22.1 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril 2024

Pais alertam: cuidado com as brincadeiras perigosas

Contra-a-brincadeira-Rasteira
Alunos do Colégio Adventista de Vitória alertaram sobre o perigo das brincadeiras perigosas. Foto: Comunicação Adventista

Colégios cristãos do país gravaram vídeos alertando para as brincadeiras perigosas. “Infelizmente crianças e adolescentes são instigados à trolagem e brincadeiras de mau gosto na internet”, declara pedagoga Ana Paula Hashimoto

As brincadeiras perigosas! Essa semana a mídia divulgou o caso da estudante Emanuela Medeiros, 16 anos, que morreu após participar de uma brincadeira conhecida como roleta-russa humana. O fato foi o ano passado, Mossoró, Rio Grande do Norte. Porém, em entrevista ao G1 os pais da menina fizeram um alerta para os adolescentes.

“Pedimos aos adolescentes que não participem dessa brincadeira, não brinquem disso. Isso pode matar”, alertaram Manoel da Costa e Maria Rita. Eles também alertaram para que os estudantes não copiem tendências perigosas.

A menina faleceu após ter sofrido traumatismo craniano. Ela bateu a cabeça no chão ao dar uma cambalhota sob assistência de outras duas participantes da roleta-russa humana.

Brincadeiras perigosas

Há cerca de duas semanas outra brincadeira perigosa que viralizou na internet foi o desafio da rasteira. E se tornou popular entre os estudantes. Porém, quase levou a morte da mãe do adolescente que criou a brincadeira.

- Continua após a publicidade -

A Sociedade Brasileira de Neurocirurgia chegou a emitir um comunicado de utilidade pública, informando as lesões irreversíveis que poderiam acontecer.

O Colégio Batista  de Brasília (DF) gravou um vídeo com três estudantes mostrando os perigos do “desafio da rasteira”, também chamado de “quebra-crânio”. “Nós nos importamos com o nosso colega. Aqui não rola”, diz um dos estudantes.

“Quando a ‘brincadeira’ viralizou, recebemos mensagens de diversos pais preocupados. Resolvemos conversar com os estudantes e eles deram a ideia de fazer o vídeo. Falamos sobre respeitar e cuidar dos colegas. Ainda bem que ações positivas também influenciam e dão resultado“, comemorou Ludmila Santos, diretora de comunicação da escola.

Alerta dos alunos do Colégio Batista de Brasília

Prevenção

Segundo a pedagoga cristã, Ana Paula Hashimoto, a internet está prejudicando a saúde emocional, mental e intelectual das crianças e adolescentes. “Elas são instigadas a trolagem e brincadeiras de mau gosto. Enquanto educadores, nosso papel é fazer alerta para que pais professores e pais se conscientizem do problema e minimizem os terríveis danos causados por conta disso”, explicou.

A psicopedagoga Maria Tereza Samora acrescenta. “Esses jovens praticam ações que visam descobrir o limite do seu próprio corpo, ter sensação de euforia ou sensação de relaxamento. Tudo por motivações de busca em pertencer em determinado grupo. Quem pratica não tem noção do real perigo que corre. Infelizmente muitos casos terminam em morte ou sequelas graves”, destaca.

Para ela, é fundamental que as escolas abordem esse tema, mostrando que quem ganha o desafio é quem fica de fora. “Ganha o desafio quem tiver a coragem de dizer não. Essa é a mensagem”, explica.

Dicas para os pais

DIÁLOGO – ficar atento e procurar saber o que acontece na vida da criança/adolescente. Ao perceber qualquer mudança procure um profissional da saúde.

ORIENTAÇÃO –  orientar e alertar sobre os perigos dessas brincadeiras, conscientizar do real perigo da prática, desde sequelas até morte.

CONFIANÇA –  construa um espaço de confiança. Se a criança souber de alguém praticando, oriente-o a procurar ajuda.

VIGILÂNCIA –  o monitoramento do conteúdo acessado na internet é importante para prevenir.

ENCORAJAMENTO – Encoraje-os a buscar alternativas saudáveis e a fazer as escolhas certas, sem medo dos julgamentos dos colegas.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -