18.8 C
Vitória

Afeganistão comemora 100 anos de emancipação

Leia também

Mercado de capitais melhora em julho; captações somam R$ 34 bilhões

O mercado exibiu no mês passado R$ 30,8 bilhões em captações, a queda foi de 49,2%.

Transporte interestadual abre guerra judicial entre governo e empresas

O governo já venceu em 18 ações e foi derrotado em apenas uma. Outras três seguem em tramitação

São Paulo registra 628.415 casos confirmados pela covid-19

Houve um aumento de 5% no número de óbitos na última semana em relação ao período anterior

O Afeganistão ocupa o segundo lugar na Lista Mundial da Perseguição 2019. É um país completamente hostil ao evangelho

Em agosto de 1919, o Afeganistão conquistava independência do Reino Unido, depois da Terceira Guerra Anglo-Afegã e com a assinatura do Tratado de Rawalpindi. A atual República Islâmica do Afeganistão é um estado sem litoral, localizado em um ponto estratégico na Ásia Central. O país faz fronteira com Irã, Turcomenistão, Uzbequistão, Tajiquistão e China.

Em 1979, o exército soviético invadiu e implantou o governo comunista no país. Por causa disso, estima-se que mais de um milhão de pessoas morreram na guerra subsequente. As últimas tropas soviéticas partiram dez anos depois, e o movimento dos jihadistas, apoiado pelos EUA e pelo Paquistão para derrubar Mohammad Najibullah, o governante afegão colocado pelos soviéticos, desencadeou outra devastadora guerra civil.

Já em 1996, o Talibã assumiu o controle da capital Cabul e impôs a sharia – conjunto de leis islâmicas. Situação que perdurou até 2001, quando o grupo foi expulso do poder com a invasão militar liderada pelos EUA, após o atentado de 11 de setembro. A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) assumiu a responsabilidade pela manutenção da segurança no país em 2002.

Apesar no novo cenário, o Afeganistão não é um país aberto ao cristianismo. Oficialmente, não há cristãos no país de maioria muçulmana, além de militares internacionais, diplomatas e trabalhadores de ONGs. Os cristãos nativos, em especial ex-muçulmanos, escondem-se ao máximo.

O ministério Portas Abertas registra a presença de seguidores de Cristo isolados e pequenos grupos de cristãos, mas nenhuma igreja organizada, estrangeira ou de nativos existe.

Cristãos estrangeiros continuam sendo alvos de militantes islâmicos, mesmo que eles não testemunhem explicitamente a fé cristã, mas sejam empregados por instituições de caridade motivadas pela fé cristã.

Essa mentalidade torna mais fácil para qualquer tipo de insurgente mobilizar a população e se opor a “ocupantes estrangeiros”, que são rotulados como infiéis. Neste dia, lembre-se em oração do Afeganistão e dos irmãos perseguidos no país.

Veja “Os direitos da Igreja Perseguida”


Leia mais

Mesmo sem igrejas no Afeganistão, cristianismo não acabou
Médico Cristão é morto pelo Talibã no Afeganistão

- Continua após a publicidade -

Comunhão Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Canta Recife Experience com Rodolfo Abrantes e esposa

O Canta Recife Experience é o primeiro evento drive-in cristão do Nordeste. Saiba mais!

Semana de lives da Consciência Cristã 2021; Confira as datas!

O tema das lives, que acontece de hoje, 3, até sábado, 8, é "Feitos à imagem de Deus", que será a abordagem do Consciência Cristã 2021

Helena Tannure e Alda Célia no Congresso Vitoriosas

É a terceira edição do evento, que é voltado para mulheres. O tema do Congresso Vitoriosas 2020 será Transformadas. Saiba mais! 

Lagoinha abre curso Linhas de ensino; Saiba mais!

As aulas das turmas do primeiro módulo do Curso Linha de ensino se iniciam a partir de 17 de agosto. Saiba mais!

Plugue-se

‘Fala, Pai’: podcast especial para homens

O "Fala, pai" apresenta  31 reflexões, com cerca de três minutos voltadas para os homens. Saiba mais!

Dia dos Pais: aqueça os corações com um bom filme

O Dia dos Pais é celebrado neste domingo, 9, mas que tal aproveitar o fim de semana para aquecer o coração com um filme especial?

“Confiar” é o terceiro single de Larissa e Isabela pela Sony

Larissa e Isabela são vencedoras do Festival de Música Gospel Eagle, edição ES, que aconteceu em setembro do ano passado

Como o estudo da Bíblia pode transformar uma pessoa

No Rio Grande do Sul, uma mulher passou a estudar a Bíblia sozinha. Hábito  alcançou toda a família e foi todo mundo transformado a partir do estudo da Bíblia