especialistas listados no documento alegou não ter lido e nem dado...

Ministério da Saúde amplia vagas do ‘Mais Médicos’ em Rio Branco, no Acre

Portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) estabelece que a ampliação das vagas se dará pelo período improrrogável de um ano para atender...

Homem que engravidou sobrinha de 10 anos no ES é condenado a 44 anos de prisão

De acordo com o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJ-ES), a sentença foi proferida no início de fevereiro Por Matheus Brum, especial para o...

Butantan recebe mais de 14 milhões da Coronavac

Nós estamos entrando nas duas mais graves semanas da covid-19 Por Pedro Caramuru (AE) O Instituto Butantan recebeu na manhã desta quinta-feira (4) nova remessa com...

PIB de SP cresce 0,4% em 2020 e contrasta com PIB do País em forte queda

Doria destacou que o crescimento do PIB de São Paulo aconteceu em meio à "fortíssima" queda da economia nacional e mundial Por Eduardo Laguna (AE) O...

CFM: vacinação de todos brasileiros contra covid é caminho mais seguro

As vacinas representam a esperança de superação da pandemia e o CFM apoia incondicionalmente que elas sejam disponibilizadas para toda a população Por Sandra Manfrini...

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Voluntariado no exterior para jovens universitários; Saiba mais!

Organização IYF abre inscrições de voluntariado no exterior para jovens universitários A Organização International Youth Fellowship- IYF(comunhão internacional de jovens), é uma organização com base...

Franklin Graham no Brasil para o “Esperança Rio 2021”

Lançamento do "Esperança Rio 2021" será em Maio e em dezembro a ação evangelística, que terá participação do evangelista Franklin Graham. Saiba mais!

Deive Leonardo ministra em São Paulo fim de semana

O evangelista Deive Leonardo retorna com suas apresentações na capital Paulista nesta sexta-feira, 19 e neste sábado, em Barueri (SP). Saiba mais!

Começou a 23ª edição da Consciência Cristã; Saiba mais!

Consciência Cristã inicia hoje e reúne evangélicos para debater educação, fé, ciência e justiça social. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Adiado mais uma vez o Troféu Gerando Salvação

Evento, que seria realizado na próxima terça-feira, 9, agora acontecerá no dia 08 de junho. "Seguiremos o que nos foi ordenado", diz nota da organização.

SBB: levando a Palavra para hospitais e presídios do Brasil

Campanha da SBB quer criar uma rede de apoio com igrejas e capelanias para que a Palavra de Deus alcance vidas e leve esperança a hospitais e presídios do Brasil. Saiba mais!

Irmão Lázaro tem melhora em seu quadro de saúde

Assessoria do vereador informou que irmão Lázaro apresentou melhora na oxigenação. Ele está internado com covid-19. Saiba mais!

Natthália Gonçalves e sua admiração pelas histórias bíblicas

A atriz mirim, Natthália Gonçalves interpreta a personagem Chaya, na novela Gênesis, que é exibida pela TV Record