24.7 C
Vitória
sexta-feira, 30 outubro 2020

EUA lança Aliança Internacional para Liberdade Religiosa

Leia também

Anvisa informa que não recebeu pedido de registro formal para vacina russa

Quando a Anvisa revisa todos os documentos técnicos e regulatórios e verifica os dados de segurança e eficácia

STF começa a julgar pedido do PDT para afastar Guedes

"A amplitude do objeto da arguição de descumprimento de preceito fundamental não significa admitir seja qualquer ato", registrou Marco Aurélio

Indicador de incerteza na economia cai para 143,8 pontos em outubro, diz FGV

O componente de Mídia recuou 4,0 pontos, para 126,0 pontos, contribuindo negativamente em 3,5 pontos para a queda do indicador geral no mês

O Brasil faz parte do grupo liderado pelos EUA. Cerca de 27 países fazem parte da aliança

Vinte e seis países se uniram aos Estados Unidos na criação formal da Aliança Internacional para Liberdade Religiosa que busca reduzir a perseguição religiosa em todo o mundo.

“A Aliança vai unificar nações poderosas e alavancar seus recursos a fim de impedir maus atores e defender os perseguidos, os indefesos e os vulneráveis”, disse o secretário de Estado, Michael R. Pompeo, através de comunicado em (5) de fevereiro.

Os membros se comprometeram a defender a Declaração de Princípios, que compromete os países a levantar objeções e a se oporem, de maneira pública e privada, contra todos os abusos ou violações da liberdade religiosa.

Princípios para Aliança  

O secretário de Estado Mike Pompeo participou de um jantar no Departamento de Estado na semana passada para fazer o lançamento da Aliança. “Juntos, dizemos que a liberdade de religião ou crença não é um ideal ocidental, mas verdadeiramente o alicerce das sociedades”, disse ele na ocasião.

“Condenamos terroristas e extremistas violentos que têm como alvo grupos religiosos minoritários, sejam eles yazidis no Iraque, hindus no Paquistão, cristãos no nordeste da Nigéria ou muçulmanos na Birmânia. A liberdade de religião ou crença não é um ideal ocidental, mas realmente o alicerce das sociedades”, afirmou o secretário.

O Departamento de Estado publicou uma lista de princípios para a aliança que incluía o compromisso de “o direito de manter qualquer fé ou crença, ou nenhuma, e a liberdade de mudar de fé”. Entre as prioridades estão, desafiar as leis de blasfêmia e impedimentos de registro a grupos não religiosos e religiosos e de defesa de pessoas presas ou perseguidas devido à suas crenças.

Mais de 8 em cada 10 pessoas no mundo vivem em lugares em que não podem praticar sua religião livremente. “Nossa missão abrange nacionalidades, sistemas políticos e credos”, completou Pompeo durante a reunião. 

Países

Os países que compõem o grupo são: Albânia, Áustria, Bósnia e Herzegovina, Brasil, Bulgária, Colômbia, Croácia, República Tcheca, Estônia, Gâmbia, Geórgia, Grécia, Hungria, Israel, Kosovo, Letônia, Lituânia, Malta, Holanda, Senegal, Eslováquia, Eslovênia, Eslovênia, Togo, Ucrânia, Polônia, Estados Unidos e Reino Unido.

O próximo encontro do grupo acontecerá entre 14 e 16 de julho em Varsóvia, na Polônia, para “promover o diálogo inclusivo para mobilizar ações e aumentar a conscientização sobre a escala de perseguição contra religião ou crença em todo o mundo”, como diz o documento emitido. O secretário anunciou pela primeira vez a criação da Aliança em julho de 2019 na segunda Reunião Ministerial para o Avanço da Liberdade Religiosa

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Alfinetada de Pompeo à China: “ameça a liberdade religiosa”

Durante viagem asiática nesta quinta-feira, 29, chefe da diplomacia norte-americana, Mike Pompeo, fez novo ataque à China. Saiba mai!

Covid-19: Anticorpos duram sete meses no organismo

Estudo com 6 mil pessoas mostrou que os infectados pela covid-19 geram uma reação imunológica adequada. Saiba mais!

Mais um acordo de paz: agora com Israel e Sudão

É o terceiro acordo de paz com Israel, mediado pelos EUA este ano. Saiba mais!

Tristeza! Famílias separadas na fronteira dos EUA

Organizações não conseguiram localizar os pais de 545 crianças até o momento na fronteira do México com os EUA

Inusitado! Batismo no gramado de futebol

Nos EUA, um técnico de futebol americano realizou batismo improvisado no gramado, onde os jogadores treinam. Confira essa história!

Brasil e EUA em novo acordo

Robert Lighthizer, participou do mesmo evento, e afirmou que o atual relacionamento beneficia ambos os países

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Culto vai celebrar os 48 anos do Hospital Evangélico

Por conta da pandemia, culto de ação de graças será em formato drive-in, em Vila Velha (ES). 

Semana dos manuscritos do Mar Morto; Saiba mais!

Arqueólogos e especialistas vão apresentar um dos mais impactantes achados da humanidade, na semana dos manuscritos do Mar Morto. Evento, que começa nesta segunda,19, é gratuito!

Live Solidária “Um Com Eles” em Libras

A live solidária, realizada pela Portas Abertas, será transmitida pelo Facebook, e estará acessível a todos que entendem a língua brasileira de sinais. Saiba mais!

Desafio Superação em corrida virtual; É neste domingo, 18

Em alusão ao Outubro Rosa, o Desafio Superação vai mobilizar mulheres cristãs de todo o Brasil em prol da saúde. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Larissa e Isabela e Mariana Valadão cantam o amor

Baseada no amor cristão, música é o quarto lançamento de Larissa e Isabela pela Sony

Nova fase da Academia da Bíblia SBB

Com novos cursos, o projeto de capacitação bíblica da SBB deseja auxiliar o cristão no estudo aprofundado da Palavra de Deus. Saiba mais!

Quando Deus é a fonte do equilíbrio em campo e da força emocional

Sucesso na Liga dos Campeões da Europa, o goleiro Keylor Navas, 33 anos, dirige estudos bíblicos com um grupo de 10 pessoas em Paris.

Clovis Pinho, o que vem por aí?

Novo single de Clovis Pinho deve chegar ao mercado em novembro. Saiba mais!