Alerta de temporais em cinco estados nesta terça (20)

A Defesa Civil de Santos (SP) alertou para mar agitado, ventos e chuvas fortes. Foto: Mário Viola/Futura PRess/AE

Quem mora em áreas de risco deve ficar atento às alterações climáticas pelas próximas 72 horas, informa o Inpe.

Municípios entre Rondônia e Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro devem ser afetados pelo mau tempo nesta terça-feira (20). A chuva persistente ao longo do dia pode gerar acumulados elevados e trazer transtornos e riscos à população. De acordo com um alerta emitido, nessa segunda-feira (19), pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), 37 cidades do Espírito Santo devem receber chuvas intensas com condições para temporais.

O Estado capixaba se recupera de alagamentos, que provocaram o isolamento de vários bairros da Região Metropolitana e também no interior. Deslizamentos foram registrados e mais de 200 pessoas tiveram que ir para abrigos.

A instabilidade do tempo se dá pela atuação da Zona de Convergência de Umidade (ZCOU) que favorece a condição para chuva durante o dia inteiro na faixa entre Rondônia, na Região Norte, e o litoral do Espírito Santo e Rio de Janeiro, na Região Sudeste.

Nas últimas 24 horas, nas estações do Instituto Nacional de Meteorologia foram registradas chuvas de 88 mm em Petrópolis-RJ, 66 mm em Pires do Rio-GO e 65 mm Patrocínio-MG.

Área em aviso segundo o Inpe
GERAL

Em grande parte do país, a previsão é de grande nebulosidade com pancadas de chuva, principalmente entre o Centro-Oesto e o Norte do país. Na região Sudeste, será com condição de chuva segundo a Zona de Convergência do Atlântico Sul.

É pequena a possibilidade de chuva no leste das regiões Sul e Nordeste. Nas demais áreas da região Sul e no interior do Nordeste é esperado sol entre nuvens. Em Curitiba (PR), a mínima é de 12°C e em São Paulo (SP) 16°C. No interior do Nordeste a temperatura aumenta no período da tarde. Em Teresina (PI), a previsão é de que a máxima chegue a 38°C.

Uma carreta tombou em Petrópolis (RJ)

Nesta segunda-feira (19), o mau tempo causou transtornos no trânsito e em aeroportos do Rio de Janeiro. Um acidente entre dois veículos na Ponte Rio-Niterói provocou um engarrafamento de quase duas horas. A mudança no tempo ocorre pela passagem de uma frente fria pelo estado trazendo a instabilidade até pelo menos até sexta-feira (23).

Alerta no Espírito Santo

Confira a lista dos 37 municípios capixabas que podem receber um grande volume de chuva nas próximas horas: Alegre, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Aracê, Atilio Vivacqua, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Guarapari, Ibatiba, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jerônimo Monteiro, Marataízes, Marechal Floriano, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, São José do Calçado, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Velha e Vitória.

Defesa civil

Todos os Estados brasileiros possuem um órgão responsável por desenvolver as atividades de proteção e defesa civil em seus respectivos territórios. Entre em contato com a Defesa Civil do seu estado.


Leia mais

Chuva castiga o ES – Capixabas estão ilhados