28.3 C
Vitória
sábado, 5 dezembro 2020

Alerta de temporais em cinco estados nesta terça (20)

Leia também

Saúde necessita de investimento em governança de dados

"O País demanda urgentemente respostas e responsabilizações adequadas às empresas e órgãos que tratam dados pessoais sensíveis", afirma advogada Bianca Albuquerque

Operação Uruatu 2 faz buscas contra traficantes de animais

Segundo a PF, ao longo das investigações foram aprendidas centenas de animais silvestres no curso das investigações policiais

Governo anuncia operação de combate a crimes contra idosos

Após constatação de que o total de denúncias de crimes registrados por meio do Disque 100 aumentou durante a pandemia

Quem mora em áreas de risco deve ficar atento às alterações climáticas pelas próximas 72 horas, informa o Inpe.

Municípios entre Rondônia e Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro devem ser afetados pelo mau tempo nesta terça-feira (20). A chuva persistente ao longo do dia pode gerar acumulados elevados e trazer transtornos e riscos à população. De acordo com um alerta emitido, nessa segunda-feira (19), pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), 37 cidades do Espírito Santo devem receber chuvas intensas com condições para temporais.

O Estado capixaba se recupera de alagamentos, que provocaram o isolamento de vários bairros da Região Metropolitana e também no interior. Deslizamentos foram registrados e mais de 200 pessoas tiveram que ir para abrigos.

A instabilidade do tempo se dá pela atuação da Zona de Convergência de Umidade (ZCOU) que favorece a condição para chuva durante o dia inteiro na faixa entre Rondônia, na Região Norte, e o litoral do Espírito Santo e Rio de Janeiro, na Região Sudeste.

Nas últimas 24 horas, nas estações do Instituto Nacional de Meteorologia foram registradas chuvas de 88 mm em Petrópolis-RJ, 66 mm em Pires do Rio-GO e 65 mm Patrocínio-MG.

Área em aviso segundo o Inpe

GERAL

Em grande parte do país, a previsão é de grande nebulosidade com pancadas de chuva, principalmente entre o Centro-Oesto e o Norte do país. Na região Sudeste, será com condição de chuva segundo a Zona de Convergência do Atlântico Sul.

É pequena a possibilidade de chuva no leste das regiões Sul e Nordeste. Nas demais áreas da região Sul e no interior do Nordeste é esperado sol entre nuvens. Em Curitiba (PR), a mínima é de 12°C e em São Paulo (SP) 16°C. No interior do Nordeste a temperatura aumenta no período da tarde. Em Teresina (PI), a previsão é de que a máxima chegue a 38°C.

Uma carreta tombou em Petrópolis (RJ)

Nesta segunda-feira (19), o mau tempo causou transtornos no trânsito e em aeroportos do Rio de Janeiro. Um acidente entre dois veículos na Ponte Rio-Niterói provocou um engarrafamento de quase duas horas. A mudança no tempo ocorre pela passagem de uma frente fria pelo estado trazendo a instabilidade até pelo menos até sexta-feira (23).

Alerta no Espírito Santo

Confira a lista dos 37 municípios capixabas que podem receber um grande volume de chuva nas próximas horas: Alegre, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Aracê, Atilio Vivacqua, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Guarapari, Ibatiba, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jerônimo Monteiro, Marataízes, Marechal Floriano, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, São José do Calçado, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Velha e Vitória.

Defesa civil

Todos os Estados brasileiros possuem um órgão responsável por desenvolver as atividades de proteção e defesa civil em seus respectivos territórios. Entre em contato com a Defesa Civil do seu estado.


Leia mais

Chuva castiga o ES – Capixabas estão ilhados

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Covid-19: Brasil tem maior alta de mortes desde maio

Com o aumento de casos de covid-19 Brasil, pastores brasileiros alertam seus membros para os cuidados redobrados de saúde. Saiba mais!

Queimadas no Pantanal batem recorde em 9 meses e são as maiores em 23 anos

Somente na quarta-feira, 30, os satélites captaram 682 focos ativos. Em apenas nove meses, o bioma também bateu o recorde anual

Fumaça da Amazônia e Pantanal começa a chegar a cidades do Sudeste e Sul do País

Os dados do Inpe revelam que, entre 1º de janeiro e 31 de agosto, foram registrados pelos satélites do Instituto um total de 10.153 focos de incêndio no Pantanal

Agosto foi 2º pior mês de queimadas na Amazônia nos últimos dez anos, mostra Inpe

Entre maio e agosto, período de presença do Exército na Amazônia, o número de queimadas foi de 39.187, basicamente o mesmo de 2019 (38.952)

TikTok: O que os pais precisam saber?

Está na moda e muitas pessoas já aderiram o aplicativo TikTok, que permite fazer vídeos por meio de dublagens e edições. E virou a sensação entre crianças, adolescentes e jovens em todo o mundo.

Unidos pelas vítimas das chuvas no Sudeste

Moveis e eletrodomésticos novos foram comprados pelo presbitério da Igreja Cristã Maranata A chuva que alagou várias cidades e deixou milhares de pessoas desabrigadas, nos...

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Conferência Paixão pela Juventude 2020

Realizado pela Juventude Batista Brasileira, evento será online e acontece em duas datas. A primeira será neste sábado, 28, e a segunda, dia 5 de dezembro. Saiba mais!

Miniconferência on-line: “Fé e Ciência para Corpos e Mentes”

Cientistas cristãos brasileiros respondem questões de fé e ciência para corpos e mentes. Tema será abordado na mini Conferência online. Saiba mais!

Seminário de ciências bíblicas em edição virtual; começa hoje

Realizado há 20 anos pela Sociedade Bíblica do Brasil, evento incentiva o estudo e capacita líderes sobre o uso da Bíblia.

Grandes artistas do Brasil no “BH profetiza”

Realizado pela cantora Camila Campos, O BH profetiza vai reunir diversos cantores, entre eles Weslei Santos, Gai Sampaio, pastora Helena Tannure e outros. Evento será transmitido ao vivo, nesta terça-feira, 17 
- Publicidade -

Plugue-se

O versículo mais lido de 2020!

O versículo campeão de leitura em 2020 é baseado em Isaías 41:10: “Portanto, não temais, pois estou contigo..." Saiba mais!

Novo álbum musical do Missionário R. R. Soares

O álbum "Em O nome de Jesus", com 12  músicas inéditas, foi lançado depois de cinco anos. Primeiro single do projeto está disponível em todas as plataformas e Youtube

Wilson Witzel é batizado em igreja evangélica

O batismo ocorreu um dia antes de Witzel protocolar sua defesa no tribunal misto, que julga o processo de impeachment dele. Saiba mais!

3 palavrinhas é indicado ao premio Gerando Salvação

Na categoria “Projeto Infantil”, o 3 palavrinhas, que é considerado o maior canal infantil gospel do mundo, concorre ao lado de Aline Barros e outras estrelas do segmento. Saiba mais!