29.7 C
Vitória
quinta-feira, 25 fevereiro 2021

Agressores de igreja vão a julgamento no Sudão

Pela primeira vez na história do Sudão, indivíduos estão sendo julgados por atacar uma igreja

Na semana passada, nove réus compareceram ao Tribunal Criminal de Dar-Alsalam, no Sudão, por seu suposto envolvimento em uma série de ataques incendiários contra um prédio de igreja pertencente à Igreja de Cristo sudanesa em Jabarona, uma grande favela nos arredores de Cartum.

Um total de quatorze pessoas são acusadas de envolvimento nos ataques, mas um está sendo julgado em um tribunal separado para menores de idade, enquanto outros quatro suspeitos ainda não foram identificados.

Eles são acusados de tentar incendiar as igrejas por 5 vezes em meses alternados. Após o ataque mais recente, em agosto deste ano, enviaram uma carta à autarquia de Ombada, exigindo a limpeza da praça onde se encontra a igreja. Se isso não fosse feito em três meses, disseram os redatores, eles entrariam em ação.

Investigações

Em março, uma comissão foi nomeada pelo Ministro de Assuntos Religiosos, Nasr al-Din Mufreh, para investigar os ataques. O governo interino do Sudão, instituído após a destituição do ex-presidente Omar al-Bashir em abril de 2019, mostrou a intenção de abordar as violações da liberdade religiosa do regime anterior. Em setembro deste ano, anunciou que planejava remover o islamismo como religião oficial.

Em novembro, um tribunal sudanês absolveu oito líderes religiosos de acusações de ocupação ilegal dos prédios de suas igrejas.

Apoio a cristãos perseguidos

A Portas Abertas, que vem acompanhando as investigações e apoiando os cristãos no Sudão, reconhece esses fatos como positivos para a comunidade cristã no país, mas ainda se preocupa com a anistia geral que o governo de transição estendeu a todos os que estiveram envolvidos em ataques anteriores, incluindo nas montanhas Nuba, no sul do Sudão, onde vivem muitos cristãos.

Anos de combates nos estados do Kordofan do Sul e do Nilo Azul mataram e deslocaram centenas de milhares de civis e destruíram as suas propriedades. Um relatório do Portas Abertas mostra que os cristãos sudaneses estavam enfrentando uma “limpeza étnica”.

O Sudão é o 7º país da Lista Mundial da Perseguição 2020, que classifica os 50 países que mais perseguem cristãos no mundo.

*Com informações de Portas Abertas

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Irmão Lázaro está internado em estado grave com covid-19

Vereador de Salvador (BA), Irmão Lázaro foi deputado federal pela Bahia, por 4 anos e tem 36 anos de carreira na música gospel. Saiba mais!

Guardado em silêncio: o papel dos cristãos no holocausto

Espetáculo, que aborda papel dos cristãos no holocausto será apresentado 14 vezes, entre março e abril, no formato de teatro online interativo

Deive Leonardo grava primeira série do ano em Florianópolis

Com o tema "Alvorecer", a primeira série gravada de Deive Leonardo promete levar a esperança de um recomeço e de um novo dia. Evento acontece no próximo sábado, 27. Saiba mais!

Itália: Deslizamento em cemitério lança 200 caixões ao mar

Causa do acidente está relacionada à erosão da falésia, que acabou sendo intensificada pelas tempestades que atingem a Itália. Saiba mais!

Igreja de Volta Redonda (RJ) é interditada pela justiça

Igreja Assembleia de Deus, do bairro Laranjal, teve multa de R$ 50 mil fixada. Decisão foi tomada após solicitação do Ministério Público. Saiba mais!

Luiz Sayão, vítima de intolerância: “nunca imaginei”

A Wikipédia censurou o diretor da Faculdade Batista de São Paulo, o pastor e hebraísta Luiz Sayão, supostamente por não evidenciar “notoriedade” e “relevância”. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Voluntariado no exterior para jovens universitários; Saiba mais!

Organização IYF abre inscrições de voluntariado no exterior para jovens universitários A Organização International Youth Fellowship- IYF(comunhão internacional de jovens), é uma organização com base...

Franklin Graham no Brasil para o “Esperança Rio 2021”

Lançamento do "Esperança Rio 2021" será em Maio e em dezembro a ação evangelística, que terá participação do evangelista Franklin Graham. Saiba mais!

Deive Leonardo ministra em São Paulo fim de semana

O evangelista Deive Leonardo retorna com suas apresentações na capital Paulista nesta sexta-feira, 19 e neste sábado, em Barueri (SP). Saiba mais!

Começou a 23ª edição da Consciência Cristã; Saiba mais!

Consciência Cristã inicia hoje e reúne evangélicos para debater educação, fé, ciência e justiça social. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Deive Leonardo grava primeira série do ano em Florianópolis

Com o tema "Alvorecer", a primeira série gravada de Deive Leonardo promete levar a esperança de um recomeço e de um novo dia. Evento acontece no próximo sábado, 27. Saiba mais!

Cantora Amanda Wanessa sai da UTI

Pelas redes sociais, o marido da cantora, Dobson Santos contou que Amanda Wanessa foi transferida para o quarto: “o milagre está cada vez mais perto”, declarou. Saiba mais!

Deive Leonardo vai se apresentar em Brasília e Goiânia

O evangelista se apresenta na próxima terça-feira, 16, em Brasília e em Goiânia, prometendo trazer importantes reflexões para o público. Saiba mais!

André Valadão: Humor para explicar temas polêmicos da Bíblia

Conhecido por sua forma extrovertida de ministrar, o cantor e pastor André Valadão tem usado sua conta no instagram para tirar dúvidas de internautas sobre temas polêmicos