24.9 C
Vitória
terça-feira, 21 setembro 2021

Como os líderes podem ajudar a membrezia no exercício da fé

Pastores, líderes e congregados são chamados para serem um canal pelo qual a bondade de Deus chega às pessoas

Por Priscilla Cerqueira

Para ajudar as igrejas no serviço à membrezia nesse tempo de pandemia, a Missão Aliança, que é interdenominacional com sede na Noruega e a Tearfund Brasil, publicaram dicas de como os líderes podem ajudar as comunidades no exercício da fé, do amor e da generosidade. Atributos fundamentais de um cristão e da igreja.

Segundo Bebeto Araújo, diretor da Missão Aliança, todo cristão é chamado a ser um canal pelo qual a bondade de Deus chega às pessoas. São diversas maneiras de a igreja exercer o serviço, de um jeito seguro e responsável. Segue algumas sugestões práticas!

Em momentos como este, os líderes precisam oferecer uma teologia que leve a falar e agir com amor.

“A Bíblia não dá margem para criarmos uma relação direta entre o pecado de alguém e desastres que acontecem no mundo, incluindo a Covid-19, portanto não podemos culpar nem estigmatizar aqueles que contraem o vírus”, diz o site Missão Aliança.

Exercer a empatia

“Visite” as pessoas e ofereça uma oração e uma palavra bíblica de encorajamento através de um telefonema ou outros meios disponíveis. E ofereça apoio prático às pessoas que formam os grupos de risco e que não devem sair de casa em hipótese alguma. Se você não é deste grupo e não apresenta sintomas, pode se oferecer para ir, por exemplo, ao supermercado, à farmácia, à padaria.

Promover saúde e segurança alimentar

Mobilize pessoas para montar kits com materiais de higiene pessoal e limpeza doméstica para distribuir nas comunidades mais pobres que não dispõem dos recursos para as ações básicas de prevenção.

As escolas fecharam. A merenda escolar é uma refeição importantíssima para muitas crianças em comunidades e bairros pobres da periferia. Mobilize as pessoas da sua igreja para garantir a segurança alimentar e nutricional de crianças que passarão fome enquanto as aulas estiverem suspensas.

Transmitir mensagens claras e corretas

As igrejas e, particularmente, seus líderes, têm a oportunidade de comunicar e influenciar a comunidade. É muito importante fornecer mensagens claras e simples a respeito da COVID-19. Para acessar a Cartilha do Ministério da Saúde sobre a COVID-19 clique aqui.

Cuidar da congregação

Os membros da igreja podem estar isolados, preocupados e assustados. Estão privados de um dos aspectos centrais da vida na igreja, que é reunir-se para comunhão, oração, culto e a Ceia do Senhor.

Portanto, é crucial encontrar maneiras de manter os membros conectados e de darem apoio espiritual uns aos outros. Ajude as famílias a cultivarem sua própria vida espiritual pela oração e leitura da Bíblia.

Cuidar da comunidade, especialmente dos mais vulneráveis

A Igreja não existe para si mesma, mas para amar a Deus e amar ao próximo. Os cristãos devem seguir o exemplo de Jesus falando e vivendo com esperança, amor e cuidado com o próximo, que são alternativas ao desespero, ao medo e a interesses egoístas.

Com informações de Missão Aliança

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se