Alerta Moçambique!

Foto: Reuters

Um novo ciclone pode atingir a região nesta quarta (24). Tempestade tropical chegou na terça-feira (23) em Madagascar. País ainda se recupera da passagem do Idai, que deixou pelo menos 600 mortos.

Outro ciclone tropical deve atingir Moçambique nesta quinta-feira (25), segundo o Serviço Meteorológico Sul-Africano. O ciclone Kenneth trará chuvas e ventos fortes e ondas de vários metros para o país – que ainda está se recuperando dos efeitos devastadores do ciclone Idai, que atingiu o sudeste da África no mês passado.

“Deve chegar amanhã à tarde em Cabo Delgado, na costa nordeste de Moçambique, e será um ciclone com ventos que podem chegar a 140km/h”, afirmou Jan Vermeulen, do Serviço Meteorológico Sul-Africano, à agência de notícias Reuters nesta quarta (24).

Partes da Tanzânia também podem ser atingidas pelo ciclone, de acordo com um centro de monitoramento de ciclones na ilha francesa de Réunion, no oceano Índico.

“O sistema (meteorológico) irá gerar uma onda de tempestades ao chegar à costa de Moçambique que pode atingir entre 2 e 4 metros em algumas áreas. Além disso, deve haver o rompimento de ondas e fortes chuvas, o que pode causar inundações em Moçambique”, diz o relatório do centro em Réunion, segundo a Reuters.

Alerta

voluntários da Cruz Vermelha estão alertando os moradores de comunidades localizadas no norte de Moçambique, onde são esperadas as piores inundações e deslizamentos de terra, incluídos nos distritos de Nacala-Porto e Nacala-A-Velha.

Além disso, estão de prontidão nos três países equipes humanitárias para reduzir os danos e as consequências deste novo fenômeno meteorológico que ameaça o sudeste africano.

O Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA, na sigla em inglês) indicou nesta quarta (24) que os três países tomaram medidas de precaução e alertaram a população diante das “fortes chuvas e ventos” que são esperados como consequência de Kenneth.

*Com informações das agências


Leia mais

Aproveite as promoções especiais na Loja da Comunhão!