24.7 C
Vitória
sexta-feira, 30 outubro 2020

Ainda não há vacina para covid-19 e não sabemos se a teremos em 6 meses, diz Opas

Leia também

TCU investiga Bolsonaro e Flávio Bolsonaro

O senador Flávio Bolsonaro para debater supostas "irregularidades das informações constantes de Relatórios de Investigação Fiscal"

Guedes diz esperar que SP pague pela vacina

O presidente Jair Bolsonaro e Doria divergem publicamente sobre a obrigatoriedade da vacinação contra a covid-19

Bolsonaro reforça que não quer privatizar o SUS

Presidente destacou ainda que não pode remanejar recursos do Legislativo para a Saúde e que não era um "ditador"

Questionado sobre a vacina desenvolvida pela AstraZeneca, Barbosa lembrou que ela está na fase 3 de ensaios clínicos

Por Gabriel Bueno da Costa (AE)

Diretor assistente da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Jarbas Barbosa lembrou que não há ainda vacina disponível para a covid-19, acrescentando que “não é possível dizer com segurança total se teremos uma vacina em seis meses”. Nesse quadro, ele ressaltou a importância de se manter as medidas adotadas para conter a transmissão da doença.

“Mesmo as vacinas que estão em processos de ensaios clínicos adiantados, estes podem detectar que ela não é eficaz, ou não é eficaz para determinados grupos”, apontou Barbosa, durante entrevista coletiva virtual. Questionado sobre a vacina desenvolvida pela AstraZeneca, ele lembrou que ela está na fase 3 de ensaios clínicos, a última, como outras sete. Ao mesmo tempo, apontou que pode ainda haver problemas nessa etapa, por isso a falta de garantias.

Barbosa explicou também que, para uma vacina ser comercializada, ela precisa estar registrada na autoridade regulatória de determinado país. “Uma vacina desenvolvida nos Estados Unidos pede o registro à autoridade regulatória dos EUA e depois pode acessar esse mercado”, detalhou. Para acessar outros países, é preciso fazer pedidos para as autoridades regulatórias de cada um deles, acrescentou. Além disso, as vacinas podem se submeter a avaliações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para serem comercializadas por meio do Fundo Rotativo da Opas, que pretende facilitar seu acesso e a distribuição, complementou.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Guedes diz esperar que SP pague pela vacina

O presidente Jair Bolsonaro e Doria divergem publicamente sobre a obrigatoriedade da vacinação contra a covid-19

Caiado: governadores terão reunião sobre vacina

O encontro contará com a presença dos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP)

Covid-19 pode ser transmitida entre homens e animais?

Pesquisa da Universidade Federal do Paraná investiga se o vírus pode ser transmitido entre homens e animais de estimação. É o primeiro estudo do tipo em um país tropical. Saiba mais!

Vacina de Oxford produz em idosos resposta imunológica contra covid-19

A vacina de Oxford/AstraZeneca é uma das que estão com os testes mais avançados. Ela está na fase 3 dos ensaios clínicos

Covid-19: Anticorpos duram sete meses no organismo

Estudo com 6 mil pessoas mostrou que os infectados pela covid-19 geram uma reação imunológica adequada. Saiba mais!

Consórcio para comprar vacina esbarra em problema político, dizem especialistas

A vacina produzida pela Sinovac BioTech com o Instituto Butantan deve estar disponível, provavelmente, em janeiro, disse Vecina

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Semana dos manuscritos do Mar Morto; Saiba mais!

Arqueólogos e especialistas vão apresentar um dos mais impactantes achados da humanidade, na semana dos manuscritos do Mar Morto. Evento, que começa nesta segunda,19, é gratuito!

Live Solidária “Um Com Eles” em Libras

A live solidária, realizada pela Portas Abertas, será transmitida pelo Facebook, e estará acessível a todos que entendem a língua brasileira de sinais. Saiba mais!

Desafio Superação em corrida virtual; É neste domingo, 18

Em alusão ao Outubro Rosa, o Desafio Superação vai mobilizar mulheres cristãs de todo o Brasil em prol da saúde. Saiba mais!

Vovô Raul Gil recebe artistas gospel em live; Saiba mais

A live gospel do Vovô Raul Gil será no dia 21 de outubro e vai reunir personalidades e artistas evangélicos. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Nova fase da Academia da Bíblia SBB

Com novos cursos, o projeto de capacitação bíblica da SBB deseja auxiliar o cristão no estudo aprofundado da Palavra de Deus. Saiba mais!

Quando Deus é a fonte do equilíbrio em campo e da força emocional

Sucesso na Liga dos Campeões da Europa, o goleiro Keylor Navas, 33 anos, dirige estudos bíblicos com um grupo de 10 pessoas em Paris.

Clovis Pinho, o que vem por aí?

Novo single de Clovis Pinho deve chegar ao mercado em novembro. Saiba mais!

“Sentido” é o novo álbum musical de Leonardo Gonçalves

Gravado em Praga, na República Tcheca, álbum conta as canções que marcaram os mais de 20 anos de carreira de Leonardo Gonçalves